Jamil Chade
do UOL
Em menos de 20 dias, Donald Trump se lançou numa operação de captura do estado, aliado a oligarcas e ao movimento cristão radical. Assinou decretos inconstitucionais, fechou instituições democráticas, promoveu a censura, desmobilizou recursos, chantageou funcionários públicos e criou um clima de pânico entre os segmentos mais vulneráveis do país.
Só as cortes ainda resistem, enquanto Trump sabe que pode contar com o silêncio no Congresso.
UMA AUTOCRACIA – O republicano chegou ao poder pelas urnas. Mas seu compromisso com a democracia terminou ali, rabiscando com pressa os contornos de uma “autocracia eleitoral”.
Reveladora foi a sentença de John Coughenour, juiz federal, que derrubou uma das medidas de Trump. “Ficou cada vez mais evidente que, para nosso presidente, o Estado de direito é apenas um impedimento para seus objetivos políticos. O Estado de direito é, segundo ele, algo para navegar ou simplesmente ignorar, seja para ganho político ou pessoal”, escreveu.
Como um tsunami que destrói de forma meticulosa cada construção pode onde passa, seu governo desembarcou com uma ofensiva sofisticada: a da disseminação do caos como estratégia política.
CLIMA DE MEDO – Suas falas permeadas de ódio e mentiras jogaram comunidades inteiras a um sentimento de medo. Nos últimos dias, encontrei imigrantes que deixaram de mandar seus filhos para as escolas, com membros da comunidade LGBT que temem sair às ruas, com grupos que passaram a ter pesadelos pelas noites e pelos dias.
O que se vive, em muitos rincões dos EUA, é um trauma. Nada disso é fruto de um improviso. Ao gerar um clima de incerteza, ruptura e medo, Trump semeia o caos como método para causar a desorientação de qualquer tipo de resistência e da organização de trincheiras contra o desmonte do estado de direito.
Enquanto o caos e a passividade imposta são as realidades, pelo menos por enquanto, o que Trump faz é a promoção de profundas transformações.
DOUTRINA DO CHOQUE – Estamos diante do que Naomi Klein já descreveu como “a doutrina do choque”. Ou seja, o uso sistemático do caos para abrir espaço para mudanças radicais, enquanto a sociedade está buscando formas de encontrar coerência para resistir. Uma política que explora os limites cognitivos do ser humano.
A estratégia ainda revela que Trump e seus aliados não chegaram ao poder desarmados. Vieram com um novo projeto de país e de sociedade.
Enquanto o caos é o novo normal, a extrema direita cavalga destemida na captura do estado. Hoje, a democracia americana está sob seu maior ataque. E precisamos aprender as lições para 2026.
Aguardamos….., que mundialmente imitem:
Trump, decreta à Fábricas de Armas e Munições!
Se sob a solicitação da compra e da fabricação, concessão, recebimento e uso de uma arma e da caixa contendo oficialmente solicitado determinado numero de projeteis, já estivessem sob obrigatório modêlo de forja, venda, compra, fiscalização e portabilidade, ou seja CHIPADOS e alimentados com todas as características de identificação do negociado instrumento, como documentos pessoais, da empresa de origem da arma, da comercial vendedora e dos Órgãos fiscalizadores, esse e tantos outros casos de crimes ou oriundos de balas perdidas já teriam sido solucionados, com a simples leitura dos dados contidos no DELATOR CHIP inserido no projétil, cuja confecção e recebimento conterão as digitais do autor do disparo.
AINDA resistem a essa minha idéia exposta mundialmente desde 1996!
A Hitachi produz o chip que tem o tamanho de um ponto(.) e que inserido no projétil como “caixa preta”, seria o competente e definitivo julgador do infrator!
Em nível mundial teríamos extirpado o contrabando de armas e munições, cuja produção, venda, portabilidade, uso e fiscalização, estariam assim obrigados a essas inovadoras características e sujeitos a punições o que fosse encontrado contrariando esse modelo!
À quem de deveres, a elaboração do aguardado decreto presidencial!
Esses esquerdistas são uma piada. Agora a bola da vez é o Trump. Tem muitos outros personagens que estão há mais tempo no governo e não falam nada. Será que recebem dinheiro da USAID esquerdista para se calarem. Vejam que o putinho está fazendo. Vejam que o ching ling está fazendo com o seu colonialismo do século XXI. A África já está em suas mãos, atravessaram o Atlântico e agora é a vez da América Latina. Será que esse cara é cego para não ver essas aberrações
Terror pra bsndideagem.
Será que a USAID financiou delírio coletivo que aceitou a emergência da Velha República Tardia?
E está financiando o aparelho ideológico midiático ainda?
A pseudo- esquerda capitalista selvagem que vive do assalto do povo, é só quem deve temer.
Quecesquerda é esra que anda de braços dados com o bilionário Souros, que, pelo jeito levou mais de 200 milhões do povo “imperialista”.
Será que teremos um pós Lava Jato nosEUA, de normalização da corrupção? Tenho minhas dúvidas.
Vai ser legal quando soltarem os nomes do aparelho mediático.
Não sabem fechar o bico.
Felioe Neto já pulou do barco.
Vem mais por aí, ele não foi eleito para agradar jornalistas brasileiros de esquerda.
Esse negócio de USAID mexeu numa ferida aberta.
Há muito tempo eu não ouço a ral da pilantropia.
Tem gente que apoia este arremedo de esquerda que temos, sem cobhcer seu verdadeiro carater e seu modus operandi.
Não precisamos de direita.
Roubalheira contra o povo só passa impune em países bananeiros ou estados narcotraficantes.
https://www.google.com/search?q=%22usaid%22+-band&lr=lang_pt&client=ms-android-samsung-ss&sca_esv=aac09e88d3bc5d88&udm=7&tbs=lr:lang_1pt,qdr:d&prmd=niv&sxsrf=AHTn8zoH29f0Y1kWDpkLc6KmKenenD8PSA:1739029729454&source=lnt&sa=X&ved=2ahUKEwjispzKtrSLAxUGL7kGHU4KIu0QpwV6BAgDEBQ&biw=240&bih=448&dpr=3#fpstate=ive&vld=cid:55c09c4e,vid:QkpN7GvaEGo,st:0
Nosso esquerdista.
https://www.google.com/search?client=ms-android-samsung-ss&sca_esv=aac09e88d3bc5d88&sxsrf=AHTn8zoDNRsAhSZwQXEgzbq2LhHZWoJCUA%3A1739030734314&q=felipe%20neto%20lula%20nao%20voto%20corrupto&udm=39&fbs=ABzOT_BYhiZpMrUAF0c9tORwPGlsjfkTCQbVbkeDjnTQtijddBji9NlWFbRgtIhh9CBGrAUODhC-fiY_Vwtj-OjM4hukVENoWPaaYiZvwNfsI1HVU_o0qbM5iRGr62-50sS4voM4Cnl25QJbeb2yM6jBdTrxppX0aSIAIyPwXjy5NcJW2EDDdXNWST_suOntqai-6lxXbmMZY5o9_TbWA8Mp8e9jMkSe2VCiuX0pEC6glun5_FM4d0I&sa=X&ved=2ahUKEwidlrCpurSLAxV6HLkGHedOAHMQs6gLegQIGxAB#fpstate=ive&vld=cid:e4a54702,vid:kaOk78RtF5E,st:0
O Trump encheu a sala de bodes e vai retirá-los, aos poucos, para os esquerdistas pensarem que conseguiram enquadrá-lo. No Brasil, o medo da imprensa amestrada é que ele realmente possa interferir nas eleições de 2026 com a vitória da oposição. Já imaginaram como vai ficar uma já quebrada Globo ou os jornalões que já definham por falta de eleitores mas todos vivendo do dinheiro público?
A IstoÉ já foi pro espaço. Faliu.
Trump, ameaça a “DEMOcracia mundial”. Quanta falta de originalidade. No mundo atual, nada se cria, tudo se copia.