Iander Porcella
Estadão
O deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR), defensor histórico da reforma tributária no País, chamou de “covardia” a decisão do governo Lula de revogar a fiscalização nas transações do Pix que gerou uma onda de fake news sobre suposta taxação do meio de pagamento.
O parlamentar gravou um vídeo em que alerta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o recuo na fiscalização da Receita Federal pode configurar crime de prevaricação, quando um agente público se omite de seus deveres.
O PIOR ATO – “Esse ato de covardia, se praticado, vai ser o pior ato da sua vida política”, afirmou Hauly, dirigindo-se pessoalmente ao chefe do Palácio do Planalto. “É uma vergonha, presidente Lula, você revogar essa medida. A culpa é sua, e está prevaricando. É uma contradição às normas já aplicadas no Brasil de fiscalização”, emendou.
Hauly defende que monitorar as transações do Pix é apenas um aperfeiçoamento do que já está previsto em lei para coibir a sonegação de impostos.
“Nenhum microempreendedor do Brasil vai ter prejuízo com a fiscalização do Pix. Quem vai ter que pagar essa conta são os médios e grandes sonegadores, os contrabandistas”, ressaltou.
TRIBUTARISTA – Hauly atua na defesa da reforma tributária desde a década de 1990. Ele foi um dos idealizadores da PEC 110/2019, uma das propostas que influenciaram o texto aprovado pelo Congresso no atual mandato de Lula.
Como mostrou a Coluna do Estadão, integrantes do PT veem uma série de equívocos do governo Lula na polêmica sobre o Pix e avaliam que nesta quarta-feira, 15, a Receita Federal cometeu um novo erro ao revogar a medida.
Parlamentares do partido dizem, sob reserva, que voltar atrás na medida anunciada só reforça o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) de que o Palácio do Planalto queria taxar o Pix.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lula da Silva e o PT vão transformar Nkolas Ferreira num grande líder político de direita. É muito jovem e está acumulando experiência rapidamente. (C.N.)
“Nenhum microempreendedor do Brasil vai ter prejuízo com a fiscalização do Pix. Quem vai ter que pagar essa conta são os médios e grandes sonegadores, os contrabandistas”, ressaltou.
Ah, tá, entendi…..
Aqueles 52 milhões sairam de onde direto para o Apartamento Cofre do Geddel Vieira…???
Paulo Pimenta destinou quase R$ 300 milhões ao Grupo Globo durante sua gestão na Secom
Alô , Merval, Cadê você…:?
Alô ,Dona Receita, cadê você..??
Sr. Newton
Assisti um video de uma Assessora de Imprensa do Regime Soviético Cubano Stalinácio que “criticar o desgoverno é crime.??
É isso mesmo o que escutei, ou a pré-velhice está á fazer que não entendo mais nada.??
aquele abraço
Se acima de dez mil já é feito porque pegar a faixa entre cinco e dez? Dólar na cueca e malas de dinheiro não são enviados via PIX. Sonegador enviando cinco mil por mês só se for pipoqueiro. O deputado ficou brabo por quê?
Luiz Carlos Hauly cobertíssimo de razão, Lula, como se diz grosseiramente, defecou e sentou encima. O deputado concordou com a lógica legal e comigo, que diz logo lá atrás, que a fiscalização do comportamento financeiro do contribuinte é “atribuição” do governo através da Receita Federal, pelo que o não cumprimento voluntário ou sua proibição, configura prevaricação.
Agora, divulgação de informações falsas por autoridade parlamentar, já é outro tipo crime.
Notícia de que o governo quer Taxar o PIX não seria exatamente uma fake news
Acuado, o governo Lula desistiu temporariamente de fiscalizar e taxar as transferências financeiras via PIX, conforme certamente combinara com banqueiros na reunião de 16/10/2024.
Banqueiros, ora decepcionados com o atabalhoamento do governo, teriam sido surpreendidos com a velocidade com que o PIX, em sua fase inicial de teste (gratuito), se disseminou na população.
E querem, de sua parte, recuperar a perda de receita com os serviços bancários de transferências financeiras feitos agora via PIX.
Com o governo arrecadando imposto, de um lado, e banqueiros cobrando tarifa, de outro, ambos os lados dividiriam entre ‘cizes’ o produto ‘arrecadado’ sobre ‘zilhões’ e transações via PIX.
Por isso, não vão desistir da ideia tão fácil.
Tem algum serviço ou intermediação financeira de graça?
Sinto desapontar quem possa acreditar em ‘gratuidade’ de governo e de banco.
Acorda, Brasil.
Esse governo velhaco acha que criar e aumentar imposto é governar.