
Arthur Lira diz que pode comprovar a origem do dinheiro
Carlos Newton
Ao contrário do que se pensa, a existência de sinais exteriores de riqueza não representa crime em nenhum país, nem mesmo nos Estados Unidos, onde o agente federal Eliot Ness conseguiu prender o gangster Al Capone com base em sua riqueza, mas só obteve a condenação por evasão fiscal quando foram encontrados os livros de contabilidade da maior organização criminosa de Chicago.
É claro que a ostentação de riqueza representa indício de outros crimes, especialmente a lavagem de dinheiro. Mas quem se interessa?
LULA, DIRCEU E PALOCCI – Na Lava Jato, muitos réus foram presos e condenados por lavagem de dinheiro, entre eles o próprio Lula da Silva e seus ministros José Dirceu e Antonio Palocci, o único que ainda não foi totalmente “descondenado”, apesar dos comoventes esforços do ministro petista Dias Toffoli.
O fato concreto é que no Brasil não há tradição de prisão por crime financeiro. A impunidade continua reinando, como se vê no revoltante caso do Banco Master, um golpe bilionário na praça que vai acabar sendo absorvido.
As intervenções do Banco Central no mercado financeiro são raríssimas. Quando ocorre alguma punição, como aconteceu no caso do Banco Santos, é motivo de comemoração pelos homens de boa vontade, como se dizia antigamente.
BANCO DO SILVIO SANTOS – Basta lembrar o caso do Banco PanAmericano, criado por Silvio Santos e que estava prestes a sofrer intervenção para encaminhar à falência, envolvido em mil ilegalidades. O prejuízo era bilionário e balançaria o império de Silvio Santos, se não houvesse a compreensão do presidente Lula da Silva, que mandou a Caixa Econômica “comprar” parte do pré-falido PanAmericano e evitar a bancarrota, porque a lei impede que banco estatal possa quebrar.
Agora, quem faz ostentação de riquezas é o deputado Arthur Lira, que acaba de comprar uma mansão em Brasília por R$ 10 milhões. O ex-presidente da Câmara se justifica dizendo que há 30 anos vem faturando como um dos maiores fazendeiros de Alagoas, onde costuma realizar disputadas exposições de bovinos, equinos e suínos de raça. Mas não há quem acredite nessa xaropada.
Antigamente, não era assim. Lembrem que Tancredo Neves costumava dizer que político não pode demonstrar riqueza, tem de se comportar sempre como se fosse classe média. Infelizmente, seu neto Aécio não seguiu a lição e já se envolveu com recebimento de propinas dos irmãos Joesley e Wesley Batista (J&F), em operação filmada e tudo mais, porém ele acabou inocentado…
IMPRENSA LIVRE – Diante desse estado de coisas, é muito importante que haja veículos de comunicação independentes, que possam denunciar os desvios que marcam a política e a administração pública no Brasil.
Aqui na Tribuna da Internet cultivamos essa esperança de que o país possa se aprimorar e ter menos injustiça social, se a imprensa for verdadeiramente livre, com os jornalistas evitando se contaminar com inclinações meramente partidárias ou ideológicas.
E aproveitamos para agradecer mais uma vez às amigas e aos amigos que contribuem para manter esse espaço livre. Confira os depósitos feitos na Caixa Econômica em março:
DIA REGISTRO OPERAÇÃO VALOR
15 151225 DEP DIN LOT………….100,00
26 251203 TRANS FMORENO….200,00
28 281433 DEP DIN LOT………….230,00
31 311232 DEP DIN LOT………….100,00
Agora, os depósitos no Banco Itaú/Unibanco:
05 PIX TRANSF JOSE FR………………….150,00
06 TED 001.5977.JOSE A P J………….306,03
14 TED 001.4416.MARIO ACRO……..300,00
31 TED 033.3591.ROBERTO S N…….200,00
31 PIX TRANSF DUARTE………………….150,00
Agradecendo muitíssimo às amigas e aos amigos da Tribuna da Internet, vamos em frente, sob o signo da liberdade.
Com o dinheiro do Pedreiro, tambem salvaram o Banco Votorantin, o Banco Nacional, o Banco Bamerindus.
“Piratas, Corsários e Bucaneiros”, conforme:
https://www.facebook.com/share/p/1PrKGSNAnh/
“Dendos”, em:
https://www.instagram.com/p/DH6ZvwzMabU/?igsh=ZmM4M3Jtb2lseHB4