Braga Netto foi “elo” de Bolsonaro com golpistas, diz Mauro Cid

Bolsonaro tenta jogar trama golpista para militares - 30/11/2024 - Poder - Folha

Qual é o critério? Heleno fica solto e Braga Netto está preso

Augusto Tenório
Metrópoles

Ex-ajudante de ordens da Presidência da República, o tenente-coronel Mauro Cid afirmou que o general Braga Netto atuou como “elo” entre o então presidente Jair Bolsonaro e manifestantes golpistas. A declaração consta na delação premiada assinada pelo auxiliar, que teve sigilo retirado nesta quarta-feira (19/2) após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente e outras 33 pessoas no inquérito que apura articulações para viabilizar um golpe de Estado.

De acordo com a delação de Cid, Braga Netto “conversava constantemente com o ex-presidente” e seria o general “o elo entre os manifestantes” e o então mandatário. Ele se refere às pessoas que estavam acampadas em frente aos quartéis após a derrota de Bolsonaro em 2022, pedindo intervenção militar para impedir a chegada de Lula ao Poder.

MANIFESTAÇÕES – Na delação, Mauro Cid afirma que Braga Netto “atualizava o ex-presidente sobre as manifestações”.

O general foi o vice na chapa de reeleição de Bolsonaro e ocupou dois ministérios no governo passado: a Casa Civil e a Defesa. Dessa forma, o militar era visto como um nome de extrema confiança do ex-mandatário.

Como mostrou a coluna, um vídeo que exibe a interação do general da reserva com os manifestantes golpistas também foi utilizado pela Polícia Federal para prender Braga Netto. A gravação mostra um diálogo do general com bolsonaristas em frente ao Palácio da Alvorada, em 18/11 de 2022.

DISSE O GENERAL – Na ocasião, o militar falou: “O presidente tá bem. Está recebendo gente, sem problema nenhum, tá? Vocês não percam a fé. É só o que eu posso falar para vocês agora. Tá bom?”. A manifestante, então, replica:

“A gente tá na chuva, tá no sol. Ninguém escuta”. O então ministro respondeu: “Eu sei, senhora. A senhora fica… Tem… Mas tem que dar um tempo, tá bom? Eu não posso conversar”.

Braga Netto está preso desde o dia 14/2, após a PF descobrir que o general teria tentado obter informações sobre a delação de Mauro Cid. O militar também teria agido para alinhar versões entre os investigados nos inquéritos.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
As grandes dúvidas são as seguintes: Bolsonaro será preso? Braga Netto continuará preso? Essa contradição mostra que o critério adotado pelo ministro Moraes é justamente não ter critério. (C.N.)

8 thoughts on “Braga Netto foi “elo” de Bolsonaro com golpistas, diz Mauro Cid

  1. Se ficar muito em cima da delação de cid pode dar n’água.

    _____________

    Não demorou para Trump Prepotente nocautear Zelensky Vigarista

    Donald Trump, disse que Volodymyr Zelensky é um “ditador sem eleições” e faz um ‘péssimo trabalho’ no cargo.
    Segundo Trump, Zelensky levou a Ucrânia a uma guerra que não poderia ser vencida e provocou a “morte desnecessária de milhões”.
    Trump afirmou ainda que Zelensky é um ‘comediante mequetrefe’ que precisa “agir rápido ou não terá mais um país”.

    Fonte: Poder360 19.fev.2025 – 15h22 Por Fernando Rodrigues

    Comentamos aqui há alguns dias sobre o fato de Zelensky estender a guerra ser interpretado como ambição de permanência no cargo: “para fazer guerra dá, para fazer eleições não?”.

  2. Senhor Panorama , foram os ” Ingleses e o Franceses ” quem provocaram e iniciaram a guerra da Ucrânia contra a Rússia , usando os golpistas Ucranianos Volodymyr Zelensky e seus comparsas ao atacarem o povo Russo residentes na Crimeia , por isso não é de interesse dos Ingleses e Franceses o fim dessa guerra , mas querem arrastar e envolver os países Europeus e todos os países-membros da OTAN para essa guerra , por isso não permitem que Volodymyr Zelensky negocie com a Rússia fim da guerra , com o agravante de que escondem de seus respectivos povo as perdas ” econômicas – financeiras ” com a guerra instigadas , provocadas e iniciadas pelos Ingleses x Franceses .

  3. Senhor Ricardo Sales , lembre-se que fora o próprio Jair Bolsonaro , quem primeiro tirou o corpo fora , responsabilizou e jogou seu então ajudante de ordem Mauro Cid no fogo , entregue as traças e a própria sorte , acusando-o por tudo que aconteceu e foi de sua própria iniciativa e alto recreação , sem o seu conhecimento .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *