Julgamentos de generais quebram um tabu que era mantido por 200 anos

Militares no divã - Seguinte

Charge do Angeli (Folha)

José Roberto de Toledo e Thais Bilenky
do UOL

Agora réu, o ex-presidente Jair Bolsonaro precisará comover lideranças do centrão a se desgastarem no Supremo Tribunal Federal se quiser ver o projeto de anistia avançar no Congresso.

A começar pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), políticos dão sinais de que não têm a mesma urgência que o bolsonarismo com a pauta do perdão aos condenados do 8/1.

CONDENAÇÃO À VISTA – O julgamento do Supremo que aceitou a denúncia contra Bolsonaro e mais sete aliados fragiliza ainda mais o ex-presidente, uma vez que sua condenação é considerada provável inclusive pelos seus pragmáticos aliados.

Levou dois séculos, mas militares das mais altas patentes serão finalmente julgados por civis no Brasil por crimes políticos.

Em decisão histórica, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal colocou no banco dos réus três generais quatro estrelas, um almirante, um tenente-coronel e um presidente-capitão – além de dois de seus acólitos civis.

PRINCIPAIS RÉUS – Juntos, os oito tramaram o frustrado golpe para manter Jair Bolsonaro ilegitimamente no poder e matar o presidente que o derrotou na eleição.

Diferentemente dos Estados Unidos, onde Donald Trump escapou de julgamento por estimular um golpe e voltou ao poder na Casa Branca, a Justiça brasileira tem sido célere e pode impedir algo parecido de acontecer no Brasil.

Se Bolsonaro  conseguir escapar, beneficiado pela nova lei da anistia, será um feito inédito na política brasileira.

9 thoughts on “Julgamentos de generais quebram um tabu que era mantido por 200 anos

  1. Quanta burrice !!!

    Se forem mesmo condenar, o primeiro (e único) será Bolsonaro. Os generais serão julgados talvez em 2050, quando, então, ocorrerá a prescrição.

  2. Trump ferra o Brasil e detona discurso de Bolsonaro

    Bolsotários se empolgaram e vestiram o boné da campanha trumpista “Make America Great Again”, e veem agora o Trump adotar medidas econômicas extremamente prejudiciais ao Brasil.

    Tem bolsonarista que não sabe nem o que dizer diante do tarifaço de Trump, que prejudica extremamente o país, com setores que apoiaram Bolsonaro, como o agronegócio, entre os mais atingidos.

    Bolsonaro esperava que o simples alinhamento ideológico com Trump fosse um trunfo (…), mas está assistindo atônito à rápida constatação de que a guerra comercial de Trump tem o Brasil como um dos principais alvos e atingiu em cheio seu ‘discurso’ para a plateia do cercadinho.

    Fonte: O Globo, Política, 02/04/2025 02h08 Por Vera Magalhães

    • Pior são os mulasilvas que acreditam em tudo o que o grande líder deles falam. O Trump esta fazendo o que tem de fazer com seu pais. Se algué vai sari prejudicado é o governo do molusco

    • Quem é a Vera Magalhães para ser fonte de referência de qualquer coisa? Só porque está em O Globo? Jornalista amestrado com dinheiro público não conta para nada.

      • Direita vive maré baixa, mas Lula não aproveita

        Pela primeira vez em algum tempo, a direita e a extrema direita brasileiras estão desorientadas diante do agravamento da situação judicial de Jair Bolsonaro e seu entorno.

        O surpreendente é que nem isso tem sido suficiente para que o governo Lula, que já navega sem bússola há mais tempo que seus opositores, encontre o rumo da retomada da agenda do país e da popularidade perdida.

        O curioso é que nem essa maré de desventuras para a família Bolsonaro e os seus seguidores se reverte, até aqui, em melhora na sorte de Lula.

        Fonte: O Globo, Política, 02/04/2025 02h08 Por Vera Magalhães

  3. Senhor Jorge , é a tal ” Lei da reciprocidade ” políticos corruptos e lesa-pátria aprovam a ida de pessoas (mesmo desqualificadas , desonestas) sem reputação ilibada e sem notório saber jurídico , etc… indicados pelo presidente da republica , para ocupar uma vaga no STF , STJ , STM e demais tribunais do país , pois para a classe política Brasileira não interessa ter agentes públicos honrados , honestos e decentes por representarem uma barreira as suas pretensões criminosas , juntamente com seus cpmparsas de sociedade civil .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *