Insensatez do STF tem motivação política e faz mal à democracia

Débora fez uma gozação e pode pegar 14 anos de cadeia

Lygia Maria
Folha

Débora Rodrigues dos Santos, que pichou a Estátua da Justiça com batom durante a invasão da Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023, foi condenada a 14 anos de prisão e multa de cerca de R$ 50 mil pelos votos dos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino —no julgamento, ainda faltam os votos de Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Trata-se de mais uma pena que carece de dosimetria e individualização dos atos no caso da turba de vândalos desmiolados —as primeiras condenações já variavam entre 14 e 17 anos.

CRIMES SOMADOS – Isso se dá porque os crimes arrolados incluem abolição violenta do Estado democrático de Direito, que, com emprego de violência ou grave ameaça, impede ou restringe o exercício dos poderes, e golpe de Estado, que se caracteriza por tentar depor por meio violento o governo legítimo.

Nas decisões, contudo, não está demonstrado como a depredação, sem armas ou apoio de força militar, derrubaria o governo ou impediria a atuação do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

Para piorar, Débora ficou dois anos em prisão preventiva, sendo 400 dias sem receber denúncia, e não há evidências de que poderia obstruir o processo ou representaria perigo à ordem pública.

FALTA DE CONTENÇÃO – O julgamento dos réus do 8 de janeiro é mais um exemplo de falta de contenção do STF, que se soma a avanços na seara do Congresso Nacional e ao descalabro do interminável inquérito das fake news, com suas infrações à liberdade de expressão.

Jair Bolsonaro, de forma covarde, irresponsável e autoritária, incitou sua massa de fiéis contra as eleições. Tal conduta vexatória para um chefe de Estado acirra a polarização, que há anos mina o debate público e atravanca o desenvolvimento do país.

Mas o Supremo também contribui para esse cenário nefasto. Sua falta de comedimento deturpa garantias fundamentais e denota motivação política. Aliada ao desmonte do combate à corrupção, com decisões recentes referentes à Lava Jato, cria desconfiança na sociedade sobre a atuação da corte constitucional. Assim, gesta o ovo da serpente que envenena a democracia.

10 thoughts on “Insensatez do STF tem motivação política e faz mal à democracia

  1. Abrólhos!
    “Vi que não é o homem que é impotente na luta contra o mal, mas o poder do mal que é impotente na luta contra o homem. A impotência da bondade, da bondade sem sentido, é o segredo de sua imortalidade. Ele nunca pode ser conquistado. Quanto mais estúpido, quanto mais insensato, quanto mais impotente pode parecer, mais vasto é. O mal é impotente diante dele. Os profetas, mestres religiosos, reformadores, líderes sociais e políticos são impotentes diante dela. Esse amor mudo e cego é o significado do homem. A história humana não é a batalha do bem lutando para vencer o mal. É uma batalha travada por um grande mal, lutando para esmagar um pequeno núcleo de bondade humana. Mas se o que há de humano nos seres humanos não foi destruído até agora, então o mal nunca vencerá.”
    ― Vasily Grossman, Vida e Destino

  2. O Bolsonaro é realmente um tolo. Foi ao tal julgamento apenas para fazer figuração e ainda mandou um advogado fazer discurso rebatendo a acusação, como se aquilo produzisse algum efeito.
    O que é do Bolsonaro já esta pronto e guardado. Alguém tem que dizer a ele, que só resta “correr”, porque nada o salvará da condenação.
    Este julgamento foi justamente conduzido pelos ministros, para que haja condenação, seja rápido e não haja recursos.
    O Bolsonaro continuar nessa tolice toda, vai mesmo apodrecer na cadeia.
    Duvido que a tal anistia produza algum efeito, o STF irá inviabiliza-la e os covardes dos congressistas deixarão por isso mesmo.
    Votamos nessa gente para que?

  3. Sr. Newton

    Com o meu post EXTRA.!EXTRA.!EXTRA, dando a noticia, o Blog da Tribuna já tinha alertado que o tomate na semana passada estourou os preços nos mercados e feiras.

    Com quase uma semana de atraso agora que sai a noticia sobre os aumentos ‘semanais” dos preços dos alimentos….

    Nos mercados o preço já está na casa dos 15,00 reais o quilo do tomate..

    Ficou mais caro para fazer omeletes com ovos e tomates….

    “…Ovo, tomate e café pressionam IPCA-15, que sobe 0,64% em março

    Alimentos e transportes foram responsáveis pela alta da prévia da inflação do mês…””

    aquele abraço

  4. Senhor Janjão , lembre-se que as polícias e a justiça ainda chegaram com as investigações dentro do ” congresso nacional – BR ” , do qual Jair Bolsonaro recebeu ” amplos e irrestritos ” apoio político institucional para suas insanidades golpistas , além de cometer inúmeros crimes de lesa-pátria , negligência deliberada e criminosa em socorrer o povo frente a crise médico – sanitária da COVID-19 .

  5. Senhor Janjão , lembre-se que as polícias e a justiça ainda não chegaram com as investigações dentro do ” congresso nacional – BR ” , do qual Jair Bolsonaro recebeu ” amplos e irrestritos ” apoio político institucional para suas insanidades golpistas , além de cometer inúmeros crimes de lesa-pátria , negligência deliberada e criminosa em socorrer o povo frente a crise médico – sanitária da COVID-19 .

  6. Mas será mesmo , que ” insensatez ” do STF faz mal a democracia , perguntem aos congressistas – BR se lhes interessa ter juízes ” sensatos ” no STF , uma vez que boa parte dos congressistas BR , tem contas á prestarem a ” polícia x justiça ” , sendo que essa maldita proposta de anistia , nada tem a ver com as pessoas já julgadas , condenadas e presas mas em dar um basta no prosseguimento das investigações , que fatalmente já os alcançou ou os alcançarão .

  7. JOSÉ CARLOS WERNECK , mas será mesmo que a ” insensatez ” dos juízes STF faz mal a democracia , então pergunte aos congressistas – BR se lhes interessam ter juízes ” sensatos ” tanto no STF e quanto nos demais tribunais do país , uma vez que boa parte dos congressistas BR e dos Estados , Município , tem contas á prestarem a ” polícia x justiça ” , sendo que essa maldita proposta de anistia , nada tem a ver com as pessoas já julgadas , condenadas e presas mas em dar um basta ao prosseguimento das investigações , que fatalmente já os alcançou ou os alcançarão .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *