Carlos Newton
Nesta quarta-feira, o portal da revista IstoÉ e muitos outros espaços de comunicação na web divulgaram a ameaça que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, fez aos empresários Elon Musk e Mark Zuckerberg, ao afirmar que as redes sociais só continuarão operando no Brasil se “respeitarem a legislação brasileira”.
Segundo a revista IstoÉ, a declaração foi feita durante uma roda de conversa em ato realizado em memória aos dois anos dos ataques antidemocráticos aos Três Poderes.
DISSE MORAES – “As redes sociais não são terra sem lei. No Brasil, só continuarão a operar se respeitarem a legislação brasileira, independentemente de bravatas de dirigentes das big techs”, afirmou o ministro, endurecendo o jogo.
Primeiro, advertiu que os controladores das big techs, por serem empresários que movimentam negócios bilionários, não devem achar que podem dominar o mundo.
“Pelo Brasil, tenho absoluta certeza e convicção de que o STF não vai permitir que as big techs, as redes sociais, continuem sendo instrumentalizadas, dolosa ou culposamente, ou, ainda, somente visando o lucro, para ampliar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos”.
BELA OPORTUNIDADE – Mais uma vez, o ministro Alexandre de Moraes perdeu uma belíssima oportunidade de ficar calado. Existe um dogma jurídico recomendando que juiz somente fale nos autos, ou seja, jamais dê declarações sobre questões judiciais, sejam de sua competência ou de outros magistrados.
No caso, Moraes fez declarações falsas, porque nenhuma big tech se manifestou a favor de disseminar “discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e discursos antidemocráticos”,
Até agora, isso não aconteceu. Tanto Musk quanto Zuckerberg jamais defenderam essas deformações, apenas se mostram favoráveis à liberdade de expressão, que é outro departamento.
GOVERNO ERRA – Da mesma forma, o governo brasileiro também erra grosseiramente, ao seguir a visão desfocada de Moraes. Na terça-feira, João Brant, secretário de Políticas Digitais do governo Lula, disse que “Zuckerberg se aliou a Trump e Musk contra o Brasil e a União Europeia”.
“Facebook e Instagram vão se tornar plataformas que vão dar total peso à liberdade de expressão individual e deixar de proteger outros direitos individuais e coletivos. A repriorização do ‘discurso cívico’ significa um convite para o ativismo da extrema-direita”, escreveu em sua conta no X (antigo Twitter).
Erro bizarro. Não se trata de questão de direita ou esquerda. A liberdade de expressão paira acima de discursos meramente ideológicos. É isso que precisa ser entendido para que se trave um debate coerente e proveitoso.
Sr. Newton
Mais uma Piada do Ano….
Saiu um ladrão entra outro., nada de novo em se tratando do Partideco das Trevas chefiado pelo Maior Bandido que o Mundo já viu…..
Ministro da Secom pagou multa para encerrar ação sobre fraudes em contrato…
https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2025/01/09/ministro-da-secom-pagou-multa-para-encerrar-acao-sobre-fraudes-em-contrato.htm?cmpid=copiaecola
aquele abraço
Lula usa fala machista sobre amantes, e Janja lança olhar de reprovação…
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/01/08/lula-diz-que-conhece-valor-da-amante-e-janja-lanca-olhar-de-reprovacao.htm?cmpid=copiaecola
HA!HA!HA!HA!Ha!HA!..
O que a cachaça fez com o Demônio de Nove Dedos……
Relatório da PF mostra que Rose Noronha, amiga íntima de Lula, viajou 13 vezes para o exterior na companhia dele
https://veja.abril.com.br/politica/relatorio-da-pf-mostra-que-rose-noronha-amiga-intima-de-lula-viajou-13-vezes-para-o-exterior-na-companhia-dele
E ainda me vêem com conversa fiada em defesa da democracia!!! Eterna ditadura, só mudam o discurso.
Moraes está certíssimo. Qualquer empresa ao se estabelecer em um país, deve cumprir as leis desse. Isso é elementar..Se na matriz de tais empresas as leis são outras, isso não importa.
A Meta, ao dizer que vai fechar o seu departamento de checagem de posts, retrocedeu. Tudo em nome de poder e lucro.
No Brasil, espero que isso não aconteça. Seria um enorme retrocesso.
Enquanto tiver um Judas para apedrejar, os cães ladram e a caravana passa.
Sr. Moreno,
Por gentileza, desenha pra mim, porque eu não estou entendendo mais nada.
Há diferença em liberdade de expressão e fake news?
Pra mim são coisas diferentes, mas a rapaziada insiste que mentir pra cacete e descaradamente nas redes sociais é liberdade de expressão.
Talvez eu venha emburrecendo com o tempo…
Se o Sr. puder desenhar pra mim lhe agradeço, não quero ficar defasado.
Fico grato.
Um forte abraço,
José Luis
A esquerda sempre vai ser favorável à censura, é assim nos países socialistas.
A liberdade de expressão quase sempre coloca o rei nu, e isso não interessa.
Nesses ditos países só existe a mídia chapa branca.
A censura para defender a democracia é o papo mis furado que queijo suíço.
Para os anglicistas: snow job.
Hehehe.
Jornalista defender censura é o começo da picada.
Num hipotético governo de direita a censura seria combatida com tanta fúria que faria Chico, Caetano, Gil et caterva parecerem freiras carmelitas com voto de pobreza. Até hoje os sequelados do Regime Militar estão mais brabos que onça parida. Eles sabem onde dirigir o ódio com discurso de frade agostiniano.