Dino mostra que é só mais um ministro, como os outros
Bruno Teixeira e Henrique Sales Barros
da CNN , São Paulo
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino defendeu, nesta segunda-feira (24), o “protagonismo” que a Corte angariou nos últimos anos.
“É algo que veio para ficar”, disse Dino sobre o assunto em entrevista coletiva antes da palestra para estudantes de Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na capital paulista.
MUITOS ACERTOS – “É uma marca que traz muitos acertos, muitos pontos positivos. Às vezes traz problemas, pontos negativos, como toda instituição humana. Mas, certamente, o que não é possível é imaginar um Supremo omisso”, acrescentou.
Para Dino, “esse protagonismo do Poder Judiciário, às vezes criticado, na verdade, corresponde uma exigência social”.
“Não é uma opção individual de cada juiz que integra o Supremo, nem é um excesso”, disse. “O Judiciário nos últimos tempos entrou um pouco na linha de tiro das críticas de uma maneira geral. Às vezes são críticas justas, frequentemente são críticas injustas, às vezes são construtivas, às vezes são maldosas. Faz parte da vida democrática conviver com elas e levar a sério as críticas que merecem credibilidade”, disse.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O problema é justamente esse – o Supremo jamais erra, mas soltou o megatraficante André do Rap por motivo tolo. Também soltou Lula, em decisão altamente tendenciosa. Depois o descondenou, fazendo o mesmo com Marcelo Odebrecht, José Dirceu, Antonio Palocci, Leo Pinheiro e um monte de pilantras. O problema é que o Supremo não erra. O ministro Moraes, então, tornou-se totalmente à prova de erros. E por falar nisso, cadê as gravações do 8 de Janeiro no ministério da Justiça??? Cadê as gravações no Aeroporto de Roma??? Fala sério, diria Bussunda. (C.N.)
Dino está certo. O STF não deve ficar omisso.
Certamente os boçalistas queriam um STF amordaçado, então ficam só nas críticas desconstrutivas.
Se o legislativo não cumpre seu papel que é legislar através de leis, deixando muitas brechas, o que o STF pode fazer, senão interpretar a CF?
Um dos vários exemplos de que o legislativo não cumpre o seu papel é aquela da possibilidade de prisão depois da condenação em segundo grau. Em 2026 o STF errou na questão, pois a CF é clara: prisão em regime fechado somente após esgotados todos os recursos à justiça. Corrigiu em 2019. As exceções continuam válidas. Quem deve mudar esse tipo de coisa é o Congresso, assim como o endurecimento de leis para criminosos.
Outro tema que causa pôlemicas é a regulação das redes sociais.
polêmicas.
Senhor Vidal, não se meta nestas académicas discussões, onde até filósofos entram. embora tenha faltado Sócrates porque estava em Mar-a-Lago, aqui não se tratas de ética, lei ou justiça, muito menos de filosofia, aqui é uma equipe especializada em finanças internacionais analisando que moeda é mais valorizada, se o dólar da dupla Trump&Musk ou o real da Secom.
Nelson Gonçalves – Memórias do Café Nice
https://www.youtube.com/watch?v=r-eKTIFQ9y8
Eita, coisa boa…!!!
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O problema é justamente esse – o Supremo jamais erra, mas soltou o megatraficante André do Rap por motivo tolo. Também soltou Lula, em decisão altamente tendenciosa. Depois o descondenou, fazendo o mesmo com Marcelo Odebrecht, José Dirceu, Antonio Palocci, Leo Pinheiro e um monte de pilantras. O problema é que o Supremo não erra. O ministro Moraes, então, tornou-se totalmente à prova de erros. E por falar nisso, cadê as gravações do 8 de Janeiro no ministério da Justiça??? Cadê as gravações no Aeroporto de Roma??? Fala sério, diria Bussunda. (C.N.)
Sr. Newton
Coloque imediatamente o capacete de titânio..
A comunalhada (que palavra, diria Sr. Hélio)., vai jogar pedras sem dó nem piedade…
Estou com um preço bom nos capacetes, é só pedir..
Aquele abraço…
PS..
Essas NR são um jab direto no fígado do inimigo..
:0)
Estaríamos em guerra? Já temos inimigos? Se for assim a ética e justiça estão dispensadas, o que manda são as armas e a pontaria! Mal negócio, os CACs vão governar o país.
Sr. Newton
Esse é o Regime Sóvietico do Supremo Tucanal Federal do Sinistrão Papa Sordas….
Depois ficam chorando pelos quatro cantos que o Latrocida não tem mais popularidade entre os pretos, brancos pobres e favelados….
STF manda soltar 15 integrantes de quadrilha que opera tráfico de drogas em galerias de Campinas
https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2024/11/19/stf-manda-soltar-15-integrantes-de-quadrilha-que-opera-trafico-de-drogas-em-galerias-de-campinas.ghtml
Caro Carlos Newton, concluindo, pergunta-se:
Porque o esmero em “aprimorar” peças acusatórias, aplicando até tecnologia israelense na recuperação de iimagens e por outro lado o confesso desleixo e comprometedora inoperância, PREVARICANDO e ignorando a importância das citadas imagens do Ministério da Justiça em 08.01 e mesmo as suprimidas e “discriminadoras” do Aeroporto de Roma?
Quem, nisso poderá reconhecer legalidade e justiça?
Atenção, cúmplices/adoradores do maior larápio, mais desonesto e enganador que este país já viu: adotem estes marginais que foram soltos para que eles não lhes matem amanhã.
Sr. Newton
Outras causas para o “broxamento” do Latrocida nas pesquisas chapa-branca…
“…Ministro usou avião da FAB para voltar à praia após reunião com Lula
Juscelino Filho estava de férias na Bahia e diz que não havia voos comerciais para chegar a tempo, mas não explica retorno
PS.
Como é bom viver num Páis comunista…
eh!eh!eh
Segundo Platão e Aristóteles, “os tiranos são ditadores que ganham o controle social e político despótico pelo uso da força e da fraude. A intimidação, o terror e o desrespeito às liberdades civis estão entre os métodos usados para conquistar e manter o poder. A perpetuação nesse estado de ilegalidade é sempre difícil de conseguir apoio externo de outras nações, principalmente as democráticas.
Aristóteles atribuiu a vida relativamente curta das tiranias “à fraqueza inerente dos sistemas que usam a força sem o apoio do direito”. Maquiavel também chegou à mesma conclusão sobre as tiranias e seu colapso, quando das sucessões dos tiranos, pois “este (a tirania) é o regime que tem menor duração, e de todos, é o que tem o pior final” e, segundo as palavras deste, “a queda das tiranias se deve às desventuras imprevisíveis do ditador e apoiadores”.
Ah meu Brasil! A queda desses iluminados de Brasília será grande.
Outro expediente é a propaganda institucional, propaganda política constante e de saturação, de forma a cultuar a personalidade do líder como popular e carismático, ou líderes, ou mesmo o país, para manter o apoio da opinião pública. Uma das formas mais eficientes de se impor, à população, um determinado sistema é a propaganda subliminar, onde as defesas mentais não estão em guarda contra a informação que está a se introduzir no inconsciente coletivo. Esta se faz por saturação em todos os meios de comunicação que se tornam aliciados e parceiros do sistema. A censura também tem um papel muito importante, pois não deixa chegar as informações relevantes à opinião pública que está a ser manipulada através de NARRATIVAS e não de fatos concretos. Desta forma, ficam atados os dois extremos: primeiro satura-se o ambiente com propaganda a favor do regime, depois são censuradas todas as notícias ruins que possam vir a alterar o estado mental favorável ao sistema imposto de forma ditatorial.
Décadas atrás tinha uma propaganda do sabão em pó Rinso, ‘Lava mais Branco’, o stf virou uma lavanderia para políticos corruptos, traficantes e outros bandidos, que tem sua vidas limpas. Em especial o toffoli atualmente tem sido o limpa ficha suja de qualquer bandido
Tofolli é o Rinso do STF, o sujismundo sai mais limpo que bunda de santo.