Advogados se excedem e Moraes não intimará as testemunhas de acusação 

A imagem mostra uma sessão judicial com três pessoas. À esquerda, um homem calvo, vestido com uma toga preta e gravata, está falando. Ao centro, uma mulher com cabelo grisalho, também vestida com toga, escuta atentamente. À direita, um homem com cabelo curto e óculos, vestido com uma toga preta e camisa branca, observa. Ao fundo, há uma bandeira do Brasil e várias pastas de documentos sobre a mesa.

Advogados pretendiam intimar Lula e o próprio Moraes

Cézar Feitoza
Folha

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), adotou como procedimento para os casos do 8 de janeiro a intimação só das testemunhas de acusação, obrigando as defesas a levar os depoentes para as audiências no tribunal.

A prática tem causado receio entre os advogados dos acusados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) de articular um golpe de Estado após a eleição de Lula (PT) em 2022.

INÍCIO DO PROCESSO – Na sexta-feira (11), a ação penal do núcleo central da trama golpista foi aberta pelo tribunal, após a publicação do resultado (acórdão) da sessão da Primeira Turma que aceitou a denúncia da PGR. São réus nessa ação o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas. O ato dá início ao andamento do processo penal, fase que inclui a oitiva de testemunhas de defesa e acusação.

Cinco advogados disseram à Folha que a falta de intimação de testemunhas pode inviabilizar depoimentos considerados cruciais para os acusados.

A estratégia de Moraes ainda pode frustrar os planos de alguns denunciados de tumultuar o processo, com a inclusão de testemunhas sem relação com a trama golpista.

ATRASAR OS PROCESSOS – Três ministros do STF ouvidos sob reserva afirmaram que o procedimento adotado por Moraes, mesmo não sendo o mais convencional, é um antídoto válido contra as defesas que tentam arrastar o processo por longos períodos.

A DPU (Defensoria Pública da União) questionou a falta de intimação das testemunhas em processo de uma ré pelos ataques de 8 de janeiro e pediu a mudança de procedimento.

“Tem-se, de fato, um tratamento desigual entre acusação e defesa, uma vez que a exigência de apresentação de testemunhas vem pesando sobre as defesas em geral, mesmo quando indicam servidores públicos para serem inquiridos”, disse o defensor Gustavo Zortéa da Silva ao Supremo.

MORAES REJEITA – O ministro negou o pedido: “As testemunhas arroladas deverão ser apresentadas pela defesa em audiência, independentemente de intimação”.

O procedimento é descrito por Moraes nas decisões de abertura das ações penais do 8 de janeiro. Ele define que as testemunhas devem ser levadas pela defesa no dia do depoimento do réu, mesmo sem intimação, e devem falar antes do acusado.

“Fica indeferida, desde já, a inquirição de testemunhas meramente abonatórias, cujos depoimentos deverão ser substituídos por declarações escritas, até a data da audiência de instrução”, acrescenta o ministro.

ADVOGADO EXTRAPOLA – O advogado Sebastião Coelho, defensor do ex-assessor da Presidência Filipe Martins, arrolou 29 testemunhas e incluiu o próprio Alexandre de Moraes e seu ex-assistente no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Eduardo Tagliaferro.

Jeffrey Chiquini, advogado do tenente-coronel Rodrigo de Azevedo, incluiu o presidente Lula (PT) e o ministro do STF Flávio Dino na lista de testemunhas. A defesa de Marcelo Camara elencou os delegados da Polícia Federal responsáveis pela investigação.

O Código de Processo Penal estabelece em seu artigo 401 que, na instrução do processo, poderão ser inquiridas até oito testemunhas da acusação e oito da defesa. Esse número, porém, pode ser ampliado por decisão do juiz, considerando a complexidade do caso e a quantidade de réus e de crimes imputados.

8 thoughts on “Advogados se excedem e Moraes não intimará as testemunhas de acusação 

  1. A partir do momento que o Moraes não intima as testemunhas da defesa, elas não tem obrigação de comparecer apenas pelo convite dos acusados. Se o Moraes e o Lula fazem parte do rol daqueles que estariam na lista de vítimas do golpe então eles deveriam ser intimados. Ah, vão dizer que o Moraes não pode intimar a ele mesmo e, neste caso ,ele estaria então impedido de julgar. Ele não pode ser vítima e juiz no mesmo processo. Mas parece que o Ordenamento Jurídico Brasileiro foi totalmente abolido pelo STF.

  2. Acorde Senado Federal! Instrução processual ao gosto de “quem manda”. Quem deve e precisa falar (depor) não vai e quem vai se defender será submetido a rito processual reinterpretado e seletivo.

    Aliás, recordando: “Veja o que fez e por onde passou Gonçalves Dias no Planalto no dia da invasão, segundo o circuito interno”.

    Cadê o General G Dias? Ninguém sabe ninguém viu…

    “Ex-ministro percorreu alas do palácio, observou a destruição promovida por golpistas e, em determinado momento, aponta o caminho para sair do andar onde fica o gabinete presidencial”, registrou G1/TV Globo, em 23/04/2023.

    Fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2023/04/23/veja-o-que-fez-e-por-onde-passou-goncalves-dias-no-planalto-no-dia-da-invasao-segundo-o-circuito-interno.ghtml

  3. ANISTIA AOS TERRORISTAS CRISTÃOS FUNDAMENTALISTAS? IDADE DAS TREVAS DO CRISTIANISMO TEOCRÁTICO CORRUPTO E SANGUINÁRIO NUNCA MAIS! Esse governo de comunistas babacas que deu muitos ministérios aos terroristas evangélicos fanáticos de Bolsonaro deveria fazer alguma coisa que preste ao povo brasileiro; ou seja, tomar de volta todos os ministérios da canalha traidora, sem palavra, sem moral, sem hombridade; fazer uma reforma profunda na ‘’Justiça’’ dos advogados do diabo garantistas que estão exterminando cidadãos do bem há 40 anos; se o Brasil se tornar ingovernável deixem as Forças Armadas recomeçarem a República positivista! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *