
Janja requisitou o Airbus A330-200 para viajar sem escalas
Carlos Newton
Quando a gente pensa que já viu tudo em matéria de irresponsabilidade no manuseio de recursos públicos, sempre aparecem novas notícias escabrosas para nos surpreender. Esta semana, por exemplo, dois governantes sul-americanos se encarregaram de nos humilhar perante o mundo – o brasileiro Lula da Silva e o venezuelano Nicolás Maduro.
O primeiro a dar vexame foi Lula, ao permitir que na semana passada a terceira-dama Janja da Silva viajasse cinco dias antes dele para Moscou, utilizando o maior e mais moderno avião de transporte da FAB, o Airbus A330-200.
APERTEM OS CINTOS – O jatão decolou sábado levando apenas a comitiva da esposa de Lula e o “escalão avançado”, a pequena equipe que viaja dias antes para preparar a visita oficial de Lula a outros países e que costuma viajar em avião de carreira.
Eram comente cerca de 15 pessoas, incluindo cabelereiro e maquiador, perdidas dentro daquele avião fabricado para conduzir 335 passageiros…
Parafraseando o próprio presidente da República, podemos dizer, sem medo de errar, que nunca antes, na história deste país, um presidente da República nos brinda com tamanha falta de zelo pelos recursos públicos, pois a viagem da exibida Janja foi exclusivamente de recreio, sem compromissos oficiais num país que no momento não tem primeira-dama, pois Vladimir Putin está separado da esposa.
DEU TUDO ERRADO – O pior é que deu tudo errado. Janja exigiu o Airbus A330-200 porque tem autonomia para fazer Brasília-Moscou sem escalas. Mas ela acabou se irritando demais porque o comandante adiou a decolagem por 24 horas, para fazer alterações na rota, devido à falta de autorização para uso do espaço aéreo de três países pelos quais a aeronave deveria passar para chegar à Rússia.
Como não se tratava de viagem oficial do presidente brasileiro, os governos da Letônia e da Estônia recusaram os pedidos da FAB para que o avião cruzasse seus territórios, e a Lituânia nem respondeu à solicitação.
Segundo o Globo, o impasse forçou a mudança de rota da aeronave que transportava a comitiva de Janja e o chamado “escalão avançado”. Foi necessário alterar o plano de voo para que o avião sobrevoasse a Finlândia, com uma autorização de última hora obtida pelo governo brasileiro.
ESQUADRILHA – O mais incrível é que o perdulário Lula não ficou satisfeito com essas despesas desnecessárias feitas por sua terceira-dama e resolveu dar um show aéreo ao viajar para festejar nesta sexta-feira o Dia da Vitória, que os aliados comemoram dia 8 de maio, mas a Rússia o faz no dia 9, quando as tropas alemãs enfim se renderam às forças soviéticas na Alemanha.
Assim, além de usar novamente o Airbus A330-200, a comitiva de Lula foi transportada também pelo desprezado Airbus ACJ319 (AeroLula) e um Embraer E190-E1, para 114 passageiros.
Diante da suntuosidade da comitiva de Lula, invejoso presidente venezuelano Nicolás Maduro também decidiu fazer ostentação, para não ficar para trás, e formou uma esquadrilha para levar sua delegação a Moscou.
MADURO NO AR –As aeronaves decolaram em sequência, quase em voo de formação, compostas por dois jatos Airbus A340-200 da estatal Conviasa, comumente utilizados pela cúpula do governo venezuelano —, além de um Airbus ACJ319, que é o avião presidencial de Maduro, e um jato executivo Bombardier Global 6000, que pode levar até 17 passageiros.
Como se vê, Lula e Maduro são dois governantes que realmente se preocupam com os gastos públicos em seus países. E como se dizia antigamente, dou um pelo outro e não quero troco.
Eles deviam seguir o exemplo da Alemanha, onde cônjuges de governantes só participam de viagens oficiais se pagarem o custo. O marido da ex-chanceler Angela Merkel, Joachim Sauer, professor de Química Quântica da Universidade de Humbolt, quando queria acompanhá-la, viajava em avião de carreira, porque saía mais barato. E vida que segue, como dizia João Saldanha.
Debita isso na conta do stf em especial na conta do fachin. Por esse cara aí da está fazendo essas camadas
“…Janja requisitou o Airbus A330-200 para viajar sem escalas
Sr. Newton
A jumenta de duas patas é a típica comunista burguesa…
No começo é tudo díficil, não tem onde cair morto, não tem nem água para beber, toma aquela água barrenta e come calangos assado na pedra com aquele Sol que racha mamona…
Depois que consegue “entrar” pelos caminhos mais fácil nos “Órgãos” Públicos , ai começa a farra….
Quando recebe o primeiro cartão corporativo a primeira coisa que faz é comprar uma garrafinha de Àgua Francesa, da marca Perrier.,
Calangos , nunca mais, manda fazer uma mesa farta de caviar, lagosta, camarão, salmão, aquela picanha das galáxias, Wagyu, e de sobremesa o famoso doce francês, Petit Gateua….
Usar aqueles chinelos feitos com folha de bananeira é coisa do passado, quando era comunista raiz, hoje são tênis Tiger no valor de 2.200,00 o par……
O primeiro cartão corporativo o comunista burguês nunca esquece…
aquele abraço….
PS.
Sr. Newton, agora nesse estágio da doença da carnificina do josefinho stalinho não tem mais jeito de corrigir essa falha..
A vara de marmelo não funciona mais…
eh!eh!eh
Sr. Newton
Enquanto o Casal de Roedores insaciáveis estão na farra com dinheiro público, o Brasil vai mostrando a realidade dos fatos…..
A propósito, onde estão aqueles psicopatas sanguessugas roubam via Lei Roubaneut para fazer mais uma musiquinha sobre a Amazônia…
Alô, pessoal do Apart-Mansão do Leblon/Vila Madalena, cadê vocês.??
PRF diz faltar orçamento para fiscalizar BR-319, foco de desmatamento…
https://noticias.uol.com.br/colunas/natalia-portinari/2025/05/09/prf-diz-faltar-orcamento-para-fiscalizar-br-319-foco-de-desmatamento.htm?cmpid=copiaecola
Correção:
Leão é XVI, não é XIV !
Transporte de “pe(ó)dágio”!
Vergonha. Muita vergonha, mas isso se tornou coisa rara. Na verdade, hoje, existe pouca gente com vergonha na cara e personagens “sem vergonha” abundam.
Em Platão, vergonha (vergonha moral) é abordada como uma emoção importante que influencia a conduta individual e a justiça social. Ela está ligada à consciência do erro, à capacidade de corrigir falhas e à busca por um comportamento mais justo e moral. A vergonha, para Platão, não é apenas um sentimento negativo, mas um elemento que impulsiona o indivíduo a buscar a excelência e a vida virtuosa.
E Lula e Janja, para ficar nesses dois, tem alguma vergonha? Nada, nada, nada…
Tudo o que fazem é fugir do esperado comportamento ético e vida virtuosa.
Não têm o menor escrúpulo.
Não dão a mínima…e apoiados pelo ativismo político judiciário e Congresso Nacional fraco seguem como se nada houvesse de podre no Reino da Dinamarca, conforme a citação famosa da peça de William Shakespeare, “Hamlet” que se refere a um problema, uma corrupção ou uma situação grave que está corrompendo ou desestabilizando um ambiente, seja político, social ou pessoal.
No momento em que aposentados e pensionistas são covardemente lesados por quadrilhas no governo PT, dona “Cuidadora” de político que “exerce a presidência do Brasil em conluio com o Supremo que “tomou o poder” viaja num Airbus A330-200, sem escalas, rumo à Rússia, onde cabem 335 passageiros.
Tribuna da Internet registrou o inaceitável fato: “Eram comente cerca de 15 pessoas, incluindo cabelereiro e maquiador, perdidas dentro daquele avião”.
Revolta para todo lado. “Janja vira alvo de nova ação na Justiça por viagem à Rússia.
Ação popular questiona legalidade e custos da viagem realizada pela primeira-dama.
PS.: Outra instituição candidata a Piada do Ano: AGU exclui sindicato do irmão de Lula de bloqueio de recursos. Ao todo, quatro associações citadas em investigação ficaram de fora de medida judicial. Vergonha com recibo e tudo e ainda ficam chateados quando aparece a palavra cleptocracia…
PS.: 01: Para constar e não ser esquecido: o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), cuja arrecadação somou R$ 90 milhões em 2023, ficou de fora na relação da AGU. A entidade tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
PS. 02: “Ciro Gomes defende Lupi e critica Lula por mudança no Ministério da Previdência. Ex-governador afirma que presidente usa demissão de aliado para se blindar”.
Muitos esperavam mais de “Ciro Boca Nervosa Gomes”. Apesar do “para se blindar” faça sentido…Não é o Ciro Gomes que o leitor admira, pois Lupi já havia pedido demissão no governo Dilma por escândalo com ONGs e agora vacilou com aposentados e pensionistas lesados de modo cruel e covarde.
“Eu me odeio…Eu acreditei…” diria o personagem Alvarenga em Viva o Gordo.
PS. 03: Da mídia amestrada (que também atende por mídia porca):
“Oposição explora fraudes no INSS para atingir governo Lula e tenta angariar apoio à CPI”.
Ora, está mais preocupada com a oposição, quando deveria cobrir o fato com isenção e profissionalismo, diante de sua magnitude e gravidade.
PS. 04: Maduro imita Lula e também utiliza quatro aviões em sua viagem até Moscou. Ora, cangambá cheira cangambá…que não é gambá…
Fontes:
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/05/02/carlos-lupi-ja-havia-pedido-demissao-no-governo-dilma-por-escandalo-de-favorecimento-de-ongs.htm
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/janja-vira-alvo-de-nova-acao-na-justica-por-viagem-a-russia/
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/inss-agu-exclui-sindicato-de-irmao-de-lula-de-pedido-de-bloqueio-de-verbas/
Tenho a impressão que Dom $talinacio Curro de La Grana ao demonstrar essa psicopatia está se vingando dos dias de cadeia que ficou preso.
Curro e Janja já fazem por merecer um espanador de pó na bunda e sair pelo mundo afora rebolando pra chamar a atenção.
A Rússia comemora hoje, dia 9 de maio, o Dia da Vitória Soviética sobre a Alemanha Nazista, na 2ª Guerra Mundial (independentemente das opiniões do Reino Unido, EUA e outros).
A GloboNews, porém, dá a seguinte manchete prosaica às 09:55: “Lula celebra hoje com Putin o fim da 2ª guerra mundial”.
Mas, o que Lula está fazendo mesmo hoje no Kremlin, é aprovar a invasão russa da Ucrânia, finalidade para a qual Putin organizou o evento.
Invasão, à qual, o ditador Putin dará maior ênfase a partir da aprovação agora recebida de diversas nações, entre as quais, o Brasil.
Acorda, Brasil!
Presta atenção, gente!
“Yalta”, adendos, em:
https://www.espada.eti.br/escarlate.asp
Pois é, o cara desce do nordeste para São Paulo em pau-de-arara, teve a oportunidade de sair da pobreza e agora pensa que é nobre, o maior, o imortal, o Zé das Candongas e coisa e tal.
Já conhecemos tanta gente ruim neste mundo e já vimos o que lhes acontece : depois de morto, como todos, fede quando apodrece.
Solução democrática não há. Os corruptos se jactam de serem o são. Então, qual seria a solução? Não me digam que é através de educação do povo nem de eleição.
Há que se criticar o vôo de Janja, se realmente o número de passageiros é o citado por algumas fontes. Seria uma despesa aparentemente desnecessária.
Já se os aviões da comitiva de Lula levam empresários para incrementar negócios, acho que a viagem vale. Até porque o Brasil precisa diversificar seus negócios
Falando nisso, estou percebendo poucas críticas a respeito da votação na câmara que provou o aumento do número de deputados. Espero que o Senado não aprove tal proposta.
Há divergências no que se refere aos países citados na matéria que não deram autorização para sobrevôo no seu espaço. Quanto ao número de integrantes, permanece o mistério: . Segundo informações do site cavok.com.br, a comitiva presidencial foi impedida de sobrevoar a Estônia, A Lituânia não respondeu. https://www.cavok.com.br/paises-do-baltico-proibiram-o-sobrevoo-da-aeronave-com-o-presidente-lula-rumo-a-moscou