Procuradoria acusa Jair Bolsonaro de ter “tentado” dar o golpe de estado

Paulo Gonet – Wikipédia, a enciclopédia livre

Gonet diz ao STF que aceita denúncia contra Bolsonaro

Mariana Muniz
O Globo

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na investigação envolvendo uma trama golpista para mantê-lo no poder após as eleições de 2022. A acusação foi  apresentada na noite desta terça-feira pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Após o oferecimento da denúncia pela PGR, o caso será remetido ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo e, depois, apreciado pela Primeira Turma.

DENÚNCIA FATIADA – O Globo apurou que Gonet bateu o martelo e, inicialmente, a denúncia inclui, além do ex-presidente, o general Walter Braga Netto e outros 32 integrantes do plano considerados como parte da “cúpula” da trama golpista.

Mais cedo, Bolsonaro negou que tenha participado de uma trama golpista.

— Você já viu a minuta do golpe? Não viu. Viu a delação do Mauro Cid? Não viu — disse Bolsonaro nesta terça-feira, durante visita ao Senado.

CHEFE DO GOLPE – A Polícia Federal apontou, no relatório de 884 páginas encaminhado ao STF no final do ano passado, que Bolsonaro “planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva” em um plano de golpe de Estado para mantê-lo no poder no fim de 2022. Além dele, outras 39 pessoas foram indiciadas pelos investigadores.

As investigações apontaram para o envolvimento do ex-presidente em trama golpista após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

Além do ex-presidente e do general Braga Netto, foram indiciados e agora denunciados o general Augusto Heleno, ex-Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Paulo Sérgio Nogueira, que foi ministro da Defesa e o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

ESTADO DE DIREITO – Segundo a PF, os “atos executórios” realizados por um grupo “liderado” por Bolsonaro tinham o objetivo de abolir o Estado democrático de direito — “fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro”. Desde que foi indiciado, o ex-presidente tem negado envolvimento em qualquer discussão sobre tentativa de golpe no fim de seu governo.

A expectativa no STF é que ao menos até o final do ano o julgamento seja concluído, evitando que o caso siga para 2026, ano eleitoral.

E o que acontece agora? A denúncia é a acusação formal contra Bolsonaro e seus aliados, que  se tornam réus, após a análise dos indícios levantados pela Polícia Federal e a denúncia da PGR.

MORAES RELATA – O caso tem como relator o ministro Alexandre de Moraes, responsável pela próxima etapa do processo: dar prazo de 15 dias para que as partes se manifestem.

Em seguida, a Primeira Turma do STF decide se a denúncia da PGR será recebida ou rejeitada. Caso os ministros entendam que há indícios do cometimento de crime, a denúncia será recebida, e o ex-presidente vai virar réu, junto com os outros denunciados.

Só então, inicia-se a fase de instrução do processo, em que são apresentadas mais provas e os réus são ouvidos, pode haver solicitação de diligências e perícias, bem como pedidos de nulidade. Uma vez encerrada a instrução do caso, é Moraes, na condição de relator, que deverá elaborar o voto. Não há prazo para que essa análise seja feita e o julgamento só ocorre após a apresentação do relatório.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
– Como já se sabia de antemão, Bolsonaro e os demais acabam de ser denunciados, mas há carência de provas materiais. A base da denúncia e do julgamento é considerar que o 8 de Janeiro foi “tentativa” de golpe. A defesa vai alegar que até pode ter havido “planejamento”, mas não ocorreu a “tentativa”, porque planejar sem tentar não é considerado crime. Diante disso, comprem pipocas, porque a novela será demorada. (C.N.)

11 thoughts on “Procuradoria acusa Jair Bolsonaro de ter “tentado” dar o golpe de estado

  1. “Dizer a vocês, que qualquer decisão do senhor Alexandre de Moraes, esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou, ele tem tempo ainda de pedir o seu boné e ir cuidar da sua vida. Ele, para nós, não existe mais.”
    Pela Constituição brasileira, ninguém pode descumprir decisão judicial.

    “Ou esse ministro, Alexandre de Moraes se enquadra, ou ele pede para sair. Não se pode admitir que uma pessoa apenas, um homem apenas turve a nossa liberdade. Dizer a esse ministro que ele tem tempo ainda para se redimir, tem tempo ainda de arquivar seus inquéritos. Sai, Alexandre de Moraes. Deixa de ser canalha. Deixa de oprimir o povo brasileiro, deixe de censurar o seu povo. Mais do que isso, nós devemos, sim, porque eu falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade”.

    Nem vou citar a fonte porque até as pedras escutaram esse paranóico.

    ATENÇÃO:
    Pela Constituição brasileira, ninguém pode descumprir decisão judicial.

    O estrume ambulante precisa entender que não é necessário ver minuta de golpe e nem escutar o mauro cid.

    Tá com o kú na mão!

    O que eu acho?
    Eu acho pouco!

    Esse M. metido a ditador, vai c@g@r o quilo certo!

    José Luis

    P.S. O nosso mestre, Carlos Newton, não perde uma oportunidade de jogar iguarias de capim pro gado cativo.
    A NR, é um primor.🤣

    O gadinho deve estar babando diante das guloseimas, atiradas pelo nosso editor.

    Uma grande notícia!
    Já estou comemorando!

    QUE ESSE FDP, MORRA NA JAULA!

  2. Tentativa é uma palavra que pode ser interpretada de várias maneiras. No caso do golpe de Estado tentado (é o que penso), então, a festa de interpretação de tal palavra é grande.

  3. Aos petistas sanguinários (do dinheiro público pois sem ele não vivem) recomendo que leiam todo o ordenamento jurídico brasileiro. Não vão encontrar nenhum capítulo, artigo ou alínea sequer que fale em “tentativa de alguma coisa”. Tentativa de golpe não existe ou houve o golpe e ele foi frustrado ou vitorioso ou o golpe nunca existiu. E, sem o golpe não existe crime. A denúncia da PGR é tecnicamente infundada e e feita ao gosto do Moraes. Resta ver se o Moraes vai ter peito e coragem para aguentar as consequências que virão.

  4. Prezado Sr. Eliel,
    Tenho muitos defeitos como qualquer ser humano.
    Mas lhe garanto que não tenho a mínima semelhança com essa escrotidão ambulante.

    Isso é uma alma ruim, uma pessoa totalmente do mal!

    Não tenho o menor jeito pra ser um déspota ou tirano como esse imbecil.

    Vocês queriam um golpe de Estado e eu, não quero uma ditadura.

    Respeito sua opinião, mas por favor, me deixe comemorar em paz.

    Repito, hoje vou continuar comemorando, e vou comemorar até o dia que Jair Messias Bolsonaro for preso.

    Vou lhe contar um segredo: ESTOU ESFUZIANTE COM ESSA NOTÍCIA E NINGUÉM VAI ESTRAGAR A MINHA FELICIDADE.

    Por isso, estou aberto ao debate e a troca de opiniões, mas sem agredir os tribunários.
    Eu brinco, mas não agrido ninguém.

    Deixo um grande abraço pro senhor e espero que desta feita tenhamos chutado a ditadura definitivamente do nosso amado, e cheio de defeitos, Brasil.

    Por outro lado, tenho certeza que o Sr. não se parece com o Bolsonaro, é impossível alguém se parecer com ele.

    Cordialmente,
    José Luis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *