
Os dois em crise, numa disputa cada vez mais polarizada
Míriam Leitão
O Globo
Uma avalanche caiu sobre a oposição ligada ao bolsonarismo. O ex-presidente e seu quartel general foram denunciados, a delação do ajudante de ordens revelada e os vídeos expostos. Os fatos e diálogos descritos na denúncia exibem a evidência de uma longa urdidura contra a democracia.
Já o governo Lula passou a semana em disputas internas, frituras públicas e encarando a crise de preços de alimentos agora encarnada no ovo. Cada um vive sua agonia, mas com uma enorme diferença.
MUITAS AGRURAS – Lula enfrenta as agruras de governar um país com orçamento apertado, coalizão parlamentar adversa, preços instáveis. Jair Bolsonaro está sob o cerco da Justiça pelo crime de tramar um golpe de Estado. Lula está perdendo popularidade, Bolsonaro pode ir para a prisão.
Lula tem se confundido na economia. Sugeriu à Petrobras entregar os combustíveis diretamente aos consumidores, uma proposta sem viabilidade logística e econômica. Avisou que vai conversar com os atacadistas para derrubar o preço do ovo.
Enquanto isso, o ministro Fernando Haddad desembarcou de volta do Oriente Médio, na sexta-feira, diretamente para apagar um incêndio. A demora na aprovação do Orçamento e a alta de juros fizeram o Tesouro suspender as liberações do Plano Safra. Na prática, isso ameaçava a próxima colheita, mantendo a pressão de preços de alimentos. Haddad anunciou um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões.
PRODUÇÃO MENOR – O calor tórrido reduziu a produção de ovos e aumentou o preço do milho, alimento do frango. Nos Estados Unidos, poedeiras foram sacrificadas no combate à gripe aviária, o que reduziu a oferta de ovos. Eles importaram de outros países, inclusive do Brasil.
Há uma lógica no grupo das proteínas. Quando o preço da carne bovina sobe, aumenta o consumo de suínos, pescados, aves e ovos. O ovo vira o último refúgio de quem procura proteína barata. É isto que explica a crise do ovo.
A grande alta de preços de alimentos ocorreu no governo Bolsonaro, mas o governo Lula não tem entendido os ciclos dos preços de alimentos, nem sabido lidar com os problemas pontuais. Lula sempre tem uma ideia que parece boa e está errada.
DELAÇÃO DE CID – Contudo, é na direita que a derrota é realmente grande. Ouvir a delação de Mauro Cid é impactante, por ser o relato de uma aberração, um governo que não governava e gastava o tempo em paranoias, conspirações, motociatas pagas com o dinheiro público e venda de joias públicas para encher o bolso do presidente.
Mas a denúncia impressiona mais que a delação, pelo acúmulo de provas encontradas pela Polícia Federal durante a investigação e pela construção sólida da peça acusatória.
“Durante as investigações, foram encontrados manuscritos, arquivos digitais, planilhas e trocas de mensagens reveladoras da marcha de ruptura da ordem democrática”, diz o procurador-geral da República.
CONSPIRAÇÃO – As trocas de mensagens, captadas nos aparelhos eletrônicos de todos os envolvidos, mostram o andamento da conspiração. Os documentos guardados nos computadores e celulares dos investigados somam uma montanha de provas.
Em vários diálogos, eles lamentam não terem encontrado qualquer problema nas urnas, mesmo assim mantiveram o discurso de fraude eleitoral. O então presidente proibiu a divulgação, ao fim do primeiro turno, do resultado da sindicância feita pelos militares que concluíra pela inexistência de fraude.
“O brigadeiro Batista Jr., comandante da Aeronáutica, interrogado, disse que não participou, mas ouviu que houve determinação para não divulgar”.
MENSAGEM A CID – O coronel Sérgio Cavaliere de Medeiros enviou uma mensagem ao Mauro Cid sobre o assunto: “Espero, sinceramente, que vocês saibam o que estão fazendo.” Cid respondeu: “Eu tb…Senão estou preso.” Isso não está na delação, é um dos vários diálogos que mostram que eles sabiam que cometiam crimes.
Entre as muitas anotações reveladoras da agenda do general Heleno está esta: “Aras se aproximou da Abin”. É um flagrante da contaminação se espalhando. Na Abin, Alexandre Ramagem escrevia cartas ao presidente insistindo para que ele falasse em fraude nas eleições, e o estimulando a tomar medidas autoritárias. “A função de chefe de Estado está acima dos Três Poderes.”
Lula está com um governo em dificuldades, enquanto Bolsonaro tem diante de si as provas encontradas com os denunciados, que sustentam qualquer processo, mesmo sem a delação. Mas ela existe e é eloquente. Contra isso, Jair Bolsonaro terá que lutar para escapar da prisão.
Traduzindo:
É hora de um privatista, tipo o Tarcísio.
Alguém com a cara do Paulo Guedes .
É o quem sugere o CN, assim como sugeriu fortemente aqui no espaço:
o Aécio,amou o Cunha e Moro,olhos brilharam pelo Temer e o bozo….bem o quê descrever?
Encontrou seu destino na extrema direita.
Um porco.
Miriam Leitão, lembrou bem: “os vídeos” comprometedores!
Cadê aqueles videos do Ministério da Justiça, apagados e não restabelecidos por existentes programas especializados?
A equipe de Musk, certamente resolveria esse impasse!
A Miriam Leitoa é aquela do tá ruim mas tá bom. A petezada morrendo de medo do Bozo pois sabem que o Lula perde para qualquer um da direita. Até mesmo para a Michelle. Sem o Bolsonaro, a eleição fica muito mais fácil, porque o Lula não tem sucessor e até 2026 vai estar em uma casa para idosos. A senilidade é galopante.
Essa Leitoa é lamentável 👺
Esforço inútil de uma lulista traíra (atacou Lula no mensalão) tentando se reabilitar perante ‘seu senhor’ numa comparação sem valor jornalístico da draga em que se acha Bolsonaro com a perda de popularidade de Lula.
Após atacar Lula no escândalo de corrupção do mensalão, do petrolão etc., a lulista traíra tem tentado inutilmente nos últimos tempos se reabilitar perante o ‘seu senhor’, desta feita com essa comparação sem valor jornalístico da draga em que se acha Bolsonaro com a perda inclemente de popularidade de Lula.
Tragam um Oscar para este cidadão….
Dona Múmia Lixão é a mesma que disse que a gasolina está alta e é bom para o preto, branco pobre e favelado. porque estes vão ser beneficiado pelo aumento
Pobre não anda de carro, então pela ótica da ecomunista, só rico que tem carro…..
A guerrilheira e assaltante de bancos não tem a coragem de visitar uma favela para ver o “montão de carros” que o preto, branco pobre e favelado tem estacionado pelas garagens, ruas e avenidas das favelas……
Isso que dá ficar no Apartamento Triplex do Leblon e Vila Madalena fazendo seus artigos cheios de colesterol e totalmente fora da realidade brasileira……
Lula (drão) puxou o coro dos ataques a Miriam Leitão
https://www.youtube.com/watch?v=fUULgD3p81g
Ministra da Fazenda…
“Mas eu quero dizer que, se um dia, se Deus quiser e o povo brasileiro assim desejar e eu voltar, eu vou chamar a Míriam Leitão para ser minha ministra da Fazenda, porque eu nunca vi ninguém dar mais …
“Eu, sinceramente, não sei como é que a Globo mantém uma pessoa que não acerta uma. Quando a gente tava no governo, a crítica era pela desgraça, agora é tentando achar um jeito de vender alguma coisa …
“Mas eu quero dizer que, se um dia, se Deus quiser e o povo brasileiro assim desejar e eu voltar, eu vou chamar a Míriam Leitão para ser minha ministra da Fazenda, porque eu nunca vi ninguém dar mais palpite errado do que essa mulher.””
– Daqui para frente é a Miriam Leitão falando mal da Dilma na televisão, e a gente falando bem dela (Dilma) na periferia. É o (William) Bonner falando mal dela no “Jornal Nacional”, e a gente falando e a gente falando bem dela em casa. Agora somos nós contra eles – ameaçou Lula.
Agora somos nós contra eles…”
he!eh!eh
Dona Míriam Leitão não faz jornalismo isento. Sua matéria parcial, faz ativismo político ideológico de esquerda. Está apoiando algo contra Bolsonaro que sabe não ser verdade. Ela foi presa em 1972, por fazer parte do PCdoB (Partido Comunista do Brasil), considerado “subversivo” na época.
“A animosidade dos Bolsonaros contra Míriam Leitão começou em agosto de 2018, quando ele participou da série de entrevistas com presidenciáveis na Central das Eleições na GloboNews.
A jornalista mediou a sabatina que contou com outros oito jornalistas do Grupo Globo. Ao ser questionado a respeito da reiterada negação da ditadura, o candidato reagiu.”
“Quero aqui elogiar, saudar a memória do senhor Roberto Marinho. Editorial de capa do jornal ‘O Globo’, de 7 de outubro de 1984. Abre aspas. Participamos da revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica; distúrbios sociais, greves e corrupção generalizada. Fecha aspas. O senhor Roberto Marinho foi um democrata ou um ditador?”
Minutos mais tarde, na volta de um intervalo, Míriam Leitão repetiu o que alguém dizia a ela pelo ponto eletrônico. “Em relação às declarações do candidato Jair Bolsonaro sobre ‘O Globo’ em 1964, o Grupo Globo emitiu a seguinte nota.”
Surpreendido, Bolsonaro ficou sério. “Abre aspas. O candidato Jair Bolsonaro disse há pouco que Roberto Marinho, em editorial de 1984, afirmou que participava do que chamava de revolução de 64, identificado com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas.”
E a jornalista prosseguiu. “É fato. Como todos os grandes jornais da época, com exceção da ‘Última Hora’, ‘O Globo’ apoiou editorialmente o golpe, com o objetivo reiterado por Roberto Marinho, 20 anos depois. O candidato Bolsonaro esqueceu-se, porém, de dizer que em 30 de agosto de 2013, ‘O Globo’ publicou um editorial em que reconheceu que o apoio ao golpe de 64 foi um erro.”
Observem:
– A Jornalista foi absolvida em 1974, antes da Lei da Anistia. Em sentença proferida em 5 de agosto de 1974 pela Justiça Militar do Rio de Janeiro, Miriam e mais 18 pessoas foram absolvidas das acusações (aqui). Ou seja: a decisão foi tomada cerca de cinco anos antes da Lei da Anistia, promulgada em agosto de 1979.
– Tudo uma grande farsa. Muitas narrativas e muita criatividade. Segue a carruagem. O apresentador e editor do Jornal Nacional William Bonner causa polêmica ao comparar o telespectador ao personagem Homer Simpson.
Enfim, essa gente, imprensa amestrada, acha isso…
Fonte: https://www.terra.com.br/diversao/tv/rixa-entre-miriam-leitao-e-bolsonaro-comecou-ao-vivo-em-2018,c782bd48b08f51e47ab41ff5cfc5d348kb5odack.html?utm_source=clipboard
Na verdade (esqueça Dª Marcília), o que mais atormenta a leitoa é que – contado por ela – certa vez teve que ficar nua na frente de vários soldados … e nenhum deles ficou excitado !!!
Pelos agressivos e ordinários ataques à Mirian, tenho certeza de que só escreveu verdades que doeram na chusma.
Preclaro editor do blog: sabemos da independência e transparência, mas transcrever matéria da grobo com mirian porcão é despiciendo…
O Brasil só foi um país sério até Dom Pedro II. De lá pra cá virou o reino da hipocrisia.
Ministro Lewandowski impõe sigilo de 100 anos sobre sua carteira de vacinação
https://gazetabrasil.com.br/governo/2025/02/24/ministro-lewandowski-impoe-sigilo-de-100-anos-sobre-sua-carteira-de-vacinacao/
Miriam Leitão, é uma jornalista de Economia muito respeitada.
Miriam sempre criticou todos os governos, desde a Democratização em 1985.
Como dizia Millôr Fernandes, o jornalista que não crítica é melhor entrar no mercado de secos e molhados.
Qual arrazoado do artigo de Miriam Leitão, incomodou tanto os bolsonaristas?
A verdade sobre o falso mito, o ateu, que vive falando em Deus. Não é possível falar em Deus e Família e participar de planejamento de assassinatos, torturas, todas essas barbaridades, que um Golpe de Estado produz, além do medo de ser abatido na esquina, nas Universidades, nas redes dos Sindicatos e tirado de dentro de casa para nunca mais voltar.
Nota dez para Miriam Leitão e nota mil para o editor Carlos Newton, que postou esse brilhante artigo
Pronto falei, enquanto estou aqui, porque a ameaça de um Golpe de Estado é permanente, logo acredito, que nesta hora os gorilas estão tramando, como será a próxima intentona armada.
Sim Roberto, mas reporters lúcidos e compromissados com informação de qualidade, são uma verdadeira bofetada nesse refugo sujo e asqueroso dos robôs remanescentes do Gabinete do Ódio do Carluxo.
A intentona desarmada não funcionou.