Ipec desestimula o PT, pois 62% acham que Lula não deve tentar reeleição

Pesquisa aponta que 62% da população é contra à reeleição de Lula

Pedro do Coutto

Pesquisa Ipec divulgada no último sábado aponta que 62% dos brasileiros avaliam que o presidente Lula da Silva não deveria se candidatar à reeleição em 2026. Outros 35% avaliam que Lula deveria buscar um quarto mandato, enquanto 3% não sabem ou não responderam ao levantamento.

Pesquisa realizada pelo mesmo instituto em setembro de 2024 mostrava que 58% dos brasileiros opinavam desfavoravelmente a uma nova candidatura, enquanto 39% avaliavam positivamente. Assim, houve oscilações dentro da margem de erro do levantamento de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

NOVO MANDATO – Entre quem declara que votou em Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro no segundo turno de 2022, 32% avaliam que o petista não deveria buscar um novo mandato. A proporção dos que avaliam negativamente a busca por um novo mandato é maior entre quem declara que votou em Bolsonaro (95%), em branco/nulo (68%) e não votou/não sabe/não lembra/não respondeu (56%).

O levantamento do Ipec também coletou, em pesquisa espontânea, as razões para o eleitorado brasileiro desfavorável a um novo mandato de Lula desaprovar uma eventual tentativa.

A análise vai de encontro à pesquisa Datafolha divulgada na última semana, que mostrou um tombo na popularidade de Lula, puxado por segmentos que formam a base de sustentação do presidente. A atual gestão atingiu o menor índice de avaliação positiva de todos os mandatos do petista na série histórica do levantamento e o percentual do eleitorado que considera que Lula 3 é ótimo ou bom caiu 11 pontos percentuais em apenas dois meses, de 35% para 24%.

AVALIAÇÃO – No grupo que declara ter votado em Lula no segundo turno das eleições de 2022, a queda é ainda maior, de 20 pontos. A avaliação negativa do governo (ruim ou péssima) também é recorde e subiu, no período, de 34% para 41%. Já o percentual da população que considera a gestão regular variou de 29%, em dezembro, para 32% no levantamento mais recente.

Mais um golpe para o governo Lula que tentará emplacar um novo mandato. Os números expressam uma realidade que se divide entre o projeto de Lula e o que, efetivamente, reflete-se na opinião pública. A piora de sua imagem é sensível e pode levar a uma mudança no cenário eleitoral. Enfim, temos que aguardar o surgimento de outras pesquisas para que novas tendências confirmem ou não os últimos resultados.

Apesar do desgaste, o presidente segue liderando todos os cenários eleitorais testados por institutos de pesquisa para 2026. Segundo o levantamento mais recente da AtlasIntel, em um eventual primeiro turno contra Bolsonaro, o petista venceria por 44% a 40%. Contra Tarcísio de Freitas, o placar seria 41,1% contra 26,2%. Já um levantamento da Quaest, divulgado no início do mês, indica que Lula tem entre 28% e 33% das intenções de voto, dependendo dos adversários.

6 thoughts on “Ipec desestimula o PT, pois 62% acham que Lula não deve tentar reeleição

  1. Quanto à forte queda de popularidade de Lula

    “O que vale, estúpido, é a percepção das coisas, e não os números frios dos indicadores da realidade; esses são manipuláveis.”

    Fonte: Metrópoles, 17/02/2025 05:30 Por Ricardo Noblat

  2. Lula em queda livre: ‘Povo acordou para a farsa’

    “O povo está acordando para a farsa que é o governo Lula. Na campanha, ele prometeu de tudo, mas agora a realidade bate à porta. O que se vê é um governo que não entrega o que prometeu.

    A inflação corrói o bolso dos brasileiros, os juros estão nas alturas e a segurança pública está abandonada. O país percebeu que foi enganado por falsas promessas e discursos vazios”, afirmou o dep. Rodolfo Nogueira.

    “Os brasileiros estão percebendo que as promessas feitas durante a campanha não estão sendo cumpridas. O governo prometeu melhorias que não se concretizaram, e agora a população sente os efeitos dessa falta de compromisso”, declarou a dep. Silvia Waiãpi.

    “A queda na aprovação reflete a decepção do povo com um governo que não entrega o que prometeu. As promessas de campanha se mostraram vazias, e a realidade é de um país enfrentando desafios sem soluções efetivas”, destacou o dep. Sanderson.

    “Lula prometeu um Brasil melhor, mas o que vemos é o aumento da insatisfação popular. A população está cansada de promessas não cumpridas e de uma gestão que não atende às necessidades reais do país”, comentou o dep. Rodrigo Valadares.

    Fonte: Diário do Poder, 16/02/2025 0:29 Por Cláudio Humberto

  3. O Ricardo Noblat é, talvez, o maior dos maiores jornazistas em atividade no Brasil. Tudo o que ele escreve se resume em uma única frase: Eu amo o Lula. Ele consegue ser mais patético que o Janio de Freitas e o Pedro do Coutto, juntos.

  4. Não desejar a reeleição de Lula não quer dizer não votar nele. Em vista dos adversários aventados, até então, a opção por Lula ainda é a maior em percentual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *