Maioria dos brasileiros é contra a anistia aos envolvidos em tentativa de golpe

Para 56% da população, envolvidos devem continuar presos

Pedro do Coutto

Os governadores Tarcisio de Freitas, Romeu Zema e Ronaldo Caiado apoiaram a passeata de domingo na Avenida Paulista em favor da anistia aos depredadores de Brasília do 8 de janeiro.

Porém, apesar do empenho dos manifestantes liderados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a nova pesquisa Quaest, divulgada neste domingo, mostra que 56% dos brasileiros são contrários à anistia aos envolvidos nos ataques, enquanto 34% defendem que o grupo seja solto. O restante (10%) não sabia ou não respondeu.

OPINIÕES – A pesquisa revela que, entre quem votou no então candidato Lula no 2º turno das eleições de 2022, 77% acreditam que os envolvidos nos ataques devem continuar presos por mais tempo e cumprirem suas penas. Entre os eleitores de Bolsonaro, o índice é de 32%; e no grupo de quem não votou ou votou branco/nulo, de 53%. A defesa à anistia é manifestada por: 15% de quem votou em Lula; 61% de quem votou em Bolsonaro; 31% de quem não foi votar ou votou branco/nulo.

Em relação à pesquisa de dezembro de 2024, não houve oscilação nos índices relativos à participação de Bolsonaro no planejamento dos ataques: 49% dos brasileiros continuam acreditando que o ex-presidente participou da tentativa de golpe, enquanto 35% dizem que não.

O levantamento também mostra que 49% das pessoas consideram justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em tornar Bolsonaro réu; 36% classificam a decisão como “injusta”, e 12% não souberam ou não quiseram responder.

DIVISÃO – As opiniões são diferentes em cada eleitorado: entre quem votou em Lula em 2022, 80% aprovaram a decisão do STF; entre quem escolheu Bolsonaro, 16%. Os brasileiros que anularam o voto ou que votaram em branco estão mais divididos: 51% consideraram o posicionamento do STF justo (30% acharam injusto, e 19% não quiseram ou não souberam responder).

A participação dos governadores e aliados de Bolsonaro mas não rendeu pontos favoráveis do ponto de vista político. Claro que eles estão jogando para obter os votos do bolsonarismo. Porém, a manifestação do último domingo não foi suficiente para mobilizar a corrente a favor dos que participaram do ato de 8 de janeiro. O bolsonarismo, dessa forma, não ganhou força adicional.

15 thoughts on “Maioria dos brasileiros é contra a anistia aos envolvidos em tentativa de golpe

    • Com certeza em um futuro , o Brasil verá esse mesmo filme do 8 de janeiro se for aplicado à anistia, Independente de qualquer fanatismo partidário.

  1. DONALD TRUMP, O ÍDOLO EVANGÉLICO DE BOLSONARO, FRENTE A FRENTE COM SEU CAÇA-NÍQUEL FISCAL! O Brasil já sofreu um choque anafilático monetário com o criminoso Collor de Mello que a “Suprema Corte’’ ‘’garantista’’ condenou, mas abona sua impunidade (o que você diz disso, ‘’priminho’’ Marco Aurélio?). No caso de Trump – outro multi criminoso deslumbrado, desvairado, frenético, fanático evangélico, apoiado por fanáticos evangélicos, como Adolf Hitler foi apoiado por cristãos e evangélicos, o problema é mais complexo, porque envolve uma quantidade muito maior de variáveis; porém, da mesma forma que Hitler, Trump resolveu enfrentar o mundo todo simultaneamente, em todas as frentes de uma só vez. Hitler era cristão batizado e ficou perplexo, traumatizado, estupefato quando soube que o Vaticano também estava apoiando o coronel Claus von Stauffenberg no atentado contra sua vida, muito embora tenham sido os católicos e luteranos evangélicos a colocarem Hitler e seu nazistas no poder absoluto na Alemanha! Mas Deus é poderoso e salvou Hitler do terceiro atentado, dando mais uma chance de sucesso e prosperidade ao famoso Ditador! Será que os evangélicos que colocaram o Trump anticientífico, antiaborto, misógino, racista, misógino, na presidência vão abandoná-lo, ou vão aguentar firmes com ele até o fim? O fato é o seguinte: Ou o palhaço fantasma evangélico fundamentalista Beetlejuice Tik-tok, presidente criminoso da Catedral do Capitalismo Ocidental, frente à sua máquina caça-níquel, se torna o maior herói americano de todos os tempos, acabando com o déficit americano e sua dívida pública de muitos trilhões de dólares, ou vai ser impichado, ou preso, ou morto, ou terminar seus dias solitário, como um usurário cristão de Moliére, um templário, cruzado, avarento, ganancioso, enlouquecido contando as moedas de sua piscina cheia de dinheiro! Aconteça o que acontecer, eu estou torcendo pelo bem-estar e segurança dos formidáveis, generosos, humanos, afetuosos amigos e amigas americanos que conheci nos anos que trabalhei com turismo e hotelaria, até que o maldito corrupto e criminoso Collor de Mello acabou com tudo! Maldito seja, criminoso impunido, pelas bênçãos da fracassada, criminosa, genocida de cidadãos do bem, ‘’Justiça ‘’ da República das Diretas-Já! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

  2. Um regime cada vez mais autoritário no país

    “Um dos efeitos desse processo (de humilhação sistemática) é a transformação da atual democracia num regime cada vez mais autoritário, ainda que falando o tempo todo em ‘defesa da democracia e do estado de direito’.

    A grande diferença entre os idiotas dos bolsonaristas e esse mundo a vir é que os agentes da dissolução da democracia tal como conhecemos virão das hordas acadêmicas, do marketing, das redações da mídia e do poder judiciário.

    Os reacionários tentam destruir a democracia com planos decadentes, cafonas e estúpidos, arrombando a porta dos fundos.

    Os progressistas o farão pela entrada social e com palmas emocionadas dos bonitinhos e inteligentinhos, em nome do bem social e político.”

    Fonte: Folha de S. Paulo, Opinião, 6.abr.2025 às 16h12 Por Luiz Felipe Pondé

    Pelo andar da carruagem, a destruição da atual democracia deve vir mesmo é dos reacionários (cujos radicais trabalham forte nesse sentido) e não dos progressistas, ao contrário do que supõe o autor.

  3. Quanto mais o consórcio de ladrões e narcotraficantes PT/STF persegue o Bolsonaro e encomenda pesquisas fraudulentas para demonizá-lo, mais a sua popularidade cresce. A última esperança dos criminosos petralhas é o assassinato do capitão. Com ele na prisão, o PCC, a mando do traficante Xandão, fará o serviço.

  4. O ex-presidente Jair Bolsonaro e seus comparsas já deveriam estarem presos a muito tempo , mas seguem livre em suas atividades criminosas ” subversivas e conspiratórias ” contra as instituições do Brasil e contra seus agentes , denegrindo suas imagens e difamando-os impunemente .

  5. Ninguém vai conseguir fazer um peru parar de fazer glu glu quando se assovia perto dele.
    Ninguém vai conseguir fazer um devoto do experimento soviético que aquilo mesmo com milhões de mortos não deu certo.

  6. Pedro do Couto analisou magistralmente o resultado das pesquisas.
    O povo em maioria, entendeu que os vândalos golpistas, cevados nos acampamentos em frente aos quartéis e o principal deles, no Forte Apache em Brasília, a espera da ordem, que veio através da Festa da Selma. Não foi um domingo no parque, nem festa da Luluzinha e do Bolinha, partiram para destruir tudo, causar mortos e feridos, a senha para o Exército entrar em ação, através da GLO( Garantia da Lei e da Ordem)..

    Anistia é um salvo conduto para nova intentona golpista, que não se enganem, já está em andamento. Os golpistas não descansam um segundo.

    Quando tentaram derrubar Getulio Vargas e fracassaram, porque o presidente atirou no próprio peito em 1954. Dez anos depois, o golpe de 1964 chegou com tudo.

    Mesmo sob intervenção militar, quase ocorreu o Golpe dentro do Golpe no governo Geisel.

    No governo do general Figueredo, em 1981, nova tentativa golpista com o atentado a Bomba no Riocentro.

    Passar o pano, uma borracha aos golpistas de 2022/ 2023, através da Anistia a Bolsonaro, o líder da trama golpista e principal beneficiado, significará uma senha para nova tentativa golpista, afinal, não dando em nada desta vez, por que não, mais preparados, assassinar a Democracia e pessoas também?

    Sóstenes Cavalcante e os deputados e senadores do PL – Partido Liberal, citam a cabeleireira do Batom, o pipoqueiro, o sorveteiro, a idosa de Taubaté, entretanto,no objetivo principal é a Anistia para Bolsonaro.

    São urubus de olho na “carniça”, os votos de eleitores que seguem Bolsonaro. O objetivo da Anistia é para ele, pelos motivos elencados. Veja, não lutam pela elegibilidade do ex- presidente, talvez porque querem outro no seu lugar. Boa tarde, Tarcísio de Freitas.

  7. A discussão sobre Anistia, condenada pela maioria da população, tem um viés eleitoreiro.

    O PL através de seu líder, o deputado pastor, Sóstenes Cavalcante, só agora próximo da eleição de 2026, se preocupam com os presos do andar de baixo, os pipoqueiros, o mendigo da esquina, o cabeleireiro. Antes, os inocentes úteis, usados pelos planejadores e mentores do Golpe estavam abandonados a própria sorte. De repente, conseguiram uma sacada eleitoreira, mudando a cabeleireira do Batom.

    Os vândalos usados, merecem um olhar meticuloso sobre a Dosimetria das penas aplicadas, através da progressão da pena, Prisão Domiciliar e até o Livramento Condicional.
    No entanto, os mentores, alguns presos preventivamente, se forem condenados , ressalvados todos os direitos a ampla Defesa e o Contraditório , estes não deveriam receber o benefício da Anistia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *