Gustavo Côrtes
Estadão
A partir de 20 de janeiro de 2025, quando Donald Trump retornar à presidência dos Estados Unidos, o Brasil terá, de forma inédita, uma autoridade daquele país investigada pelo Supremo Tribunal Federal. Dono da SpaceX e do X (antigo Twitter), o empresário Elon Musk será chefe do departamento de Eficiência Governamental americano.
Ele é um dos alvos do inquérito das milícias digitais, que apura a atuação de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas em redes sociais.
CONTROVÉRSIA – Procurada, a presidência do Supremo não quis se manifestar, mas seus integrantes afirmam reservadamente que o status de Musk não interfere nas diligências. Mas especialistas ouvidos pelo Estadão divergem sobre a questão.
O próprio status do cargo de Musk no governo ainda não está claro, já que houve declarações divergentes sobre se a função seria oficial, como anunciou publicamente Trump, ou de caráter externo à gestão.
Dono do X (antigo Twitter) e da Space X, Elon Musk será chefe do Departamento de Eficiência Governamental do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
AUTORIZAÇÕES – Segundo o advogado Pablo Sukiennik, mestre em direito internacional pela Universidade de Brasília (UnB), o Brasil é signatário de tratados internacionais que exigem autorização do país de origem para a abertura de processos contra autoridades estrangeiras. Ou seja, seria necessário aval do governo americano para processar Musk.
“A corrente majoritária interpreta essa regra de forma ampla, para qualquer ato cometido, mas há visões que defendem sua aplicação somente em casos de atos praticados em nome do Estado. Essa leitura poderia ser adotada pelo STF para Musk, já que ele passou a ser investigado pelo que fez enquanto empresário e antes de ocupar cargo no governo americano.”
CONVENÇÃO DE VIENA – Sukiennik explica que a regra foi estabelecida na Convenção de Viena criada para dar segurança a membros de governos estrangeiros de que não seriam punidos em casos de mudança brusca de regime político.
O professor de direito internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) Wagner Menezes, por sua vez, avalia que Musk deve estar submetido às mesmas regras de qualquer envolvido no inquérito.
“Não muda nada. O Elon Musk pode responder a um processo como qualquer outra pessoa. Em havendo a condenação, a aplicação da pena seria mais complexa, porque os Estados não costumam submeter seus cidadãos ao cumprimento de pena no exterior.”
INVESTIGAÇÕES – Wagner Menezes também afirma que uma eventual sanção a Musk ainda depende de avanços no inquérito. “Existe de fato um risco potencial de isso acontecer, mas é preciso que haja o desenvolvimento do inquérito. As condições são ainda bem embrionárias.”
Por sua vez, Pablo Sukiennik critica a conduta da Corte que, na sua visão, violou procedimentos processuais adequados em ocorrências envolvendo o empresário.
É o caso, segundo ele, da intimação a Musk feita pelo ministro Alexandre de Moraes por meio de publicação no X, porque, no documento, o magistrado exigiu que a rede social nomeasse um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas, sob risco de suspensão, o que ocorreu após descumprimento da determinação.
E O ITAMARATY? – “O procedimento correto é oficiar o Itamaraty, que então comunicaria as autoridades americanas para comunicarem a intimação”, defende Sukiennik. “Não imagino que Musk faça visitas ao Brasil para testar a interpretação do STF”, ironiza.
O jurista lembra que Trump já fez críticas à política comercial do Brasil e que a investigação em curso contra Musk pode suscitar questionamentos às instituições do País. “Se houver um ataque retórico contra o Brasil, isso pode ser usado para descredibilizar o Judiciário.”
Os especialistas também divergem sobre possíveis repercussões para a reputação do Brasil e para as relações entre os dois países. Menezes vê a inclusão do empresário no inquérito como uma demonstração de que o Brasil pode punir pessoas independentemente de seu poder político e econômico.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Moraes criou um problema diplomático, ao processar Musk, que se postava contra censura prévia nas redes sociais. Pior, sem se importar com os contratos de Musk com o governo brasileiro, as Forças Armadas, a Polícia Federal e outros órgãos públicos, incluiu o empresário no inquérito do fim do mundo, que investiga disseminação de informações falsas, milícias digitais, a invasão do 08/01, o golpe de estado e mais o que passar pele frente do prédio do STF, digamos assim. (C.N.)
Eu creio que os “pormenores e maiores” de todo o desenrolar do multilateral “Evento Para Estancar a Sangria” e seus enlameados protagonistas e beneficiários envolvidos, virão à público, pois certamente existem conversas entabuladas entre os tais gravadas e de posse de quem detém tecnológia própria de uma atuante organização para tanto propositada e tida parabólica internacional. Os registros certamente existem e serão esclarecedores!
Há “dendos”, em:
https://youtu.be/HY8FMQpcpq8?si=NubyHBBIoiYyXNIJ
Transferência de responsabilidades e de digitais, é um crime de covardes e apátridas sem escrúpulos, pois sabotadores subversivos.
Na corrida para o pódio de ditador do país, Alex está hoje na dianteira, já visualizando a linha de chegada.
É preparado: ‘treina’ para o posto desde 2019, no autoritário inquérito do fim do mundo – aberto pelo de Marília.
O ex-mito já esteve na frente, mas despreparado, ficou para trás, e perdeu a chance de chegar.
Prezado…Tribunario “Panorama “…
O nobre é versado…e entende o que quer dizer ” boi de piranha “….
Quando chegar a hora o “careca “…aprendiz de respeito…vai se ver “jogado ” no limbo como “queima de arquivo”…e como um otário que é…vai a rodar no fogo da traição…( Traição que a história pulula de exemplos fatais que ceifou muitos “bois de piranha”.
Nada é eterno…a “conta chega”….na hora certa…
Afinal as piranhas tem hora de comer….Ha…Há…Há…
Quem viver verá…
E eu quero mais é que se matem…TODOS sem exceção…MALDITOS…CANALHAS…
YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
É só suspender o andamento do processo enquanto Musk for membro do governo americano Não faria o mínimo sentido intimar e muito menos prender o Musk caso venha em missão oficial ao país E no caso do Gabeira, caso fosse nomeado ministro ele poderia entrar nos EUA ou seria impedido?
Os satélites da Starlink vão dar o ar da graça na hora que for preciso.
Xandão vai topar com dois cachorros grandes, não são quebradores de relógios velhos.
Nações não tem amigos, tem interesses econômicos ou políticos.
Bom, as coisas vão clareando, parece que a sede de sangue não é exclusividade dos “esquerdopatas” a direitona também gostaria de algumas gotas ou mais do sangue do maldito canalha boi de piranha do Xandão, mesmo que precisasse da ajuda de Yah, o Altíssimo e os cachorros grandes do Musk.
O “velho na Janela”…
Creio que o prezado…Ou fuma uma erva que não vem da Jamaica…ou o nobre tá de sacanagem…
Creio que tu tens uma razoável noção de interpretação de texto…e creio que não é a erva da Jamaica..MAS sim Sacanagem …mesmo.
Poxa…A onde estou com sede de “sangue” ?
Estou comentando e debatendo fatos de nossa política e colocando-os sob a luz da Rainha das CIÊNCIAS a saber: A HISTÓRIA.
E se o “velho ” tiver uma leitura ( digamos nível 03…de 10)…As coisas que aqui estão ocorrendo já seriam um motivo para um banho de sangue…E a História nos lega em seus anais…fatos bem mais amenos que geraram mortes…
Portanto eu como profundo estudioso desta maravilhosa Ciência…Estou fazendo apenas uma comparação lógica…e ainda muito me admira certas atores destes fatos ainda não terem suas vidas ceifadas…Vejo isso com muita “estranheza “…afinal…estamos aqui falando de política e seu terrível submundo..
Creio que o “Velho ” entendeu o que venho dizendo…
YAH O ALTÍSSIMO NOSSO CRIADOR E SALVADOR SEJA LOUVADO SEMPRE…
Senhor Carlos, minha vivência, educação, escolaridade e QI, não me permitem fornecer-lhe o holofote de uma resposta à altura, pois não sei mergulhar.
Mas em atenção aos menos atentos, informo que quem falou em banho de sangue foi o senhor no seu comentário e repetiu na sua resposta.
Aproveite e peça ajuda ao seu Deus de Abrão, para afastar-lhe as ideias homicidas.