Bolsonaro elogia Hugo Motta e defende “uma anistia humanitária”

O ex-presidente Jair Bolsonaro no aeroporto de Brasília em janeiro passado

Bolsonaro pede que Deus continue iluminando Hugo Motta

Jeniffer Gularte
O Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro enviou uma mensagem a aliados neste sábado elogiando a postura do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e pedindo que Deus “continue o iluminando”. Na sexta-feira, Motta afirmou que os atos de 8 de janeiro não foram uma tentativa de golpe e defendeu que não haja “exagero” na punição aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Que Deus continue iluminando o nosso presidente Hugo Motta, bem como pais e mães voltem a abraçar seus filhos brevemente. Essa anistia não é política, é humanitária”, escreveu o ex-presidente. A mensagem foi revelada pela “Folha de S. Paulo” e confirmada por O Globo.

DISSE MOTTA – Em entrevista à rádio Arapuan FM, de João Pessoa, o parlamentar afirmou que 8 de janeiro não teve um líder nem apoio de instituições interessadas para que pudesse chamar de golpe.

— Foi uma agressão às instituições, uma agressão inimaginável, ninguém imaginava que aquilo pudesse acontecer. Querer dizer que foi um golpe? Golpe tem que ter um líder, golpe tem que ter uma pessoa estimulando, apoio de outras instituições interessadas, como as Forças Armadas. E não teve isso. Ali foram vândalos, baderneiros, que queriam demonstrar sua revolta achando que aquilo ali poderia resolver talvez com o não prosseguimento do mandato do presidente Lula— disse Motta.

SEM EXAGERO – O presidente da Câmara também defendeu que não haja “exagero” nas punições contra os condenados do 8 de janeiro, em relação a pessoas que não cometeram “atos de tanta gravidade”.

—Você não pode penalizar uma senhora que passou na frente lá do Palácio, não fez nada, não jogou uma pedra e recebe 17 anos de pena para regime fechado. Há um certo desequilíbrio nisso. Nós temos de punir as pessoas que foram lá que quebraram que depredaram, essas pessoas sim, precisam e devem ser punidas para que isso não aconteça novamente. Mas entendo que não dá para exagerar no sentido das penalidades com quem não cometeu atos de tanta gravidade” — complementou Motta.

SOBRE ANISTIA – Em entrevista ao Globo, Motta afirmou que a proposta que trata sobre a anistia dos condenados, em tramitação no Congresso, é de difícil consenso e que o tema cria tensão com o STF e Executivo.

—Não podemos inaugurar o ano legislativo gerando mais instabilidade. Teremos de, em algum momento, em diálogo com o Senado, combinar como faremos com esse tema. Vamos sentindo o ambiente na Casa. Não faremos uma gestão omissa. Enfrentaremos os temas, mas com responsabilidade e sem tocar fogo no país—disse.

Ele afirmou ainda que pautar o projeto não foi condição imposta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para que o seu partido, o PL, apoiasse sua eleição para a presidência da Câmara, mas ele pediu que não houvesse empecilho para sua tramitação.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Nada de novo no front ocidental. Como os leitores da Tribuna estão cansados de saber, a anistia está sendo preparada para entrar no forno. No Congresso, a grande maioria é a favor. Somente o PT, o PCdoB e o PSOL são radicalmente contra, embora Lula seja ardoroso defensor (nos bastidores, claro). Mas isso vai durar pouco, porque Lula logo sairá do armário. E como diz Marta Suplicy, se o estupro é inevitável, relaxa e goza. Comprem pipocas, a política brasileira é cada vez mais divertida. (C.N.)

10 thoughts on “Bolsonaro elogia Hugo Motta e defende “uma anistia humanitária”

  1. Tarcísio, fantoche de Bolsonaro

    Sem apoio de Bolsonaro, o insosso Tarcísio pode ser um Haddad sem Lula, um zero à esquerda, como Janaína Paschoal, Joice Hasselmann, Alexandre Frota e outros tantos medíocres, que só se elegem para cargos acima de vereador como fantoches bolsonaristas.

    Acorda, Brasil!

  2. O Brasil já é praticamente um Estado Criminoso, a corrupção é um modus vivendi, o atrativo para a ilegalidade e criminalidade é amplamente popular em razão da impunidade oferecida por uma justiça seletiva, a razão é facilmente substituída pelo saldo bancário, a política é o caminho mais fácil para o secesso financeiro desde que eliminado o caráter…e ainda querem incentivar essa tragédia moral da Nação anulando o curso processual de acusados de conspiração, depredação de patrimônio público e tentativa de golpe contra o poder constituído?
    Eu, como eleitor, coproprietário do patrimônio destruído e vítima coletiva do prejuízo causado pelos vândalos, Não Autorizo.
    Houve sentenças excessivas? Na ânsia de dar exemplo, houve sim! Seria lícito e desejável uma pressão democrática do Congresso sobre o STF para uma revisão geral das penas? Sem dúvida, o caminho certo e civilizado para corrigir uma falha da Justiça sem a demora de apelações formais! O que significa a movimentação da Câmara em torno de uma anistia geral e esdrúxula? Uma cuspida no rosto de cada um dos brasileiros que não atenderam o chamado dos golpistas e não compareceram à Praça dos Tres Poderes para depredar e provocar um confronto em que resultassem vítimas fatais que avalizassem a intervenção militar, e mais uma manobra asquerosa desse legislativo com objetivos eleitoreiros.

  3. Não seria o caso de se investigar a vida pregressa do agora presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) , uma vez que é público e notório a participação de grande parte dos congressistas na intentona golpista em 08/01/2023 em Brasília, por isso estão forçando a barra para uma anistia aos subversivos .

  4. Exceto a Revolução Pacífica do Leão, há cerca de 35 anos na estrada, diria “… Nada de novo no front ocidental. Como os leitores da Tribuna estão cansados de saber, a anistia está sendo preparada para entrar no forno. No Congresso, a grande maioria é a favor. Somente o PT, o PCdoB e o PSOL são radicalmente contra, embora Lula seja ardoroso defensor (nos bastidores, claro). Mas isso vai durar pouco, porque Lula logo sairá do armário. E como diz Marta Suplicy, se o estupro é inevitável, relaxa e goza. Comprem pipocas, a política brasileira é cada vez mais divertida. (C.N.)”
    This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

  5. EXCETO a Revolução Pacífica do Leão, há cerca de 35 anos na estrada, diria “… Nada de novo no front ocidental. Como os leitores da Tribuna estão cansados de saber, a anistia está sendo preparada para entrar no forno. No Congresso, a grande maioria é a favor. Somente o PT, o PCdoB e o PSOL são radicalmente contra, embora Lula seja ardoroso defensor (nos bastidores, claro). Mas isso vai durar pouco, porque Lula logo sairá do armário. E como diz Marta Suplicy, se o estupro é inevitável, relaxa e goza. Comprem pipocas, a política brasileira é cada vez mais divertida. (C.N.).
    http://www.tribunadainternet.com.br/2025/02/09/bolsonaro-elogia-hugo-motta-e-defende-uma-anistia-humanitaria/#comments http://www.tribunadainternet.com.br/2025/02/09

  6. Já está sendo divertido, o Brasil tem suportado todas as mazelas da esquerda festiva, da politicamente correta e da peculatária.
    A anistia.
    Gostaria de saber dos frequentadores do blog a posição quanto a anistia do Figueiredo, aquela que livrou a cara de assaltantes de banco, justiçamentos internos, terroristas da luta armada e de sequestrador de aeronaves e do embaixador americano e dos que botaram uma bomba no Aeroporto de Guararapes.
    São a favor daquela e contra essa que ainda não saiu?
    Eu sinto que o editor é a favor das duas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *