Eliane Oliveira
O Globo
Mesmo sem reconhecer Nicolás Maduro como o vencedor das eleições de julho de 2024, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará representado na cerimônia de posse, marcada para o próximo dia 10.
Se houver convite a autoridades estrangeiras, a embaixadora do Brasil em Caracas, Glivânia Oliveira, estará presente no evento, afirma um interlocutor do Itamaraty.
BOAS RELAÇÕES – Segundo explicou um importante integrante do governo brasileiro, a presença da embaixadora do Brasil na posse se justifica pelo fato de as relações com a Venezuela não terem sido rompidas.
A vitória de Maduro, declarada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país caribenho, até o momento não foi comprovada com a apresentação dos boletins de urna. A oposição venezuelana alega que o vencedor foi Edmundo González, que fugiu para a Espanha, para não ser preso.
Hoje, vários países latino-americanos, entre os quais Argentina e Peru, consideram que González venceu a eleição e, por isso, deveria tomar posse.
AINDA AGUARDANDO – Outras nações da região, como Brasil, México e Colômbia, já avisaram que ainda aguardam documentos que comprovem a vitória de Maduro.
Embora Maduro tenha feito críticas agressivas à diplomacia brasileira, o governo Lula optou por não romper as relações e manter Glivânia Oliveira em Caracas.
A ideia é não interromper o diálogo com autoridades venezuelanas, tendo em vista os interesses em um país com mais de 2 mil quilômetros de fronteira com o Brasil.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Um reparo: a Venezuela não é país caribenho, diria o assessor Celso Amorim, que conhece bem o país e já avisou que Lula não poderá ir à posse, por motivos de saúde. Quanto ao reconhecimento da eleição fraudada de Maduro, depois que a ABI e o MST autorizaram, Lula está tranquilo para fazê-lo. (C.N.)
O Ladrão, coitado, não serve mais para nada. Não governa pois a Esbanja é quem manda e tem o pior ministério que um presidente brasileiro já teve. A reforma ministerial, se trocar seis por meia dúzia já vai ser bom. Mas a probabilidade é que a troca seja seis por cinco ou menos. Vamos ter anos difíceis.
Abrólhos!
Após recompor as finanças Argentinas, Millei será substituido por renovados e mafiosos corruptos! Assim agem os arregimentados pela mundana “Mãe da Impunidade”!
https://veja.abril.com.br/economia/argentina-bate-golaco-e-rivaliza-com-brasil-no-mercado-financeiro
A diplomacia, que junto com o café e o Carnaval eram os Handicaps do Brasil, foi contaminada pela disfunção institucional nacional.
Será que a Canja também vai participar de ato democrático relativo
Os gambás se cheiram e o bom cabrito não berra.
Apesar de convidado, Lula não irá (como gostaria) à ‘posse’ do ditador ‘Nicolás Maduro, dia 10, na Venezuela.
Dois seriam os motivos ‘políticos’:
– 1º) O medo que o petista tem de Maduro lhe dar o troco pela reiterada ‘trairagem’ que cometeu com o ‘amigo’ venezuelano;
– 2º) E para não ficar com a imagem externa ainda pior do que o petista já está, em vista a forte rejeição internacional a Maduro.
$talinacio sabe que se abraçar Maduro em público não ganharia pontos, pelo contrário.
Ele deu uma de João Sem Braço, é a especialidade dele.
Um ditador de merda sempre será apoiado por um canalha que espera chegar a mesma condição. Lula é um Demônio que está com a validade vencida,tem que retornar ao Inferno o mais rápido possível para que o Brasil seja salvo.