No início do julgamento de Bolsonaro, só foram ouvidas as razões do lobo

Tribuna da Internet | Com poder delirante e irrefreado, o Supremo perde o pudor e escancara seu partidarismo

Charge do Bier (Arquivo Google)

José Carlos Werneck

No julgamento da aceitação da denúncia pelo Supremo Tribunal Federal, o ex-presidente Jair Bolsonaro começou a ser vítima de um verdadeiro linchamento jurídico, porque foram cometidos vários erros processuais, não por desconhecimento dos códigos, mas por mero casuísmo, como objetivo único e exclusivo de torná-lo réu.

Foi acusado por mil e uma farisaicas razões e, como na famosa fábula de La Fontaine, só foram ouvidas as razões do lobo, para deleite de uma alcateia faminta.

FALHAS INSANÁVEIS – O jurista Jorge Béja, em magnífico artigo publicado na “Tribuna da Internet” apontou de maneira didática e elucidativa as falhas insanáveis da denúncia apresentada pelo procurador-Geral da República, Paulo Gonet, que cometeu três gravíssimos erros processuais.

Jorge Béja ressaltou que “apesar da impossibilidade de que as omissões venham a ser sanadas da parte do Procuradoria-Geral da República, uma vez que a denúncia já foi oferecida, crê-se que os ministros do Supremo tentarão encontrar motivação para que as falhas possam ser superadas.”

Béja apontou que no parecer da Procuradoria não houve os fundamentais e indispensáveis pedidos ao STF –  primeiro, o pedido de recebimento da denúncia; segundo, o pedido de citação dos réus; e terceiro, o pedido de condenação a isso ou aquilo.

EM PLENÁRIO – Igualmente, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, criticou nesta quarta-feira a condução do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, a denúncia por suposta tentativa de golpe de Estado deveria ser julgada no plenário e não na Primeira Turma do STF.

Em comentário ao ensinamento do ilustre jurista Jorge Béja, afirmei: “Artigo elucidativo e primoroso, como sempre acontece com os textos do autor, mas, infelizmente, o resultado do julgamento já é do conhecimento de todos: Bolsonaro será condenado, massacrado e linchado, sem dó e piedade! Aguardemos!”.

Infelizmente eu tinha razão.

13 thoughts on “No início do julgamento de Bolsonaro, só foram ouvidas as razões do lobo

  1. Moraes põe “bridão” em Kassab, após ele manifestar apoio à anistia de Bolsonaro

    “A nova arma de Moraes para pressionar Kassab contra a anistia de Bolsonaro, também conhecida como anistia do 8/1

    Em meio a debate sobre anistia, ministro Alexandre de Moraes mandou investigação contra Gilberto Kassab voltar da 1ª instância para STF

    A decisão foi assinada por Moraes no último dia 19 de março e tem por base a recente mudança de entendimento do Supremo sobre o foro privilegiado.

    O despacho é visto, nos bastidores do Congresso e do STF, como uma “arma” de Moraes para pressionar Kassab e o partido comandado por ele a não apoiarem o projeto da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro (leia-se: da anistia a Bolsonaro).

    A investigação contra Kassab

    O inquérito alvo da decisão de Moraes é oriundo da delação dos donos da JBS no âmbito da Lava Jato e investiga Kassab por ao menos três crimes: corrupção passiva, caixa 2 e lavagem de dinheiro.

    A investigação tinha sido enviada pelo próprio Moraes à Justiça Eleitoral de São Paulo em 2019. Em 2021, a denúncia do Ministério Público contra Kassab foi aceita pela Justiça, o que tornou o presidente do PSD réu no caso.

    Agora, anos depois, Moraes mandou a investigação contra Kassab voltar para o STF, onde voltará a ser novamente relatada pelo ministro, que também é relator do chamado inquérito do golpe.
    A decisão foi dada por Moraes três dias depois de o ex-presidente Jair Bolsonaro relatar, durante o ato pró-anistia no Rio de Janeiro, que se reuniu com Kassab e que o cacique apoiaria a anistia.

    “Há poucos dias tinha um velho problema e resolvi com o Kassab, em São Paulo. Ele está ao nosso lado com a sua bancada para aprovar a anistia em Brasília. Todos os partidos estão vindo”, disse Bolsonaro no comício que ocorreu em Copacabana dia 16 de março.”

    Fonte: Metrópoles, Política, 27/03/2025 16:53 Por Igor Gadelha

    “Esperteza, quando é muita, come o dono”, teria dito Tancredo.

  2. Al Capone foi pego pelo fisco e Bozo pai será pego por qualquer coisa. Por trás da sua primeira e demais condenações está o conjunto da obra principalmente pelo seu comportamento desumano no período da pandemia. Qualquer crimes dos inúmeros cometidos será o suficiente para ser condenado. Agora se vai ser preso eu não sei devido ao clamor popular que pode gerar. Todos os militares e policiais de todas as forças são bolsonaristas e a galera da corrupção está toda solta por conta do mesmo STF. Braga Neto não tem seguidores mas Bozo pai tem e são insanos.

  3. Todos os militares e policiais de todas as forças são bolsonaristas

    Você está de sacanagem ou de má fé, a menos que diga que são melancias por dentro.

  4. Só esse paragrafo valeu pelo artigo todo.
    Parabéns pela ilustração, pelo desenho.
    “Foi acusado por mil e uma farisaicas razões e, como na famosa fábula de La Fontaine, só foram ouvidas as razões do lobo, para deleite de uma alcateia faminta.”
    Esse julgamento perdeu a graça, é como você assistindo um filme de suspense e uma pessoa afirma que no final o cara morre com uma facada nas costas.
    A ironia capilar, raiva de cabelo, o careca pune a cabeleireira. Ousou falar em corda em casa de enforcado.
    Se divulgado a marca e a cor do batom vai causar frisson entre os chegados.
    Rita Lee cantava que ‘Tudo vira bosta’
    Tudo vira circo.

  5. Claudio Humberto rides again

    Lula conta lorotas para empresários no Japão (Foto: Ricardo Stuckert)
    Lula critica 25% de Trump, mas sua taxação é 35%

    Além das lorotas habituais, que os anfitriões fingem não perceber, Lula (PT) mostrou no Japão constrangedor desconhecimento sobre questões como taxação de produtos importados. Reclamou dos 25% do governo Donaldo Trump sobre veículos importados nos EUA, fez caras e bocas de indignação e ameaçou retaliar produtos americanos. Logo ele, chefe de um dos governos que mais taxam importações no planeta. O governo Lula taxa carro importado em 35%, dez pontos a mais que Trump.

    Imposto é roubo

    O excesso de impostos e taxas no Brasil lembra a definição de Javier Milei, economista libertário que preside a Argentina: “imposto é roubo”.

    Tamanho do afano

    O brasileiro paga 35% de taxação do carro importado, IPI de até 25%, ICMS que chega a 19% e mais 11,6% de PIS/Confins.

    Na maior cara dura

    No Japão, Lula fez demagogia com empresários na plateia contando a lorota de que é contra o que ele mais faz: impor medidas protecionistas.

    • No Japão, Lula fez demagogia com empresários na plateia contando a lorota de que é contra o que ele mais faz: impor medidas protecionistas.

      Protecionismo no olho de tandera dos outros é refresco…..

      Por falar em contar lorotas, o Narco-Genocida de Noves Dedos voltou a prometer mais um pouco de picanha para os jumentinhos…..

      demais da conta….

  6. O custo para importar um carro dos Estados Unidos para o Brasil é elevado e envolve vários impostos, taxas e despesas.
    Impostos

    Imposto de importação de 35% sobre o preço do carro, frete, seguro e outras taxas aduaneiras

    IPI (18,81%)
    PIS (2,62%)
    COFINS (12,57%)
    ICMS (entre 17% e 19%)

    Despesas

    Seguro da carga
    Despesas aduaneiras
    Frete internacional
    Comissão da casa de leilões, se for o caso
    Comissão do banco, se for o caso

    O processo de importação de veículos para o Brasil é complexo e burocrático. É necessário solicitar a emissão da LCVM junto ao Ibama, requerer o CAT junto ao Denatran e registrar a Licença de Importação (LI) no Siscomex.

    É possível comprar um carro nos Estados Unidos e trazê-lo para o Brasil, seja como pessoa física ou jurídica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *