Suspense! Motta decidirá nesta semana a “urgência” para anistia

O que Hugo Motta fará com as comissões? | Congresso em Foco

Hugo Motta está aguardando o requerimento de urgência

Carlos Newton

O projeto de lei da anistia está pegando fogo e em Brasília não se fala noutra coisa. Foi o assunto desta terça-feira, Dia da Mentira, quando os líderes dos partidos de oposição se reuniram com o ex-presidente Jair Bolsonaro para discutir o assunto, mas ninguém “caiu no primeiro de abril”, como se diz.

Para pressionar o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), os partidos de oposição decidiram entrar em obstrução total até que haja uma decisão sobre a proposta.

SEM VOTAÇÕES – Entrar em obstrução significa impedir que haja votações em plenário, através de pedidos de adiamento e de verificação de quorum, ocupando as tribunas e usando a ausência em plenário para impedir que haja quórum suficiente para votações.

Em caso de projetos de lei, por exemplo, para haver votação é preciso que estejam presentes 257 deputados (metade mais um).

Pressionado pelo Planalto, após passar uma semana na Ásia acompanhando o presidente Lula da Silva, o deputado Hugo Motta diz que não vai ceder às manobras da oposição. No entanto, segundo o repórter João Rosa, da CNN, que acompanhou nesta terça-feira a reunião dos líderes oposicionistas com o ex-presidente Bolsonaro, Motta tem dito a seus aliados que pretende dar um desfecho para a pauta ainda nesta semana.

PL PRESIONADO – O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, esteve nesta terça-feira com Motta e lhe informou que esta semana apresentará um requerimento assinado pelos líderes da oposição, pedindo urgência para a votação da anistia.

Se o requerimento de urgência for aprovado, o projeto será discutido diretamente pelo plenário da Câmara, sem passar por uma comissão especial.

O placar levantado pelo Estadão mostra que já existem 192 deputados a favor, 126 contra, 106 não quiseram responder e 89 nem deram retorno.

QUORUM MÍNIMO – Para haver votação, é preciso que estejam em plenário pelo menos 257 deputados, e será aprovado o projeto que tiver metade mais um, ou 129 votos, no mínimo.

Em tradução simultânea, pode-se afirmar que a anistia dependerá de os oposicionistas colocarem em plenário 65 dos 195 deputados que ainda não responderam à enquete do Estadão, que é  atualizada diariamente.

Um detalhe importante e que está sendo cobrado é que Hugo Motta, antes de ser eleito para presidir a Câmara, declarou que é favorável à anistia e prometeu colocá-la em pauta.

###
P.S.
Bem, agora o primeiro passo é colher as assinaturas dos líderes que representem a maioria dos deputados, para a declaração de urgência. Se a oposição conseguir, Motta terá de colocar a matéria em pauta, para discussão e votação. Comprem pipocas. (C.N.)

12 thoughts on “Suspense! Motta decidirá nesta semana a “urgência” para anistia

  1. Sr. Newton

    Chega ser cansativo essas pesquisinhas de mérida Chapa-Comuna-Nazi-Fasci-Nove-Dedos,

    Nem bem começou a semana e já temos duas novas pesquisinhas para “comentar” como anda o “broxamento” do Narco-Misógino-Racista-Fasci-Nazi-Comuna-Refinado de Nove Dedos.

    E seguindo a lógica o Ladrão “broxou” de novo.

    Apesar que essas pesquisinhas de mérida não dizem a verdade, pois, com certeza vai muito além do que eles traduzem para o papel, deve estar no mínimo de três a quatro vezes “mais negativo” do que o dito pelos Òrgão de Propaganda do Regime Sóvietico…

    Para ter certeza do que estou falando, segundo a minha assessoria (não broxa nunca)., é só fazer uma visita rápida as feiras e super-mercados da vida e ver o que as “donas de casa” dizem sobre os aumentos semanais nos produtos de alimentação…

    Quaest: avaliação negativa do governo Lula mantém crescimento e chega a 41%…

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/04/02/quaest-desaprovacao-de-lula-sobe-7-pontos-e-chega-a-56.htm?cmpid=copiaecola

    aquele abraço

    PS.

    E mais um dia do País do Pai da Mentira, que foi comemorado ontem com muita festa, muita picanha e muita cerveja gelada, fora aquela lagosta á beira mar que o Capitão Cueca adora comer….

  2. “…Aprovação de Lula volta a cair e é a pior desde o início do governo, diz pesquisa Genial/Quaest

    56% dos eleitores desaprovam o petista e 41% aprovam; índice negativo no Nordeste também atingiu recorde

    Fora Ladrão, desgraçado maldito..!!!

    Fora Facção Criminosa, deixe meu Páis …….

  3. Na sua sanha ilusionista do “Nós derrotamos o bolsonarismo”, derrota a si mesma.

    Vivendo num mundo idílico, idealista, esquizóide, agindo com o figado, sem qualquer projeto minimamente expressivo que justifique sua existência, a Velha República Tardia definha.

    https://www.cnnbrasil.com.br/politica/desaprovacao-a-lula-no-nordeste-sobe-9-pontos-e-chega-a-46-diz-quaest/

    Definir-se por não ser o que o outro é ou seria, é não ser. Necessitar exterminar o outro para ser, é não ser.

    “Sou o que o outro não é. Portanto, minha existência e meu desejo são definidos pelo desejo e a falta do outro”.

    André Lacerda – Psicanalista

    A realpolitik é implacável com engalobadores e diversionistas.

  4. Penso que o Boulos reuniu jumentos na data errada (lembrando que o gado já tem picanha em sua constituição), pois teria sido mais adequado fazê-lo em 01/04. Aproveitaria e já consagraria a data como “Dia do Larápio”.

    PS: É uma ofensa ao cidadão contribuinte viajar de avião com o dinheiro dele. Cada um deveria viajar com suas próprias asas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *