Se Lula não mudar, 2025 será um ano difícil em seu plano eleitoral

Sorriso Pensante-Ivan Cabral - charges e cartuns: Charge do dia: De olho  nas pesquisas

Sorriso Pensante (Ivan Cabral)

Dora Kramer
Folha

Duas pesquisas divulgadas nos últimos dias, Datafolha e Ipec, trouxeram para o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) a péssima notícia de que há um empate entre as avaliações positiva e negativa do governo: 35% a 34% em uma, 34% a 34% na outra. Isso significa a metade do índice de 70% de popularidade medido em meados do segundo mandato, há 16 anos.

Para piorar, os índices são semelhantes aos marcados para Jair Bolsonaro (PL) na altura do mesmo período, em plena pandemia cheia de desacertos.

NÃO DEU CERTO – Eleito por um triz devido à rejeição ao oponente, o petista dedicou-se por longo tempo só a pontuar os defeitos do antecessor. Investiu forte no contraponto e não deu certo.

Embora a alegação sobre herança maldita tivesse reflexo na realidade da tentativa de desmonte institucional —ao contrário da aplicação do conceito em 2003—, o discurso foi insuficiente.

A evidência está nos índices de popularidade: o governo Lula 3 não caiu no gosto dos brasileiros que esperavam mais e melhor. Portanto é imprescindível a mudança de rumos.

MAIS REFORMA – Fala-se na iminência de reforma ministerial. Lula não desmente, mas há dúvidas sobre a eficácia de alterações que não atinjam o cerne da questão: o governo não está agradando, abafando. Se quiser agradar, precisará renovar o contrato eleitoral.

O embate ideológico não é prioridade da maioria mais atenta aos percalços do cotidiano. Enquanto o presidente desanca Bolsonaro e vitupera o “mercado”, as pessoas estão ligadas na convivência com os preços nas idas aos supermercados.

Para ir à reeleição ou tentar eleger um sucessor, Lula precisará de muito mais que avaliação positiva de 35% num cenário de nuvens pesadas para 2025.

E O CONGRESSO? – Popularidade baixa significa Congresso à vontade para hostilizar e partidos refratários a acordos confiáveis.

Há dois anos pela frente. O que não se viu ainda é disposição para reconhecer as mudanças das circunstâncias advindas da passagem do tempo num Brasil muito diferente daquele em que os modos populistas de Lula já não fazem o mesmo sucesso de 20 anos atrás.

9 thoughts on “Se Lula não mudar, 2025 será um ano difícil em seu plano eleitoral

  1. Passou pano.
    Até panelaço já está acontecendo.
    O termômetro é o preço nos supermercados.
    O resto é Papo de Coveiro.
    E a mídia amoedada vai de artigos insossos e palatáveis.
    Ganham pra isso.
    Quando falo em doença infantil do comunismo.
    E no Claudio Humberto…

    Doença infantil

    O ódio da esquerda por Elon Musk, incluindo Lula (PT), faz lembrar frase que, se não disse, Margaret Thatcher adoraria ter dito: “esquerdista é um fracassado que acha que pessoas de sucesso lhe devem alguma coisa”.

    Meu sorriso de escárnio, Hehehhehehhehehhehe

    • Está aumentando o número de esculhambáveis pela esquerda, Millei em Angra, Trump e Musk deslanchando, Bolsonaro sendo descadeirado…
      Mas tem o contraponto, Loola, Xandão, Barroso, os mentores do Tribunal do Santo Ofício sendo mais enfeitados que mula de cigano e obsequiados pelos ex aloprados et caterva agora redimidos.

  2. Sr. Newton

    Está Tio Google está de saco cheio do Ladrão e arrebentou mais uma vez com o real sem dó nem piedade….

    “..AGU pede informações ao BC sobre cotação ‘inconsistente’ do dólar no Google”…

  3. Sr. Newton

    O Ladrão e sua Baranga (jumenta de duas patas)., adoram apreciar bons cortes de carnes nobres, por isso essa carga tributária no lombo doa população brasileira.

    Como o Ladrão diz sempre. ‘Vamos cuidar dos pobres”…

    “…Brasil tem maior carga tributária da América Latina; “…

  4. Queda de Janja em pesquisas pode atingir Lula, avaliam lideranças do PT
    Problema hoje se restringiria à primeira-dama, mas cenário pode mudar, avaliam integrantes do partido

    HA!HA!HA!HA!Ha!HA

    O desgoverno de corruptos está derretendo….

    Dona Dora, acabou, a picanha já era,, é melhor a Senhora jogar a toalha e começar a ouvir o povão novamente..

    Vocês da Mídia Nefasta Corrupta e Maldita cortaram o contato com o pobre, favelado., você vivem nessa bolha dos Sitios Cinematográficos e Aparts-Mansões, escrevendo artigos, fazendo lives com os coleguinhas e esqueceram do principal………

    Acorda em quanto é tempo….

  5. Campanha eleitoral permanente

    Lula ainda se sustenta no poder com a campanha eleitoral permanente que faz distribuindo dinheiro público a título de bolsa família e de outros programas sociais, ou seja, eleitorais.

    Para a massa, bolsa família e Lula são sinônimos.

    Acorda, Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *