Daniel Silveira busca auxílio médico e Moraes manda prendê-lo

Silveira teve crise renal e demorou demais no hospital

Cézar Feitoza
Folha

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira (24) em Petrópolis (RJ) o ex-deputado federal Daniel Silveira, por descumprimento de medidas cautelares para sua liberdade condicional.

A prisão ocorreu por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Silveira será levado para Bangu 8, no Rio de Janeiro. O ex-deputado estava em liberdade desde sexta-feira (20).

FORA DE HORA – Na decisão, Moraes diz que no sábado (21) —primeiro dia de liberdade— Silveira desrespeitou as condições impostas em sua condicional e só chegou em casa às 2h10 da madrugada de domingo (22).

A defesa de Silveira justificou, em petição enviada ao Supremo, que o ex-deputado sentiu “fortes dores lombares” na noite de sábado e foi levado “com urgência ao hospital na cidade de Petrópolis (RJ), para exames médicos e medicação apropriada”.

Os advogados anexaram o prontuário médico de Silveira, que mostram que ele foi à “unidade [hospitalar] por conta de dor lombar com irradiação para flanco e refere histórico de insuficiência renal”.

DEMOROU DEMAIS – Alexandre de Moraes, porém, aponta incompatibilidade de horários. Silveira deixou o hospital à 0h34 de domingo e só chegou em casa 2h10.

“Patente a tentativa de justificar o injustificável, ou seja, o flagrante desrespeito as condições judiciais impostas. Não houve autorização judicial para o comparecimento ao hospital, sem qualquer demonstração de urgência”, diz Moraes.

O ministro ainda disse que Silveira “demonstrou, novamente, seu total desrespeito ao Poder Judiciário e à legislação brasileira, como fez por, ao menos, 227 vezes em que violou e descumpriu as medidas cautelares diversas da prisão durante toda a instrução processual penal”.

EXIGÊNCIAS -O ex-deputado tinha saído da prisão na última sexta-feira (20), após ter cumprido um terço da pena de 8 anos e 9 meses de prisão com “excelente conduta carcerária”.

O ministro impôs, porém, uma série de medidas cautelares. Ele precisava usar tornozeleira eletrônica, estava proibido de deixar o Rio de Janeiro e teria que ficar em casa das 22h às 6h, e nos fins de semana e feriados. Seguia proibido de usar redes sociais, de dar entrevistas e de frequentar clubes de tiro, bares, boates e casas de jogos. E não poderia frequentar cerimônias militares nem manter contato com investigados sobre a trama golpista.

Daniel Silveira teria de comprovar, em até 15 dias, qual será seu novo trabalho. Ele deveria se apresentar semanalmente ao juízo de execuções penais, para comprovar o “efetivo exercício de atividade laborativa lícita”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Se Moraes tivesse lido Charles Dickens e conhecesse seu famoso “Conto de Natal”, jamais mandaria prender Silveira nessas condições. Poderia ter considerado que o réu, inseguro, simplesmente ficara mais um tempo na sala de espera do hospital aguardando para conferir se não teria uma recaída. Quem sofre de problemas renais sabe o que isso significa. Moraes parece ser o personagem Scrooge, que só sabe conviver com o mal. Exigir autorização judicial para um réu doente buscar auxílio médico de madrugada, às vésperas de Natal, é o fim da picada. Que Deus tenha piedade de sua alma. (C.N.)

10 thoughts on “Daniel Silveira busca auxílio médico e Moraes manda prendê-lo

  1. Pois é , esse sujeito e meliante o ex-deputado federal Daniel Silveira , usou e abusou da falácia e famigerada ” liberdade de expressão ” , e agora esta pagando por usa-la a seu bel prazer .

  2. O maior problema deste governo não é Lula, nem os que com ele ‘governam’ o país, mas o famigerado Alex: ele é “o guarda da esquina”, da máxima atribuída a Pedro Aleixo.

    Contestualizem.

  3. Quando lia sobre lamaísmo e budismo, uma das palestras me impressionou, falando sobre soberba, orgulho e vaidade dos poderosos. – “O príncipe de hoje pode ser o mendigo de amanhã.” Era uma referencia à reencarnação.
    O atual zelo demonstrado pela lei se iguala ao zelo do Torquemada ao queimar os hereges na fogueira santa.
    Quem atravessa o caminho de Alexandre, vira Nó Górdio.

  4. Sr. Newton

    Parece que o Lex Luthor não assistiu o discurso super alcoólico do lula ladrão na véspera de Natal.

    Veja o que disse o padrão.

    ” a compaixão, a fraternidade, o respeito e amor ao próximo.
    Meu desejo é que esses ensinamentos estejam presentes não apenas no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas. ”

    Acho que o Lex Luthor, cabeça de azeitona não é religioso.

    Não vai ter picanha.

    Ho ! Ho ! Ho

    Aquele abraço.

    🎅🎅🎅🎅

  5. Psicopatia é um transtorno de personalidade que se caracteriza por um padrão de desrespeito aos direitos dos outros, iniciado na infância ou adolescência e que se mantém na idade adulta.

    Estamos numa gravíssima situação nacional. Em tempo de Natal, de modo desumano, uma atitude cruel tomada por um membro do STF,
    instituição cuja avaliação positiva despenou de 31% para 12% em 2 anos, segundo pesquisa divulgada pelo PoderData.

    Tornar como de cabeceira o livro Ponerologia: Psicopatas no Poder, passa a ser importante e indispensável.
    Nele, Andrzej Lobaczewski aborda a relação entre psicopatia e o mal na sociedade e nas instituições políticas. Argumenta que o mal não é causado apenas por indivíduos com características patológicas, mas também por sistemas de valores distorcidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *