Merval Pereira
O Globo
Elon Musk mandou mensagens aos senadores ameaçando-os de retaliação caso não votem a favor de Trump. É uma ação que faz parte da maneira como Trump vê a política, mas é impressionante que a pessoa mais rica do mundo tenha coragem de fazer.
É uma coisa escandalosa, que provavelmente não ficará sem resposta; e uma maneira de interferir na democracia através do dinheiro. Se o primeiro passo é este, imaginem o que vem depois.
INTERESSE BRUTAL – Nos EUA, o financiamento privado de campanhas políticas pode não ser ligado aos partidos – o que chamam de PAC – um pacote publicitário em que é possível apoiar alguma tese para ajudar um candidato e o valor é ilimitado.
E Musk, o homem mais rico do mundo, tem um interesse brutal no governo Trump por causa do grande projeto do Space X para Marte.
Além de tudo, Musk é membro do governo e não deveria poder se envolver nestas disputas. Isso define mais ou menos a direção que irão na questão política.
TUDO É POSSÍVEL – Se não houver um escândalo e ele não desmentir, não sabemos o que pode acontecer mais adiante.
Além da interferência do poder financeiro, tem o poder das redes sociais, principalmente agora que Zuckerberg anunciou que vai incentivar discursos políticos. Por isso. é preciso regulamentar as redes sociais.
Tudo o que Trump quer são as redes sem censura. É uma situação absurda. Trump está testando os limites para ver até onde pode ir. Bolsonaro também fez muito aqui, e recuava quando havia reação. Vamos ver lá, porque Trump tem maioria no Congresso e no Supremo.
O poderoso e suplérfluo Merval está defendendo censura???!!!
Nem consegui seguir em frente em sua como sempre enfadonha conversa. Oremos, embora tudo esteja perdido, apodrecido. Amém 🙏
Merval teve acesso às mensagens de retaliação?
Merval vai colocar ordem naquele galinheiro americano.
Merval é o cara.
Merval para presidente dos Estados Unidos para acabar com a sacanagem.
Cuidado Merval, Musk pode querer investigar se você tem algum esqueleto escondido no armário.
O seu sub bolchevismo fede à distancia.
Por aqui nessa terra onde cantam os sábias, também não estão atacando a democracia, em especial o stf na figura do aeroporto para mosquito
Concordei e copiei:
“DE QUE TIPO DE DIREITA PRECISAMOS?
Atitudes Trump e Bolsonaro escacaram resposta.
A essência da questão é que Trump não tinha o controle das duas casas legislativas mas tinha perfil de guerra com tudo o que isso significa. Ele trabalhou com efetiva competência para nesse segundo mandato ter o controle, e se preparou para desde o primeiro dia agir de fato, arrombando portas e mostrando que tem plena consciência do que é o poder e de como exercê-lo. Bolsonaro tem, desde sempre, síndrome do baixo clero. Não entende o que é o poder, não tem a mínima ideia de como deve exercê-lo. Não é de sua natureza. Incapaz de agir concretamente. Só discurso. Acho que está basicamente tentando viabilizam o futuro de seus filhos e esposa – exclusivamente. E preservar alguma imagem positiva e popularesca para si mesmo.
Hora de desapegar – e pensar não apenas em pessoas mas também em estruturas, conceitos, fundamentos, equipes, assessorias jurídicas competentes e full time, comunicação profissional e não familiar sem qualificação, logística, e outras engrenagens importantes que são inteiramente ignoradas nesse momento: os atuais caciques políticos fogem.disso, e Bolsonaro e seu fechado entorno (basicamente família e mais uns pouquíssimos outros que não podem pensar em vida própria) não têm experiência, formação intelectual ou profissional para sequer entender e menos ainda montar estruturas adequadas.
Improvisações não levam à vitória nesse país quase inteiramente controlado pela corrupção, máfias das drogas e armas protegidas pela cúpula do judiciário, com máquinas partidárias montadas para perpetuar os atuais donos do poder, com grande parte da legislação inclusive códigos de processos incompatíveis com estado democrático de direito, e com uma constituição surreal que, ao andar a carruagem, terá que ser reconstruida.”
https://www.facebook.com/share/p/1DyHYKySrC/
Os aparelhos ideológicos da Velha República tardia, movidos com o nosso dinheiro, têm funcionado.
O Estado Policialesco, pra proteger os interesses escuso da oligarquias estatais ex-clepto-patrimonialistas, necessita da censura, como censurados estão os gastos da tal Janja pela decretação de sigilo pelo “democrata relativo”.
Pesquisando na internet e na IA, não há referências a esta retaliação do Musk mas supondo que há, dando crédito ao Merval, é ridículo pensarmos que a democracia dos EUA esteja sob risco. Democracias em risco, melhor aviltadas, são aquelas em que as oligarquias podem se auto-descondenar de assaltos ao povo de dezenas de bilhões.
Ademais, o Musk vai enfrentar sérios problemas ao confundir os negócios públicos com os privados. Vimos isto acontecer com o modelo “Governo Gerencial”, já esquecido como sistema de gestão estatal e que no Brasil teve a adesão entusiasmada e frustrada na Era do Tucanato, tendo como prócere Bresser Pereira. Musk vai ter que cair na real.
São ridículos e risíveis os delírios de grandeza de Lules, sua entourage e respectivos aparelhos ideológicos, que se dão o papel de “combatentes do fascismo que ameaça a Democracia Mundial”, inclusive, pasmem, a norte-americana. Assim como o delírio de estabelece normas universais para as big techs.
O Lules é tão, mas tão democrata que ama seus companheiros de regimes medievais e totalitários como Irã, Venezuela, Rússia, China, esta que, pelo menos, poderia transferir tecnologia para nos tirarmos do bananismo. E, ainda, é homenageado pelo Houthis, grupo “democrata, anti-imperialista”, que crucifica homossexuais.
Será que os aparelhos ideológicos, notadamente o midiático, são movidos pelos nossos suados impostos?
https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/sob-lula-globo-recebe-mais-da-secom-do-que-em-4-anos-de-bolsonaro
Elon Musk assume o controle da USAID, afasta mais de 50 funcionários e os submete a uma “lei do silêncio” proibindo-os de comunicasse sem autorização prévia.
Eu comentei no OA:
Um_velho_na_janela
03.02.2025 08:51
Ordem de silêncio? Qual será a narrativa da direitona Made in Brazil? Que o Capitão Marvel Cenoura e seu DR. Silvana aprenderam com o Xandão?