
Charge do Bier (Arquivo Google)
Dora Kramer
Folha
Não havendo dúvida de que a denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro (PL) será aceita, o Supremo Tribunal Federal está na iminência de outra vez julgar ação envolvendo uma figura de proeminência-mor na República.
No caso do mensalão, o presidente Luiz Inácio da Silva (PT) não estava na lista dos processados, mas sua sombra pairava no ambiente que lhe foi desfavorável depois, quando o Supremo referendou as decisões de Curitiba na Operação Lava Jato.
NOVA PERCEPÇÃO – De lá para cá, o espírito e seu tempo mudaram; com eles, mudou a percepção da sociedade sobre o trabalho do STF. Pesquisas Atlas/Intel de setembro de 2024 e fevereiro deste ano apontam que metade (50% e 47%, respectivamente) da população não confia na imparcialidade dos magistrados.
A Justiça não tem de ser popular, mas precisa ser respeitada e, sobretudo, confiável. Fica neste patamar quando atua com equilíbrio não só nas decisões, mas também na observância das leis naturais da contenção ética por parte de seus operadores.
Na falta de tais atributos, o tribunal se torna vulnerável ao que o professor Oscar Vilhena chama de erosão da autoridade indispensável ao reconhecimento de condição moral para enquadrar a nação aos ditames da Constituição.
PESSOAL E PROFISSIONAL – Alguns dos atuais ministros, os menos contidos, quando confrontados com críticas, alegam que seu compromisso com a lei não inclui acordo com as expectativas da plateia. Estão certos quanto a sentenças, mas não quanto ao esperado em termos de procedimentos. Estes demandam sobriedade no pessoal e transparência no profissional.
São exigências nem sempre observadas. Há exemplos vastamente relatados. O mais recente, a ideia de se fazer um jantar de confraternização entre o STF e o presidente da República. O bom senso aconselhou o cancelamento devido à denúncia da PGR.
Do episódio, contudo, ficou registrada a falta de noção de que protocolos existem para delimitar prerrogativas e manter os Poderes cada qual no respectivo quadrado. A confiabilidade do julgamento em via de começar roga que assim seja.
Sr. Newton.
6:50 da madruga, escutando esta pérola do samba-rock..
https://www.youtube.com/watch?v=Beo_jHowU-I
aquele abraço
Sr. Newton,
O Sr. não vai acreditar, ops, errei, vai acreditar sim.
Saiu mais uma pesquisinha do Consórcio-Chapa-Branca-Ladrão..
È catastrófica para o desgoverno corrupto do Genocida de Nove Dedos e sua Facção Criminosa.
Estados-Jumentos que tem como bandido de estimação e acreditaram na picanha com cerveja já estão ‘abrindo” os “olhos” , as várias mentiras despejadas pela boca de diárreia não estão fazendo mais efeito no preto, branco pobre e favelado…
Quaest: desaprovação a Lula ultrapassa 60% em SP, RJ e MG; aprovação cai mais de 15 pontos na BA e em PE
Pela 1ª vez, desaprovação supera aprovação mesmo onde o presidente venceu as eleições em 2022, como Bahia e Pernambuco. Pesquisa foi feita em 8 estados que representam 62% do eleitorado brasileiro.
“Vote no Ladrão, e pague 30,00 contos no cafè Pilão.””
HA!HA!HA!HA!HA
No Carrefour
O café Pilão estava 33,99 o pacote com 500g.
Mas fizeram uma promoção para o preto, branco pobre e favelado e passou para 28,99
Bom, pelo menos aliviou o bolso do pobre para tomar café…
Ficou “menas” de 30,00 contos…
https://mercado.carrefour.com.br/s?q=caf%C3%A9+pil%C3%A3o&sort=score_desc&page=0
Nem o diabo quis fazer aliança com o PT.
https://www.tiktok.com/@qbnewsoficial/video/7151120909368134917
“..Pesquisas Paraná e Quaest corroboram queda na aprovação de Lula
Declínio na popularidade também foi identificado nas recentes pesquisas Datafolha e CNT/MDA…”””
PS..
È melhor parar com essas pesquisinhas, as cadelas do jornaleco LuladrãoNews vão ter um troço ao vivo…
Do jeito como Trump e asseclas estão ‘comandando’, ser ‘persona non grata’ no país não poderá virar uma láurea amanhã?
Após a imposição do “Sigilo de 100 anos”, de Lewandowski e as conclusões contidas no vídeo que segue, pergunta-se: Quem são os reais genocidas mundiais e seus asseclas?
https://www.facebook.com/share/v/1BN8anMDjT/
Off topic:
O ministro “Escondedor de imagens” disse esse absurdo e ninguém contestou, nem a imprensa.
“A ideia de auto protagonismo do Judiciário veio para ficar”, diz Dino
https://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/auto-protagonismo-do-judiciario-veio-para-ficar-diz-dino/
“Esta é uma marca do nosso tempo que veio para ficar. Essa ideia de auto protagonismo do Poder Judiciário – que não pode significar protagonismo total – é algo que veio para ficar. É a minha ótica. Principalmente, porque nós estamos vendo as dificuldades próprias da política. Se a política não consegue resolver os problemas, isto vai para algum lugar no mundo. E isto também se refere ao Brasil”, continuou.
Na visão de Dino, o Supremo está “condenado” a decidir sobre temas políticos, econômicos e sociais no lugar dos outros Poderes. Por esse motivo, segundo o ministro, o Judiciário deve se preparar para continuar sendo alvo de críticas.
CN, é isso mesmo? O supremo esta acima dos outros poderes? Isso é golpe!
deveria haver um https://pt.wikipedia.org/wiki/Baile_da_Ilha_Fiscal último baile da ilha fiscal, para o fim do atual supremo para uma corte suprema de ministros, no mínimo, togados…
Ministros só deveriam se pronunciar nos autos.
Se largar mão eles vão dançar lambada em praça pública ou desfilar em escola de samba.