Jair Bolsonaro tenta usar Tarcísio e boicotá-lo, tudo ao mesmo tempo

Vicente Limongi Netto

Lealdade e gratidão são saudáveis e bem-vindas. Em todas as atividades da vida. Mas em política as nuvens mudam, ensinava Magalhães Pinto. O governador Tarcísio de Freitas não pode aceitar ser eternamente tutelado por Jair Bolsonaro.

O ex-presidente é inelegível até 2030. Enquanto achar que Tarcísio é bom troféu eleitoral para ele, Bolsonaro não larga o governador.  Inacreditável. Tarcisio é governador de São Paulo. Faz boa administração. Governa o Estado mais rico e poderoso do Brasil.

GRANDE FUTURO – Tarcísio é moço. Tem qualidades pessoais e profissionais. Foi eleito com larga vantagem. Tem pela frente amplo leque de opções políticas. Pode ser reeleito governador ou disputar o senado, com boas chances de ser eleito. Ou mesmo a Presidência da República.

Mais cedo ou mais tarde, o Brasil espera que não demore, Tarcísio precisará se livrar das correntes que o prendem ao ex-presidente. Bolsonaro vai levando o governador no bico. Tarcísio fica sem fala. Raramente discorda de alguma decisão ou declaração pública de Bolsonaro.

O governador paulista precisa começar a voar com as próprias asas. Coragem para se libertar dos grilhões do ex-presidente. Bolsonaro sempre com ar pretensioso, economiza elogios ao pupilo: “Tarcísio não é excepcional, apenas bom político como outros”. Eleitores de Tarcísio querem saber até quando o governador aceitará ser tutelado e massa de manobra do ex-presidente inelegível até 2030.

A VOLTA DO GALVÃO O programinha do chatérrimo Galvão voltou. Com as mesmas doses de pretensão e arrogância do pernóstico apresentador.  Nunca jogou nem bola de gude na vida. Mas se julga sabidão. O último biscoito do pacote. Boquirroto, não deixa ninguém falar. Quando deixa, corta.

O rapaz que falava para dentro, no ESPN, gaguejando pelos poros, Mauro Naves, que era apaniguado do Galvão na Globo, já voltou na Band. Falante e sorridente. Mas não diz coisa com coisa. Outro analista (Deus do céu, perdoe a blasfêmia) é Casagrande. Monumento de imbecilidades.  Convidado bom, que evitou nota zero para insuportável programinha, foi o gentleman Falcão.

Outro desagradável convidado, Ronaldo Fenômeno, que pretendia presidir a CBF, encheu a boca para dizer sandices contra a entidade. Mal perdedor. Cada um dá o que tem. Lição dos antigos.

13 thoughts on “Jair Bolsonaro tenta usar Tarcísio e boicotá-lo, tudo ao mesmo tempo

  1. A centro-direita e o dilema em anistiar Bolsonaro

    A centro-direita sabe que Bolsonaro tem votos e liderança para exercer um papel importante em 2026, mas pouca gente da área quer vê-lo candidato à presidência de novo.

    O desafio do centrão tem sido prestar solidariedade a Bolsonaro sem reabilitá-lo (anistiá-lo).

    Mesmo reconhecendo que uma condenação dura para Bolsonaro empodera ainda mais o STF, o fato é que a centro-direita pode enxergar no episódio uma oportunidade para superar a liderança do ex-mito.

    A tendência é cozinhar o projeto da anistia. E mesmo que o julgamento de Bolsonaro domine a superfície e faça muita espuma, abaixo da lâmina da água, as preocupações dos atores são outras.

    Fonte: Metrópoles, Política,31/03/2025 10:00 Por Leonardo Barreto, doutor em Ciência Política pela UnB

  2. O Privatista Tietê do Milei tenta usar o palhaço bozo e boicotá-lo, tudo ao mesmo tempo.
    Tiro trocado não dói,os canalhas que morram abraçados.

    • O Privatista está lá por causa do apoio do palhaço pré presidiário.
      Este firmemente apoiado por alguns que hoje o criticam.
      Enfim,não existe fidelidade e nem memória entre homens sem caráter.

  3. Prezado Vicente Limongi.
    Marcho ombro a ombro com sua excepcional análise, sobre o governador Tarcísio de Freitas de São Paulo.

    Já passou da hora do governador Tarcísio, continuar na vergonhosa vassalagem ao capitão Bolsonaro, um perdedor nato, o único presidente, que não conseguiu ser reeleito, desde que foi aprovado o instituto da reeleição, patrocinada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

    O cavalo está passando encilhado para Tarcísio montar rumo ao Planalto e ele medroso, beirando a covardia, hesita com medo da reação de Bolsonaro.

    Tarcísio de Freitas é o político escolhido pela Faria Lima para ocupar a presidência a partir de 2026. Se ele ficar nesse chove não molha, esperando pela aprovação de Bolsonaro vai acabar morrendo na praia, deixando escapar o sonho da vida dele.

    Limongi viu na frente de todos. A tutela em política é a morte do político. Gratidão, Tarcísio demonstrou que tem. Já Bolsonaro nunca exerceu a gratidão na sua vida. Todos sabem que o capitão deixa seus feridos no campo de batalha. O principal exemplo foi Gustavo Bebiano, que ele demitiu de pé, sem deixar seu principal apoiador na época das vacas magras, sentar. Foi uma armação do filho Carlos, que não suportava Bebiano. A mesma ação, foi executada contra o general Santos Cruz, amigo de 40 anos, detonado com uma raiva insana.

    Tarcísio de Freitas não está nos planos de Bolsonaro. Ou é ele, se for anistiado ou um dos seus filhos, 01 ou 03 para disputar a presidência em 2026.
    Até Michele a esposa foi descartada por ele. O machão jamais receberia ordens de uma mulher, isso nunca, risco zero.

    Então, o que o governador Tarcísio está esperando para botar o bloco na rua? O tempo está passando e a paciência da Faria Lima se esgota a cada dia. Ronaldo Caiado, o bom governador de Goiás, não quis saber da opinião de Bolsonaro e se lançou candidato 2026. O bonde da presidência está passando e Tarcísio parece que vai perdendo essa oportunidade de ouro, por medo e vassalagem de Bolsonaro. Deixa de ser escravo e se liberta do capitão, senhor Governador Tarcísio.

  4. Que papelão do Ronaldo Fenômeno. Criticar a CBF, porque não conseguiu ser presidente dela, pegou muito mal. Demonstrou falta de caráter.

    Esse novo programa do Galvão Bueno, está destinado a dar traço. Concordo com você, que o educadissimo jogador Falcão, faz a diferença em tudo.

    Não vi e não verei jamais esse programa pilotado pelo Galvão Bueno.

  5. Muitíssimo obrigado Limongi, você é um craque, que passa a bola redonda para a gente cortar.

    Fluminense venceu bem, ontem no Chile.

    Voltando ao Tarcísio, acho que ele está Esperando Godot. Vendo a banda passar depois de colocar tapete vermelho para Bolsonaro desfilar.
    Tarcísio é um Vassalo covarde, sempre curvando a coluna para o capitão mandão.

  6. abraços calorosos para roberto nascimento e armando. Vamos caminhando, sempre amando a vida, a famiia e amigos. interino Marcão é do ramo, roberto. jogamos com personalidade. Ganso voltando, o Flu dará trabalho, reitero a você.

  7. Concordo plenamente Limongi.
    O Fluminense teve inúmeras chances de gol, cara a cara com o goleiro chileno. Há muito não víamos isso. Gostei muito da performance do tricolor ontem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *