Nelson de Sá
Folha
Uma fala inoportuna da primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, causou constrangimento durante encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder chinês, Xi Jinping.
Janja teria comentado com Xi sobre efeitos nocivos do TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos, que impactariam sobretudo crianças e mulheres no Brasil. Ainda não está claro a quais efeitos ela se referia.
LULA SE EXPLICA – Em entrevista coletiva no fim de sua viagem a Pequim, Lula negou ter havido desconforto. “Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança para a gente discutir a questão digital – sobretudo o TikTok”, disse Lula. “E aí a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e as crianças.”
A Folha confirmou com duas pessoas, uma da comitiva brasileira em Pequim e outra junto à parte chinesa, que a intervenção de Janja gerou incômodo entre os chineses.
“Se o ministro estivesse incomodado, ele deveria ter me procurado e pedido para sair [da reunião]”, afirmou Lula sobre o suposto climão. O presidente não deixou claro a qual autoridade se referia.
VAZAMENTO ESTRANHO – Segundo Lula, além das autoridades chinesas, só estavam presentes no encontro seus ministros, além do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e do deputado Elmar Nascimento (União-BA). O presidente disse ainda achar estranho que a conversa tenha sido vazada. “Alguém teve a pachorra de contar uma conversa que aconteceu em um jantar e que era muito pessoal e confidencial”, afirmou Lula.
Segundo o presidente, a resposta de Xi foi a de que o Brasil tem o direito de fazer a regulamentação das redes. “Não é possível a gente continuar com as redes sociais cometendo os absurdos que cometem, e a gente não ter a capacidade de fazer uma regulamentação.”
De acordo com o presidente brasileiro, Xi se comprometeu a enviar uma pessoa para discutir a regulamentação das redes no Brasil. Pequim não se manifestou sobre o conteúdo da conversa.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Janja é uma alpinista social, que gosta de aparecer e se exibir, não tem senso crítico, se comporta de forma vulgar e importuna. Lula da Silva, o socialista refinado, piorou muito depois que se casou com ela, que não entende o comportamento da primeira-dama, apesar de ser apenas a terceira, e de terceira classe. (C.N.)
Essa palavra pachorra era muito pouco usada. Agora, a vejo sempre e não sei porque, em certas frases.
O mais importante nesta confusão envolvendo o ladrão Lula da Silva e a sua 1ª mulher-dama é aquilo que o jornalista finge não ver: um especialista [em censura] do PCCh vir ao Brasil para “discutir” a regulamentação das redes sociais.
O cartel de narcotraficantes P7/57F tem uma tara pelo controle de tudo o que rola na web. Lembre-se, Xandão do PCC, o cachorro louco do 57F, meteu multa de R$ 100.000,00 para qualquer brasileiro que usasse VPN para acessar o X [Twitter].
Sr. Newton
O pior é ver o desespero do Òrgão de Propaganda do Regime Soviètico.., o famoso LuLadrão News da Rede Goebbells e seus jornazistas amestrados…
Os jornazistas jumentinhos não sabem o que fazer para salvar o mandato do seu bandidão de estimação com tanta esculhambação que reina sobre o desgoverno…
Os jornazistas Andrea Sardinha, Otário Guedes e a Petezu Nery estavam “delirando” com as falas do Jaburu de Dez Dedos, dando palpites em tudo…
Parece que tem um cagueta dentro do Narco-Partido para complicar o já detonado Narco-Ladrão….
“Rui Costa vira principal suspeito de vazar conversa de Lula e Janja com Xi Jinping
Relato feito a jornalistas dizia que primeira-dama causou constrangimento em jantar e irritou até a primeira-dama da China
aquele abraço
Ele agora se julga o MAO TSE TUNG brasileiro.
Onde vai, passa a se comparar a um herói local.
Parece ser um caso patológico.
Essa mulher parece a Ofélia, personagem do Chico Anysio, que abria a boca para falar merda
Se tem alguém se divertindo em Brasília, é a Janja
Em meio a tensas disputas entre ministros do STF, deputados, senadores e ministros de Estado, e diante da queda de popularidade de um governo que parece nem ter começado, de tão insípido e desnorteado, a primeira-dama goza de todos os benefícios do poder, mas sem qualquer ônus — e sem qualquer voto.
Janja se tornou motivo de constrangimento mais uma vez para Lula, ao fazer uma intervenção em reunião com o presidente chinês, Xi Jinping.
Lula disse que Janja não é uma cidadã de 2ª classe, mas ela não recebeu nenhum voto para estar naquela reunião, e também não tem nenhum cargo formal, o que a blinda de prestar contas sobre aquilo que faz — ou por aquilo que gasta.
Janja nunca poderia virar protagonista, a ponto de representar o governo em viagens oficiais, e nem se valer da estrutura pública para curtir a vida — e muito menos se gabar disso publicamente.
Janja foi à Rússia com dias de antecedência, para passear (e sabe-se lá o que mais).
A primeira-dama gasta tanto dinheiro público que levou à criação de um medidor, e o Janjômetro já bateu 117,25 milhões de reais.
Essa não foi a primeira viagem ‘antecipada’ de Janja — e é difícil imaginar que será a última, porque ela simplesmente não tem motivo formal para se explicar.
O comportamento de Janja, que já causou crise ao ofender Elon Musk, entre outras confusões, destoa tanto do de suas antecessoras que levou deputados a apresentarem projetos para criar um cargo (ou ocupação qualquer) para ela.
Fonte: O Antagonista, Opinião, 14.05.2025 11:57 Por Rodolfo Borges
“CRASSE É CRASSE’!
Vazamento de conversa (da Janja) sobre TikTok ‘irrita’ Lula e fecha giro controverso por Rússia e China
Comentário sobre TikTok feito por Janja em reunião com Xi Jinping causou mal-estar e gerou crise interna.
Fonte: Folha de S. Paulo, Mundo, 14.mai.2025 às 19h13 Por Nelson de Sá, Ricardo Della Coletta e Renan Marra