Isabela Bolzani
do g1
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira (3) que fez um acordo com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para pausar as tarifas anunciadas por ele durante um mês.
As tarifas dos EUA sobre o Canadá também foram suspensas por pelo menos 30 dias, disse Justin Trudeau. Segundo o premiê, acordo foi aceito por Trump após Canadá prometer mais cooperação na segurança da fronteira, em movimento parecido ao acordo feito com o México mais cedo
FICOU ACERTADO – O México reforçará imediatamente a fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para impedir o tráfico de drogas do México para os Estados Unidos, particularmente fentanil.
Os Estados Unidos estão comprometidos em trabalhar para impedir o tráfico de armas de alta potência para o México.
As equipes dos dois países começarão a trabalhar em duas frentes: segurança e comércio. E as tarifas comerciais entre os dois países estão suspensas por um mês a partir de agora.
DIZ TRUMP – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, dia 3, ter conversado com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, e disse gostar dela. “Temos boa relação”, afirmou.
Trump ressaltou que pretende se envolver nas negociações com os mexicanos, que serão lideradas pelos secretários de Tesouro, Scott Bessent; Comércio, Howard Lutnick; e Estado, Marco Rubio.
Ainda sobre a América Latina, Trump informou que negocia um acordo com o Canal do Panamá que, segundo ele, foi de maneira “tola” dado aos panamenhos. “O Panamá viola o acordo”, acusou ele, dizendo que o canal não foi concedido à China…
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Como se vê, o estilo trator de Trump funciona bem com nações fracas, como Colômbia, México e Panamá, mas deu curto-circuito em relação ao Canadá. Ao se ver ilhado, o premier canadense Justin Trudeau acabou fazendo acordo idêntico ao México. É o poder da boçalidade que se consagra na política externa. Uma lástima. (C.N.)
Acordos diferentes. Na Colômbia trata-se de deportação de ilegais e criminosos.
México e Canadá relações comerciais, em que o pragmatismo é bom conselheiro.
A retaliação do canadense, pautada pelo sua ideologia, escolhendoprodutos “republicanos” estava nesmo fadada ao fracasso.
Quem entra com a miséria da filosofia vai se dar mal.
A China, escolada com a Guerra Tarifária de 2018 e longe da luta sagrada contra o fantasmagórico ” combate do nazi-fascismo que ameaça a Democracia, pragmaticamente optor por recorrer à OMC.
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/02/02/china-anuncia-que-ir-processar-eua-na-omc-por-aplicao-de-tarifas.ghtml
Não é à toa que é a segunda economiacdo mundo, com dxcelentes e estreitas relações comerciais com a meca da ” decadência capitalista”, como nossos vananeiros corruptos do Quinto Mundo dizem.
Bananistas corruptos, que vivem das suas respectivas Indústrias da Miséria sempre estarão no limbo das relacoesrelações internacionais.
O que não me parece ser por eventuais preconceitos.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/os-dois-grandes-escandalos-que-abalaram-o-governo-de-gustavo-petro-na-colombia-em-seu-primeiro-ano/
Acordos diferentes. Na Colômbia, tratav-se de deportação de ilegais e criminosos, que como ironizou Trump, não há piloto que queria um bando de criminosos em seu vôo livres, leves e soltos.
México e Canadá, relações comerciais, em que o pragmatismo é bom conselheiro.
A retaliação do canadense Trudeau, pautada pelo sua ideologia, escolhendo produtos “republicanos” estava mesmo fadada ao fracasso.
Quem entra com a miséria da filosofia vai se dar mal.
A China, escolada com a Guerra Tarifária de 2018 e longe da luta sagrada contra o fantasmagórico “nazi-fascismo que ameaça a Democracia”, pragmaticamente optou por recorrer à OMC.
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2025/02/02/china-anuncia-que-ir-processar-eua-na-omc-por-aplicao-de-tarifas.ghtml
Não é à toa que é a segunda economia do mundo, com excelentes e estreitas relações comerciais com a meca da ” decadência capitalista”, os EUA, como nossos bananeiros corruptos do Quinto Mundo dizem.
Vamos ver os nossos bananeiros descondenados quando enfrentarem tal situação comercial.
Por enquanto colocam seus bonés onde não podem alcançá-los.
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&sca_esv=e43f164304cbaefd&q=bone+azul+ministros&udm=7&fbs=ABzOT_CXl75FCxE-ABa2Bmjosyso4AVs-uBumeCm0euUaM9PLP1JN9oSS7vIRwwjej0SZxkTr9TY0NGg79dHMKn7-eVePPkEdmNCFiHMbDD_oFh3242cAF5Ztqhs5GKgsdNly-q1vMJSn340–GDhgCnf-FeELqPO0IwqkINGB3vUuqYbVX4ajDO2-uZOalHl4h8AE7q9XEoQ07O6mSCTsvKr6vRfrmXgA&sa=X&ved=2ahUKEwiy2vTs0aiLAxWJr5UCHfrZHPIQtKgLegQIFxAB&biw=1366&bih=643&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:37b099b3,vid:AV476c-kMdw,st:0
Pândegos!
Trump chamou na chincha! Cada governo deve dar condições promissoras e de sustentação dignas a seus habitantes, mantendo-os em seus próprios quintais e não forçando-os à aventurarem-se em entrecruzados êxodos pelo mundo!
Quem lê inadivertidamente a imprensa “anti-imperialista” e anti-nazi-fascista”, pensa que as tarifas de importações dos produtos norte-americanos são zeradas, na China, México, Canadá e alhures.
Espero que lembrem que o Brasil saiu-se muito bem face à Guerra Tarifária Sino-norte-americana em 2018.
Mas esperar o quê dos “meninos da vovô” mimados pelo aparelho estatal patrimonialista, que os descondena quando são pegos detonando a lata de açucar?
Muito boa a negociação EUA/Canadá/México. Se este vai se livrar do oficioso narcotráfico, é a dúvida.
https://www.youtube.com/watch?v=WFQzqLm4noo
lules, Anão Diplomático descondenado, o maior combatente quixotesco do “avanço do nazi-fascismo que ameaça a Democracia Relativa”, notadamente nos EUA, diante da não adesão a esta pantomima pela China, já dá meia-volta, digo, volta inteira.
https://www.google.com/search?q=trump&client=firefox-b-d&sca_esv=e43f164304cbaefd&udm=7&tbs=qdr:h,lr:lang_1pt&source=lnt&lr=lang_pt&sa=X&ved=2ahUKEwiIoNKd1qiLAxUJqpUCHf6JMbsQpwV6BAgDEAc&biw=1366&bih=643&dpr=1#fpstate=ive&vld=cid:be85b003,vid:2aEPQysOU7g,st:0