Tragédia ou farsa? A direita de hoje está parecendo a esquerda dos anos 70

Quebrando o Tabu - uma coisa que não faz o menor sentido na política  brasileira: o conceito de direita e esquerda. | فیس‌بوک

Charge do Vêrsa (Arquivo Google)

Mario Sabino
Metrópoles

Nas diversas latitudes, a direita dos anos 20 deste século XXI parece a esquerda dos anos 70 do século passado (que não mudou de lá para cá). Eis a questão: é a história se repetindo como tragédia ou como farsa?

Parêntese: a frase exata de Karl Mark é “A história se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”, e faz referência ao golpe de 18 de Brumário, dado por Luís Bonaparte, em 1851, que emulou o tio Napoleão ao nomear-se imperador da França. Fecha parêntese.

E A ANISTIA? – Tragédia ou farsa: bolsonaristas protestam por anistia aos cidadãos que consideram presos políticos e que a Justiça condenou como terroristas — exatamente como a esquerda fazia durante a ditadura militar em relação aos integrantes de organizações de luta armada.

Tragédia ou farsa: bolsonaristas denunciam no exterior que o Brasil está sob um regime ditatorial, assim como fazia a esquerda há 50 anos.

Mais tragédia ou farsa: expoentes da direita comparam-se a mártires da liberdade associados à esquerda. A francesa Marine Le Pen, condenada à inelegibilidade por desvio de dinheiro público, comparou a sua trajetória à de Martin Luther King, o líder na luta pelos direitos civis dos negros americanos.

ATÉ MANDELA… – O italiano Matteo Salvini foi além e adicionou o sul-africano Nelson Mandela, que venceu o apartheid, à comparação da companheira ideológica. Tanto Marine Le Pen e Matteo Salvini têm um pezão na xenofobia e no racismo.

Tragédia ou farsa: a direita americana agora parece a esquerda latino-americana. É contra o livre-comércio e a liberdade das multinacionais de instalar fábricas onde acham melhor para os seus interesses. O protecionista Donald Trump inverteu o sinal e abriu uma guerra comercial contra a humanidade — e excluiu russos e norte-coreanos, amigos da esquerda latino-americana, dessa humanidade.

Tragédia ou farsa: talvez a farsa esteja retrocedendo ao terreno da tragédia. Ou talvez a tragédia esteja avançando sobre o terreno da farsa. Ou talvez tudo seja a farsa de uma farsa. Ou talvez não haja farsa, só tragédia. Sei lá, mil coisas. Não esquece o batom, amiga.

15 thoughts on “Tragédia ou farsa? A direita de hoje está parecendo a esquerda dos anos 70

  1. Ainda não está claro se Trump quer tarifar para acabar com as tarifas ou quer protecionismo.

    Tem falado em proteger a indústria norte-americana. Neste caso, é duvidoso se as tarifas sejam a solução.

    Parece-me que Trump está rancoroso com o fato de ter havido a apropriação de sua Educação e Tecnologia pelos demais países, que considera que fora de graça.

    Vide a China, do outro lado do espectro ideológico, uma ditadura que as sorveu saindo da miséria comunista pra ser a segunda economia capitalista.

    É realmente preocupante a possível hegemonia mundial de uma ditadura como a chinesa.

    https://www.bbc.com/portuguese/internacional-64336494

    • Uma aula sobre, em:
      “Reconhecendo o Rígido Poder Global Que Domina e Controla os Principais Partidos Políticos.”
      “Um plano-mestre global está em operação para levar cada país para dentro da Nova Ordem Mundial. Os líderes políticos não são independentes do poder insidioso desse plano e os partidos também não escolhem de forma soberana suas próprias linhas de atuação. Precisamos olhar na direção oposta à indicada pela retórica para conseguir compreender a verdadeira realidade. Antes de ler este artigo, separe um tempo para reler um artigo publicado vários anos atrás, N1558, “Aprenda a Raciocinar na Direção Oposta à Indicada ao Público na Mídia de Massa”.” https://www.espada.eti.br/n2479.asp

  2. Sr. Newton

    Mais algumas causas do “brocha” não subir nas pesquisinhas Chapa-Branca…(apesar que o DAta-Foice deu uma mãozinha para o Narco-Latrocida de Nove dedos)…

    “…Detento é flagrado tentando entrar em presídio de SP após engolir 3 celulares e 4 baterias

    Homem, que cumpre pena em regime semiaberto, voltava do trabalho externo quando escâner corporal da unidade detectou os aparelhos

    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/detento-e-flagrado-tentando-entrar-em-presidio-de-sp-apos-engolir-3-celulares-e-4-baterias,62d0a5d2be2fe7b35ce962150144b4d94fdaoct0.html?utm_source=clipboard

    • Uma sabinada!
      Ele chama a direita de hoje de merda, baseado no principio que a esquerda daquela época era uma merda.
      Sabino deveria trabalhar em laboratório que faz exame de fezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *