José Carlos Dias aponta as graves falhas dos Três Poderes

Estamos vivendo pandemia e pandemônio', diz ex-ministro José Carlos Dias - 09/12/2020 - Cotidiano - Folha

É o pior Congresso de todos os tempos, afirma Dias

Marcelo Godoy
Estadão

Em setembro de 2017, o Tribunal de Justiça de São Paulo resolveu homenagear o advogado José Carlos Dias. A cerimônia serviu para reconhecer as “relevantes contribuições à cultura jurídica e ao Poder Judiciário, em especial pela defesa dos direitos de presos políticos durante a ditadura e seu trabalho na Comissão Nacional da Verdade”.

Em seu discurso, Dias fez referência aos casos de corrupção de então: “Sinto que é meu dever dizer algumas palavras sobre nosso país, golpeado, esquartejado pela corrupção e pelos desmandos cometidos por agentes públicos dos Três Poderes”.

DISSE O JURISTA – “O que se espera hoje do Judiciário, especialmente do STF? Como conciliar rigor absoluto no combate à corrupção, com absoluta intransigência no respeito ao devido processo legal e às garantias penais esculpidas na nossa Constituição?”, indagou o jurist.

A reflexão do criminalista permanece atual. Assim como outras reunidas no livro “Democracia e liberdade: a trajetória de José Carlos Dias na defesa dos direitos humanos”, de Ricardo Carvalho e Otávio Dias.

O homem que defendera mais de 500 presos políticos e fora um dos idealizadores da Carta ao Brasileiros – lida por Goffredo da Silva Telles Jr. em 1977 na Faculdade de Direito da USP – havia aceitado em 1972 o convite de dom Paulo Evaristo Arns para compor a Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

BUSCA DA JUSTIÇA – Na Comissão Justiça e Paz, em busca da Justiça, José Carlos Dias começava um trabalho que o levaria à Secretaria de Justiça de São Paulo, no governo de Franco Montoro, e ao Ministério da Justiça, na presidência de Fernando Henrique Cardoso.

Dias não se limita no livro a dar seu testemunho em defesa da democracia; ele também adverte sobre fragilidade da democracia.

“Estivemos sob a ameaça de um novo golpe de Estado tramado no próprio Palácio do Planalto. (…) Nossa frágil democracia, embora tenha prevalecido, continua sob ameaça”, assinala.

TRÊS PODERES – “Temos o pior e mais nefasto Congresso até hoje eleito, que parece empenhado em desfazer os avanços alcançados a partir da Constituição Cidadã. Temos um Executivo que, apesar de comprometido com a democracia, a redução das desigualdades sociais e os direitos humanos, admite jogar para baixo do tapete o passado autoritário. E um Judiciário que, embora tenha sustentado um papel fundamental na tutela da democracia, falha em cumprir no varejo suas obrigações para que a lei possa ser aplicada de maneira igualitária e imparcial a todas as pessoas”, adverte o jurista.

E conclui: “A união de todos os democratas (…) é o único caminho para enfrentar o crescente poder da extrema direita no Brasil e no mundo.” Será que vão escutá-lo?

18 thoughts on “José Carlos Dias aponta as graves falhas dos Três Poderes

  1. Uma multilateral combinação, quase transparecendo, conforme:
    “”O roteiro deles está agora escrito, sujeito somente à edição de último minuto e às instruções do palco. O próprio palco, embora ainda na escuridão, está quase pronto. Lá embaixo, no fosso, a orquestra subterrânea já está afinando os instrumentos. O último minuto, partes em andamento estão agora mesmo sendo preenchidas. A maioria dos atores principais, suspeita-se, já assumiu seus papéis. Logo será tempo de virem ao palco, prontos para quando as cortinas forem levantadas. O tempo para a ação terá chegado.” [The Armageddon Script, Peter Lemesurier, pág. 252, publicado em 1981″ https://www.espada.eti.br/n1863.asp

  2. E conclui: “A união de todos os democratas (…) é o único caminho para enfrentar o crescente poder da extrema direita no Brasil e no mundo.” Será que vão escutá-lo?

  3. Quer pena, que não dá para repetir, embora haja tribunários mais tribunários do que os outros, que só publicam posts em duplicatas.
    Assim mesmo, sinceramente agradecido, amigo Carlos, pelo presente desse lúcido, oportuno e didático artigo com o pensamento do gigante José Carlos Dias .
    Uma aragem fresca de inteligência e bom senso no meio de borrascas de retórica radical, agressiva e insana.

  4. Pode ser um excelente advogado mas, é comprometido com a esquerda brasileira. Ou seja, fala bonito mas na prática é igual a aqueles que ele combate.

  5. Eu gostaria de saber, em qual governo do Brasil e do mundo, que não teve corrupção.

    Nesse aspecto, da governança dos Três plenos e podres Poderes, não têm ninguém, que na hora da Partida, seja recebido no Céu pelos anjos da morada celeste.

    José Carlos Dias, advogado criminalista reconhecido, como um humanista em defesa dos perseguidos pela Ditadura Militar de 1964. Todas as loas a ele são merecidas.

    O advogado Sobral Pinto, unanimidade nacional, não cobrava honorários de clientes, que não podiam pagar e até dos que podiam.

    Juscelino Kubitschek, queria nomear Sobral Pinto para o cargo de Ministro do STF e o Senhor Sobral recusou.

    Em idade avançada, em dificuldades para sobreviver, sem Plano Médico, o então Secretário de Justiça e Procurados Geral da Defensoria Pública, Tércio Lins e Silva, nomeou Sobral Pinto, no cargo de Defensor Geral Humanitário. Projeto de Lei aprovado, Sobral foi comunicado da decisão, que lhe daria um salário de ministro. Sobral recusou com veemência, com um simplório argumento: Nunca vou receber salário, sem trabalhar.
    Foram obrigados a aprovarem novo Decreto, desonrando o gigante advogado.

    Quem hoje, teria o caráter e a decência de agir como Sobral?

    • Se junto com Juscelino tivéssemos uma dúzia de Sobral Pinto, hoje o Brasil poderia ser uma nação civilizada, rica e poderosa. talvez a 4ª ou 5ª potência mundial.

  6. E no senado romano, Cícero, até quando Catilina abusará de nossa paciência?
    E na Tribuna da Internet, José Carlos Dias, “Até quando a direita abusará da paciência da esquerda.”
    Eu respondo, a esquerda não é presente dos deuses para a humanidade, se fosse não teriam matado milhões durante sua existência entre os viventes do planeta.
    Qual benefício para a humanidade a carnificina produzida por Mao, Stalin, Pol Pot e Fidel? Produção em larga escala de cadáveres? Como ideologia ela tem que suprimir, matar ou anular qualquer ideia que não seja sua diretriz?
    Senhores, eu sou de direita, será que vocês vão permitir minha existência e ainda vir aqui nesta Tribuna defender meu ponto de vista?
    Sou bem vindo ou minhas atitudes provocam repulsa nos devotos do experimento soviético?
    Não sou chegado à catilinárias, prefiro Descartes.

    • Senhor James, admiro sua perseverança ou fanatismo anticomunista, já que o comunismo foi uma experiência social histórica que não deu certo “pela qualidade pessoal de seus líderes” tudo bem, agora , diga, para informação e orientação deste velho ignorante, onde o senhor localizaria práticas e experiências comunistas ou socialistas no Brasil e por favor, não me venha com Intentona Comunista ou Governo Goulart, amplamente desacreditados pela Historia, nem com o MST, que é grilagem de terras criminoso e muito menos com Lula e seu petismo, que seria ridículo.
      Permitiria-me recomendar-lhe um campo de ação mais fértil para seu entusiasmo direitista, Cuba ou, quem sabe, Coreia do Norte.

      • Não sou fanático por nada nesse mundo.
        O resto é tão somente minha opinião politica. Opinião essa que está se tornando um perigo diante do patrulhamento ideológico.
        Foi o Loola que se vangloriou de ter colocado um comunista no STF.

        • Frequento o blog por diversão e também para expor o farisaísmo da esquerda.
          Vou dar um exemplo, as queimadas estão recrudescendo e o silêncio é o dos catacumbas, quando outrora era mais badalado que sino de catedral. A isso eu chamo de farisaísmo.
          Jesus já advertiu, cuidado com o fermento dos fariseus.
          Raciocínio cartesiano fundamentado nos fatos e na lógica.

          • Me desculpe Sr, James, mas lendo seus posts, fica bastante difícil acreditar em raciocínio cartesiano e muito menos na lógica dos fatos para sustentar suas opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *