Dino suspende emendas para ONGs e OASs sem transparência

Dino não aceita resposta da Câmara e dá prazo até as 20h para deputados  explicarem emendas de comissão #charge #cartum #cartoon #humor #política  #humorpolitico #desenho #art #caricatura #caricature #jornal #opovo  #jornalismo #illustration #

Charge do Clayton (O Povo)

Daniel Gullino
O Globo

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão dos repasses de emendas parlamentares para as organizações não governamentais (ONGs) e entidades sem fins lucrativosOASs que, de acordo com a Controladoria-Geral da União (CGU), não apresentam transparência adequada sobre o destino dos recursos nos últimos anos.

Em dezembro, foram empenhados R$ 137 milhões para as 13 ONGs e OASs  afetadas pela decisão. No mesmo período, foram pagos R$ 16,9 milhões para elas.

DEU PRAZO – As entidades que apresentaram informações incompletas têm um prazo de 10 dias para complementar os dados. Caso contrário, também serão alvo da suspensão.

O relatório da CGU analisou 33 entidades, entre 676 organizações sem fins lucrativos beneficiadas com emendas parlamentares em dezembro de 2024. A amostra foi feita com as 30 organizações que mais tiveram recursos empenhados e as seis que mais receberam pagamentos no período — três delas aparecem nas duas listas.

A partir daí, foi analisada a transparência dada aos recursos recebidos entre 2020 e 2024. Entretanto, sete das entidades não receberam nenhum pagamento neste período. Com isso, a análise se concentrou em 26 organizações;

SEM TRANSPARÊNCIA – De acordo com o relatório, apenas 15% tiveram a transparência sobre a aplicação dos recursos. Metade das entidades não tiveram a transparência adequada, e 35% apresentaram informações de forma incompleta.

O relatório avaliou se a “organização divulga na internet, de forma acessível, clara, detalhada e completa, o recebimento e a execução dos recursos”. O critério só foi plenamente atendido em quatro dos casos.

“Extrai-se que apenas 4 das 26 ONGs/Entidades que deveriam promover a transparência sobre a aplicação dos recursos oriundos de emendas parlamentares o fizeram conforme regramento estabelecido (15%), outras 35% divulgam as informações de forma parcial, e 50% não divulgam ou divulgam de forma inadequada”, diz o texto.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Dino já mostrou que não está de brincadeira. Se mantiver o rigor contra corrupção das emendas, denunciando ONGs e OASs que corroem os recursos públicos, o povo vsi exigir que saia candidato. (C.N.)

3 thoughts on “Dino suspende emendas para ONGs e OASs sem transparência

  1. Pelo amor de Deus, pelo amor de Deus esse país vagabundo jamais será uma Nação. Oh povo idiota. Um imbecil desse um canalha um vagabundo que escondeu as fitas do 8/1 que acabou com o Maranhão que mentir sem nenhum pudor e aí já querem que seja candidato. Rapaz eu tenho vergonha de dizer deu nasci aqui nessa merda. Ah país vagabundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *