Show de Trump pode incendiar o circo da nova ordem mundial

A imagem mostra um homem curvado, olhando para uma escultura de uma figura masculina em uma parede. A escultura é de cor clara e retrata um homem com uma expressão séria, vestindo um manto. O ambiente é bem iluminado, com um fundo neutro.

Na China. colocaram Trump numa estátua de Buda

Vinicius Torres Freire
Folha

O show de Donald Trump recomeça. Mais importante do que ver os truques é saber se o show e suas consequências terão o apoio ou a tolerância de partes relevantes do establishment americano; se não vão diminuir o prestígio popular de Trump.

Caso tenham apoio suficiente, se pergunta 1) Trump fará uma “Presidência transformadora”? 2) ou será versão circense e anárquica das correntes mais profundas, de mudanças paulatinas, que persistem tanto sob democratas quanto republicanos?

ERA ROOSEVELT – A presidência de Franklin Roosevelt, de 1933 a 1945, foi transformadora, no juízo dos americanos. Inventou a intervenção ampla do governo na economia, direitos sociais e a administração imperial (americana) da economia e da política mundiais. A de Ronald Reagan (1981-1988) também. No que Trump poderia ser transformador?

Há pistas nos discursos lunáticos, embora seja temeridade até especular o que vai ser de Trump 2, dada a sua relação incerta ou hostil com parte extensa do establishment (política, finança, grande empresa, alta burocracia, universidade e centros de pesquisa, mídia etc.).

Além do mais, Trump é adepto da barganha negocista, dado a alianças e comportamentos facinorosos, uma personagem entre o herói trapaceiro (o “trickster” da etnologia) e um “duce” (sim, Mussolini).

ORDEM MUNDIAL – Trump pode ignorar o que se chama de “ordem internacional baseada em regras”, mesmo que algumas delas para inglês ver (mas certa hipocrisia é importante). Ao aumentar impostos de importação ou criar mais restrições ao livre comércio e ao fluxo de capitais, acabaria com os planos americanos de liberalização econômica mundial, que duraram de 1943 à primeira década deste século.

Além do mais, relações econômicas estariam explicitamente ameaçadas pelo uso da força, inclusive contra aliados.

Trump aceita ou admira ações imperiais ou agressões. Vide sua atitude em relação à guerra de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Quem sabe tolere ações da China no quintal dela.

ISOLACIONISTA – Não quer que os EUA financiem a defesa da Europa, que, aliás, viveria crise ainda pior se tivesse de aumentar o gasto militar.

Trump seria, então, adepto de uma espécie de isolacionismo. Assim eram os americanos antes de 1941 e ainda mais antes de 1914. Sim, mandavam no quintal das Américas, no porrete, sem a política de “boa vizinhança” posterior.

Conter o poder econômico, tecnológico e militar da China é uma política americana, ponto. Vide Joe Biden, que levou adiante ou ampliou medidas na linha de Trump 1. A dúvida é saber se políticas industriais e intervenção estatal “estratégica” na economia vão continuar, sob Trump (talvez em forma mais profunda de capitalismo de compadres, vide a alegria de Elon Musk).

DESORDEM FISCAL – Os EUA estão no caminho de alguma desordem fiscal (déficits e dívida enormes). Não há sinais de que Trump tenha planos de conter o problema (ao contrário, quer cortar impostos). Se nada fizer, terá inflação e juros mais altos. Diz que vai conter gasto desmontando o Estado. Seria uma paulada, de efeito social enorme.

Fora na epidemia, os déficits não são tão ruins desde os anos seguintes ao do colapso de 2008, situação minorada em parte porque o Banco Central aliviou a conta de juros —financiou o governo, na prática. Mas a dívida agora é bem maior (52% do PIB em 2009, 98% em 2024).

Se Trump ficar só no circo, será um alívio para o mundo.

8 thoughts on “Show de Trump pode incendiar o circo da nova ordem mundial

  1. Trump, irá propor um consórcio, para aproveitamento ocupacional Internacional, notadamente “colarinhos brancos”, Latino e Sul Americano.
    Aguardemos….

  2. (FINAL). TRUMP, O PALHAÇO BREETLEJUICE-TICKYOCK EVANGÉLICO, CRISTÃO-CONSERVADOR, NAZISTA-FALATRÃO-INCOMPETENTE. (FINAL). A mesma meritocracia de Musk? Os descendentes de negros, índios, cativos, etc., já competem em igualdade de condições com os supremacistas brancos cristãos? Trump, teus cristãos evangélicos deram dinheiro e armamentos, para Israel, sem os quais dezenas de milhares de crianças não teriam sido despedaçadas em Gaza e Palestina! Vinde a mim as criancinhas? Esta é a mentira do teu Jesus Cristo evangélico-conservador que também promoveu dezenas de milhões de digladiações sanguinárias na Europa entre católicos e evangélicos/protestantes? A Europa conheceu o cristianismo na dor e no ranger de dentes, Trump? E os americanos, quando vão tomar vergonha na cara e repudiar esse Deus faluto, essa mentira astronômica que atingiu mortalmente o século XXI, que deveria já estar na Idade da Razão, da Ciência, da admirável sociedade nova, da verdadeira era do conhecimento, da informação, da comunicação, mas que, ao invés disso, Trump, volta com você, Bolsonaro, Micheque, e milhões de outros trogloditas, à Idade Das Trevas do Cristianismo medieval! Atrasado, sanguinário, supersticioso, anticientífico! O teu povo tem saúde, Trump, ou está devendo trilhões de dólares em contas hospitalares a cada ano? Trump, o que a tua Santa Inquisição vai fazer com as ‘’mulheres bruxas’’, como ‘’Stormy Daniels’’? E os homossexuais, Trump, vão ser dependurados com as pernas abertas e cortados ao meio ainda com vida, em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo? Onde está teu Jesus Cristo milagreiro, Trump? Por que ele não se apresenta mais ao vivo e a cores, como tu, Trump, na Grande Mídia Ocidental? Quantos milhões de palhaços midiáticos e influenciadores se elegem nas democracias ocidentais a cada ano, Trump? Por que os Estados ocidentais que extorquem trilhões de moedas dos cidadãos do bem não conseguem extinguir a corrupção, a criminalidade, a impunidade, Trump? Depois daqueles terrores e horrores que Jesus Cristo e seus seguidores fizeram aos povos originários e nações, da Terra toda, Trump, você ainda quer os nativos da Groenlândia, seu mau palhaço velho, quem tem saúde e educação grátis, no Grande e majestoso EUA cristão, Trump? Olha, Trump, eu tenho um vizinho americano, gente muito boa, que teve que fugir dos EUA por ser perseguido, por não ter podido pagar uma conta hospitalar de centenas de milhares de dólares, por alguns dias internados! Te cuida, Beetlejuice Tik-Tok! Olha, Trump, se Judas Iscariotes, soubesse que esse tal Jesus Cristo, estelionatário, falsificador ideológico, conservador evangélico, trairia os cristão, companheiros por sua causa martirizados de 312 anos, com Constantino e o Império Romano, ele, Judas, não teria ‘’traído’’ esse Deus, por 30 moedas, e sim lhe aplicado 30 punhaladas, para o bem da Humanidade! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  3. O jornazista mostra claramente o seu medo com a administração Trump. Bem que o Trump poderia cancelar o visto do Vinicius e então ela poderia escrever todas as asneiras da forma que ele gosta de escrever. Triste jornalismo este da Foice de São Paulo.

  4. “Na China. colocaram Trump numa estátua de Buda.”
    PS. Para os crentes e “admira-dores” “mundi-áis”, em nova versão, Trump seria o Buda reencarnado?

  5. Li que esquerdista é um profeta com Azheilmer, sabe tudo o que vai acontecer, mas esqueceu tudo o que aconteceu.
    No 1º governo do TRUMP o EUA cresceram, não teve gerras e o mundo fuincionou melhor, só depois que um virus fugiu de um laboratório é que as coisa foram água abaixo no mundo todo.

  6. Delegação que foi serviria de plateia à distância na posse de Trump?

    Posicionados ao lado da entrada do banheiro? Não teria lugar melhor para eles, não? Só pode ser fake News uma barbaridade dessa com plateia tão distinta e de tão alto nível.

  7. Não leio e nem perco tempo lendo foice de São Paulo, grobo, uol e similares. Só vejo essas notícias aqui. Nunca vi tantos imbecis concentrados nesses órgãos de nossa imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *