/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/X/O/WjW6uOQpmGFaZbCqipPg/whatsapp-image-2025-02-18-at-14.44.19.jpeg)
Bolsonaro faz pressão no Congresso para aprovar a anistia
Lauriberto Pompeu
O Globo
O ex-presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira que já há maioria na Câmara para a aprovação da anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro. Em meio à expectativa de ser denunciado nesta semana por tentativa de golpe de estado pela Procuradoria-Geral da República, Bolsonaro foi reunir apoio de parlamentares da oposição no início da tarde no Senado.
Perguntado sobre o posicionamento da Procuradoria, o ex-presidente disse ter “zero preocupação” com a manifestação do Ministério Público.
APOIO DE KASSAB – O ex-presidente sinalizou ainda que recebeu o aval do presidente do PSD, Gilberto Kassab, para emplacar a pauta da anistia. “Há dez dias conversei com Kassab, conversa reservada. Ele falou já parte do que aconteceu. Hoje o que eu sinto conversando com parlamentares, como os do PSD, a maioria votaria favorável. Acho que na Câmara já tem quórum para aprovar a anistia”, disse.
Bolsonaro também tratou sobre a recepção do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a familiares de um preso do 8 de janeiro:
“Conversei lá atrás com ele. Hugo Motta dá declarações, recebeu aquela senhora com seis filhos, cujo marido está foragido, talvez esteja na Argentina. Essa punição é justa? Essa dosimetria é justa? 17 anos de cadeia? Foi o que o Hugo Motta disse: ‘Não podemos ignorar a pauta do maior partido da Câmara”.
E O GOLPE? – Ao ser questionado sobre sua suposta participação em uma tentativa de golpe, Bolsonaro citou a fala de um “amigo”. Segundo essa pessoa, nem o serviço secreto de Israel sabia sobre qualquer movimentação neste sentido.
— Você já viu a minuta do golpe? Não viu. Viu a delação do Mauro Cid? Não viu. A frase mais emblemática, tem uns 30 dias mais ou menos, um amigo que deixei em Israel falou o seguinte: “Que golpe é esse que o Mossad não estava sabendo?”. Nenhuma preocupação com essa denúncia, zero
O ex-presidente também reagiu à condenação imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o tornou inelegível por ataques à lisura do pleito de 2022.
DISSE BOLSONARO – “Por que eu estou inelegível pela Justiça Eleitoral? Por ter me reunido com embaixadores? Eu não me reuni com traficantes no morro do Alemão. Por que discursei no 7 de setembro? Usei os meios do 7 de setembro para angariar eleitores? Acabou o desfile, entreguei a faixa, subi no carro de som e fui falar com o povo. Isso é motivo de inelegibilidade? Eles querem negar a democracia e me proibir de disputar a eleição”, afirmou Bolssonaro, acrescentando:
“Estão com medo do quê? A pesquisa hoje diz que estou cinco pontos na frente do nove dedos (Lula), inclusive a dona Michelle (Bolsonaro) na frente dele. É sinal que ele (Lula) está derretendo, é incompetente, o povo está sofrendo”.
COM SENADORES – Bolsonaro foi ao Senado na tarde de hoje para participar de um almoço com senadores da oposição. Estiveram presentes nomes como Tereza Cristina (PP-MS), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Marcos Rogério (PL-RO), Eduardo Gomes (PL-TO), Rogério Marinho (PL-RN) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Marinho, que é líder da oposição no Senado, acompanhou o ex-presidente no trajeto da sede do PL, em Brasília, até o Congresso. Antes de Bolsonaro chegar para o almoço, senadores aliados minimizaram a iminente denúncia que deve ser oferecida pela PGR e, assim, como fez Bolsonaro, citaram o levantamento feito pelo Paraná Pesquisas, que foi encomendado pelo PL e mostra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o próprio ex-presidente em vantagem numérica em relação ao petista nas intenções de voto para 2026.
FICHA LIMPA – Bolsonaro ainda fez novas críticas à lei da Ficha Limpa, que proíbe pessoas condenadas em segunda instância de se candidatarem. Antes defensor da iniciativa, ele disse hoje que a lei ” está sendo usada para beneficiar a esquerda e perseguir a direita”.
Ele também disse que o presidente americano Donald Trump não teria sido eleito se a legislação existisse nos Estados Unidos.
“A anistia é uma coisa e a lei da Ficha Limpa é outra. Os Estados Unidos não tem a lei da Ficha Limpa, se tivesse o Trump estaria inelegível. A prioridade para mim é a anistia, para essas pessoas que estão presas e são inocentes. Imagina vocês, a mãe acordar e dormir sem o filho do lado”, acentuou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – No Congresso, acho que Bolsonaro consegue aprovar a anistia. Seu problema passará a ser o Supremo, que inevitavelmente será acionado para decidir se a anistia aprovada pelo Congresso é constitucional. Aí, como diria o jornalista e cronista Sérgio Porto, “o bode que deu vou te contar”. Comprem mais pipocas. (C.N.)
Lambança aloprada
No dia, o país era terra onde um golpe poderia ser dado sem nenhuma resistência significativa (de parte da população teria até aplausos).
Não tivesse fugido e permanecido, era só ele chegar ao local, durante a invasão, e seria aclamado ditador e entronizado, tanto pelos invasores quanto por forças, que compareceriam de imediato e em peso para apoiar o evento, em nome dá, de, do… etc. etc. etc.
Tanto que, alertado da iminente derrubada, barba fugira no dia anterior para cidade do interior paulista.
O golpe não se sucedeu devido à covardia e falta de liderança do fujão, que sempre ‘terceirizou’ ações as quais deveria capitanear.
Ou alguém teria alguma dúvida disso?
O Bolsojegue é um cagão de mão cheia.
Covardão , não só ele como seus filhotes.
São uma famíglia de rola b****a.
Nem sabem o porque que o alfabeto começa com a e termina com z
È só mais um traidor da Pátria que mentiu , debochou, desdenhou, do povo brasileiro.
Já teve a sua chance, deveria pegar o boné e recolher-se á sua insignificância.
Uma das coisas que me deixou revoltado, foi que o Bolsokagão , prometeu que iria acabar com a Maldita da Reeleição, tem vídeos do jumento falando sobre, mas na primeira semana sentado na cadeira, já estava falando em se reeleger….
Se tivesse cumprido a palavra, hoje as coisas seriam bem diferente.
Mas o cagão preferiu estender o tapete vermelho para o Latrocida e sua Facção Criminosa…
Vão todos eles para ponte que caiu em Paris…..
Sr. Newton,,
Esquece a picanha e os ovos, tanto de galinhas como de patas e de emas…
Veja o que a Assessoria de Comunicação do Regime Soviético nos oferece para trocar os alimentos porque estão caros…..
Mas cuidado, tem que comer grilos saudáveis, alguns podem estar contaminados….
A que ponto chegou a Rede de Esgoto, Depravação, Drogas, & Dólares na Cueca…
“‘..Você comeria um grilo? Ricos em proteína e com baixo impacto ambiental, insetos são recomendados na alimentação
É preciso tomar cuidado com a qualidade dos produtos, que podem estar contaminados…”
Alô, Cabral, cadê você e as Caravelas.??
Só nesta Terra de Santa Cruz do Absurdo é possível imaginar um político, além de corrupto, ex-terrorista e indiciado por subversivo, liderando movimento parlamentar para sua própria anistia “antecipada” ou impunidade judicial.
A respeito, eu respondi assim a um amigo ex-bolsonarista, no X:
Oh, Marco! Ou você não se livrou ainda de um laivo bolsonarista, ou não pesquisou minuciosamente a vida civil, militar, parlamentar, miliciana e presidencial do indivíduo, para achar a denúncia abusiva.
Eu duvido que haja neste país, um facínora com uma capivara criminal tão extensa e diversificada quanto a dessa aberração que chamam de Mito.