Fux libera caso Débora para julgamento e vai propor pena menor para ela

Luiz Fux está fazendo um favor ao Supremo e ao Brasil

Cézar Feitoza
Folha

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), concluiu nesta quinta-feira (10) a análise do caso de Débora Rodrigues do Santos e devolveu o processo para análise da Primeira Turma.

Os ministros retomam o julgamento em sessão virtual que começa em 25 de abril. O ministro-relator Alexandre de Moraes votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão, e o ministro Flávio Dino o acompanhou.

“PERDEU, MANÉ” – Débora Rodrigues dos Santos foi a mulher que escreveu “perdeu, mané” na estátua em frente ao Supremo durante os ataques golpistas de 8 de janeiro. Ela se tornou um símbolo para o bolsonarismo na defesa da anistia aos condenados pelos crimes contra a democracia.

Ela é acusada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) por cinco crimes: golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada, dano qualificado do patrimônio público e deterioração do patrimônio tombado.

A denúncia diz que Débora cometeu os crimes contra a democracia de forma multitudinária —um conceito do direito penal que se refere a crimes cometidos por multidão em tumulto.

GOLPE DE ESTADO – A PGR entende que, nesse tipo de crime, cada pessoa que atuou no ataque às sedes dos Poderes tinha o mesmo objetivo: forçar as Forças Armadas a dar um golpe de Estado contra o presidente Lula (PT).

Fux anunciou que revisaria o processo contra Débora durante o julgamento que tornou réu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras sete pessoas pela trama golpista de 2022.

“O ministro Alexandre, em seu trabalho, explicitou a conduta de cada uma das pessoas. E eu confesso que, em determinadas ocasiões, eu me deparo com uma pena exacerbada. E foi por essa razão, dando satisfação à Vossa Excelência, que eu pedi vista desse caso. Eu quero analisar o contexto em que essa senhora se encontrava”, disse Fux.

PENAS ALTAS DEMAIS – O ministro afirmou que o Legislativo estabeleceu penas altas para os crimes contra a democracia, com “grande preocupação para que não tenhamos a mesma indiferença em relação ao nosso período passado”.

Mas ele destacou que a fixação da dosimetria das penas é responsabilidade do magistrado. “Debaixo da toga bate o coração de um homem, então é preciso que nós também tenhamos essa capacidade de refletir”.

A posição de Fux gerou incômodo no Supremo. Integrantes do tribunal afirmaram, sob reserva, que o ministro acompanhou Moraes em todas as 500 condenações relacionadas aos ataques de 8 de janeiro —e logo no caso mais midiático, em julgamento transmitido na televisão, anunciou sua mudança de postura.

PEDIU PERDÃO – Em depoimento ao Supremo, Débora pediu perdão pelo ato e disse que pichou a estátua com batom por ter sido levada pelo calor do momento.

“Lembro que uma semana antes meu filho fez uma pergunta coincidentemente sobre escrita em muro e eu falei ‘isso é ilegal, isso não se faz, porque é uma poluição visual’, e eu fiz todo um texto para ele sobre isso, e eu não sei o que aconteceu comigo naquele dado momento, pelo calor da situação, de cometer esse ato [a pichação]. Eu me arrependo muito, muitíssimo, e eu jamais faria isso em sã consciência. O calor do momento alterou minhas faculdades mentais”, disse.

Em sua reconstituição, Débora afirmou que entrou em pânico com as vidraças quebradas e que saiu da praça dos Três Poderes por temor de se machucar e de que outras pessoas se ferissem. Ela então disse ter voltado ao acampamento que ficava em frente ao quartel-general do Exército, no qual estava desde sábado (7), quando chegou de Campinas (SP).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Fux deve propor a redução das penas através da eliminação de crimes duplicados. Com isso, Débora já teria cumprido toda a pena e seria imediatamente libertada da prisão domiciliar. (C.N.)

3 thoughts on “Fux libera caso Débora para julgamento e vai propor pena menor para ela

  1. É urgente que o STF, volte a cumpri seu papel constitucional e deixar de ser um puxadinho do PT, partido composto por ex-criminosos e ex-corruptos.

    A Anistia deveriam ser encarada pelo STF como uma levantada de bola do Legislativo para que ajeite o corpo.

    ______

    Aderindo ao neoludismo, com sua censura às bigs techs, dentro do pacotão anti-bolsonarista, ficarão muito mal na fita com a inexorável Nova Ordem Mundial, que a segunda economia, a China, não se opõe, mas quer hegemonizar.

  2. É urgente que o STF, volte a cumprir seu papel constitucional e deixar de ser um puxadinho do PT, partido composto por ex-criminosos e ex-corruptos.

    A Anistia deveria ser encarada pelo STF como uma levantada de bola do Legislativo para que ajeite o corpo.

    Nesta toada, aderindo ao neoludismo, com sua censura às bigs techs, dentro do pacotão anti-bolsonarista, ficará muito mal na fita com a inexorável Nova Ordem Mundial, que a segunda economia, a China, não se opõe, como alguns pensam, mas quer hegemonizar.

    A persistirem, o que sobrará é a chacota internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *