Sob pressão de Musk, EUA fecham agência de combate à desinformação

Elon Musk: conheça o dono da Tesla, da SpaceX e do X (Twitter)

Antes de assumir, Musk consegue importante vitória

Deu no Poder360

O Departamento de Relações Exteriores dos EUA anunciou o fechamento de seu escritório especializado em combater a desinformação no exterior, chamado Centro de Engajamento Global. O Congresso decidiu não renovar o orçamento do órgão, de US$ 61 milhões.

O escritório foi inaugurado em 2016 por Barack Obama, então presidente dos EUA. O fechamento do órgão deixa o Departamento de Estado sem um escritório dedicado a rastrear e combater desinformação. A atuação do órgão era criticada por republicanos e pelo bilionário Elon Musk, um dos conselheiros do presidente eleito Donald Trump.

ÓRGÃO DE CENSURA – Musk disse em 2023 que o centro era o “pior infrator na censura do governo dos EUA” e chamou o órgão de “ameaça à democracia”. O centro se defendeu e disse que seu trabalho era “crucial”.

James Rubin, enviado especial e coordenador do centro, anunciou em junho a criação de um grupo multinacional em Varsóvia (Polônia) para combater a desinformação russa sobre a guerra na Ucrânia.

O Departamento de Estado disse que a iniciativa reuniria governos parceiros para coordenar mensagens e promover reportagens precisas sobre a guerra. Em um relatório no ano passado, o centro declarou que a China gastava bilhões de dólares para espalhar desinformação.

VITÓRIA DE TRUMP – Como membro da equipe governamental de Trump, o empresário Elon Musk se opôs ao projeto de lei orçamentária original que teria mantido o financiamento do centro.

A extinção do órgão é sua primeira grande vitória, antes mesmo de o governo Trump assumir. Ele foi escolhido pelo novo presidente para chefiar o Doge (Departamento de Eficiência Governamental) em seu governo.

Ele será encarregado de reduzir os gastos do governo e a burocracia estatal. 

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Está faltando um Elon Musk no Brasil, para modernizar a administração pública. Aqui existem milhares de Conselhos, dos mais diversos tipos, com cargos remunerados, veículos, motoristas, assessores etc. e tal. É preciso acabar com essa sem-vergonhice. Mas quem se interessa? (C.N.) 

10 thoughts on “Sob pressão de Musk, EUA fecham agência de combate à desinformação

  1. Trump tenta se livrar da concorrência de Musk, mantendo-o por perto.

    Depois de dar muita corda a Musk e este começar a voar alto, Trump tenta agora cortar as asas do ‘parceiro’, temendo-o como futuro concorrente à presidência dos EUA.

    Um pouco tarde. Trump já teria ‘dançado’ nessa caríssima ($$$) parceria com o poderoso Musk, que pegou tração política.

  2. CN, bom dia, assunto a parte quem ganhou ou ganhara o Piada do Ano de 2024 ? O evento ainda e no Paz e Amor de Ipanema? Voto sempre no Lula, pois ele e o piadista maior do pais,, abs

  3. KKKKK!!! Musk o bilionário ídolo dos pobres tupiniquins, não esperou a posse do sócio, já diz para que veio, fechou um Centro de Combate à Desinformação, viu Alexandre, não se atreva…Comento? Melhor não, vamos sair deste e entrar no próximo na paz da santa ignorância!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *