
Barroso e outros ministros participam da promiscuidade
Julia Chaib e Raphael Di Cunto
Folha
Empresários, lobistas, autoridades do governo, de tribunais e de agências reguladoras, governadores, deputados e senadores esvaziaram Brasília na última semana para uma série de eventos públicos, jantares e reuniões privadas em Nova York, em roteiro que ficou conhecido como “Brazil Week”.
A proposta era vender o Brasil para investidores, autoridades e empresários estrangeiros, embora a maioria dos eventos tenha reunido, majoritariamente, apenas brasileiros. Empresas como JBS, Banco Safra, BTG Pactual, XP Investimentos e Itaú organizaram encontros entre empresários e políticos.
OPORTUNIDADES – Esses encontros, de acordo com relatos, foram a oportunidade de empresários com interesses em medidas legislativas e regulatórias se aproximarem de políticos com poder decisório e levarem suas demandas. Também foi a chance de investidores terem contato com autoridades e discutirem temas como o patamar da taxa de juros e o que pensam os parlamentares sobre os projetos de cada setor.
A Gerdau, por exemplo, aproveitou um seminário que a tinha como patrocinadora para reclamar do que vê como lentidão do governo brasileiro para lidar com as tarifas impostas pelos Estados Unidos e ainda cobrar medidas contra a “competição desleal” de produtos chineses.
Uma das estrelas da Brazil Week foi o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que cancelou a agenda no Legislativo para participar dos seminários nos Estados Unidos. Ele, no entanto, só divulgou os compromissos em 1 dos 4 dias da viagem.
BARROSO E MOTTA – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, também participou. Em uma dessas confraternizações, Motta antecipou a Barroso pessoalmente que entraria com recurso no STF contra a decisão da Primeira Turma da Corte de rejeitar a votação da Câmara para suspender a ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Dois deputados contam que Motta recebeu o apoio de empresários no embate com o STF. Ouviram que o Congresso não pode se apequenar e que deve reafirmar suas prerrogativas.
Na segunda-feira (12), jantar promovido pelo grupo Esfera Brasil reuniu boa parte das autoridades que foram a Nova York. Num coquetel, encontraram-se parlamentares, empresários, governadores e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
PROMISCUIDADE – A reunião colocou no mesmo espaço figuras diretamente envolvidas na polêmica compra do Banco Master: os empresários Joesley e Wesley Batista (da JBS, PicPay e Banco Original), André Esteves, do BTG, e Paulo Henrique Costa, presidente do BRB. O presidente do Master, Daniel Vorcaro, foi aconselhado por empresários a não comparecer.
O ex-presidente Michel Temer (MDB), que foi convidado para eventos na cidade, não participou dos encontros em que estavam os Batistas.
Estavam lá também uma comitiva de deputados que acompanhou Motta, o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Vital do Rêgo, o ministro Renan Filho (Transportes) e Dario Durigan (secretário-executivo do Ministério da Fazenda).
MAIS PRESENÇAS – Governadores também marcaram presença nos eventos, como Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Ibaneis Rocha (MDB-DF), Renato Casagrande (PSB-ES), Eduardo Leite (PSD-RS), Raquel Lyra (PSD-PE) e Cláudio Castro (PL-RJ).
Todos, à exceção de Tarcísio, estiveram no fórum organizado pelo Lide no dia seguinte. O Governo do Rio de Janeiro foi um dos patrocinadores do evento. Na ocasião, Caiado e Leite se colocaram como pré-candidatos à Presidência.
Tarcísio de Freitas , um dos protagonistas da semana pela expectativa de que seja candidato a presidente, não foi a dois eventos para os quais seu nome estava anunciado: além do promovido pelo Lide, do ex-governador de São Paulo João Doria, não esteve no da revista Veja, que também ocorreu na terça (13).
MÁ COMPANHIA… – Aliados disseram que ele decidiu faltar ao evento da Veja por causa de um dos patrocinadores, a Refit, Refinaria de Petróleo de Manguinhos, controlada pelo empresário Ricardo Magro.
A refinaria foi a patrocinadora master da conferência, que também contou com dinheiro do Governo do Rio de Janeiro. O Fisco estadual cobra R$ 8,9 bilhões da refinaria, como mostrou o UOL. O Governo de São Paulo cobra R$ 9,5 bilhões. Procurada pela Folha, a empresa não se manifestou. Outros apoiadores do evento foram a JBS e a Cedae, companhia de saneamento do Rio de Janeiro.
No mesmo dia, a JBS promoveu um almoço no restaurante Fasano, que reuniu cerca de 200 pessoas. À noite, as autoridades se dividiram entre jantares do site Congresso em Foco, XP e Banco Safra.
ORGANIZAÇÃO GLOBO – Na quarta (16), as mesmas autoridades se reuniram em evento promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, que, desta vez, teve a presença de Tarcísio.
Motta e Barroso também estiveram no evento. Depois das palestras, o deputado conversou com representantes da SpaceX, empresa de Elon Musk. O presidente da Câmara afirmou que os empresários americanos querem ampliar os investimentos no país.
Com Brasília esvaziada diante do cancelamento das sessões da Câmara e uma pauta fraca no Senado, outros grupos de parlamentares viajaram aos Estados Unidos.
OUTROS ENCONTROS – A bancada ruralista participou da Sugar Week, que reúne grandes empresas do setor sucroalcooleiro, e congressistas de direita conversaram com autoridades e instituições americanas, além de encontrarem o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se licenciou do mandato para morar nos EUA alegando perseguição do STF.
Questionados sobre a razão de ir até Nova York para participar de eventos majoritariamente com a presença de brasileiros, Caiado, Castro e Leite disseram que é a oportunidade para vender seus estados e se apresentar a investidores estrangeiros.
A governadora Raquel Lyra disse, em nota, que cumpriu missão internacional, com agendas como participação em seminários e a assinatura de um contrato para ampliar a capacidade de armazenamento de gás natural liquefeito no Complexo de Suape.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Para que servem esses encontros no exterior? Bem, a única e exclusiva motivação é reforçar a promiscuidade entre políticos, empresários e governos, numa boca livre gigante, armada por lobistas. Apenas isso. O pais ganha o quê com isso? Nada, rigorosamente nada. (C.N.)
O ganho é do interesse deles e não do estado.
É o surubão da clePTocracia brasileira, onde são os tenebrosos conchavos são celebrados. O traficante lesa pátria Boca de Veludo, bancado por lobistas disfarçados de empresários que possuem causas bilionárias no STF.
A fraude eleitoral de 2022 permitiu o retorno da facção criminosa PT/STF à cena do crime. Hoje, as ratazanas agem à luz do dia, com o apoio da mídia prostituída; de quebra, ainda temos de aturar os idiotas de nascimento propondo a construção de estátuas para os ladrões do dinheiro público.
Para pendar: :Em latim, a palavra Seminário significa semente, assim como no árabe, Sheman, significa semem, bem como no ingles Simon e para o portugues Simão!
Digo, pensar…
A LUXÚRIA DEPRAVADA E ESPETACULARIZADA DE LEÃOZINO XIV E A CONDIÇÃO HUMANA ANÁLOGA À PUTREFAÇÃO! A megalomania, a grandiosidade, a imponência, a magnificação arquitetônica faraônica e babilônica, a exageração da ordem, da perfilação disciplinadora e hierárquica da Primeira Missa do Vaticano, ontem, 17.05.2025, contrasta brutalmente, hereticamente, subversivamente, terrivelmente, horrorosamente, com toda a miséria, decadência, pavor, terror, da degradação humana na Palestina, Gaza, Congo (RDC), Síria, Haiti, Iêmen, Nigéria, Sudão do Sul, enfim crianças que não pediram para nascer sendo devoradas pela fome, doenças, despedaçadas, fragmentadas, pelas armas do poderoso mundo cristão-judaico bíblico! Por sinal, Jesus Cristo, a Primeira Missa no Brasil também deu porcaria, você não acha? Olha a criminalidade na ‘’Bahia de todos os Santos’’! Entretanto, Javé, ou ‘’Eu Sou quem eu Sou’’ (o Canalha é tão arrogante que nem se identificou para o se capacho e fantoche Moisés) e Jesus Cristo, se recusam a dar explicações numa CPI na Terra para explicar seus atos diabólicos, exterminadores, escravagistas, anticientíficos, negacionistas. Já basta seus representantes como os papas, Trump, Putin, Bolsonaro, e todos os demais cristãos eleitores teocráticos, estatais, institucionais, que não admitem o planejamento familiar, os métodos científicos e tecnológicos dos contraceptivos, em prol do ‘’crescei e multiplicai-vos’’. Pois é, Jesus Cristo, os seus paus-mandados, ‘’leões de chácara’’, fantoches, marionetes cristãs estão fazendo horrores contra a Ciência e os estados laicos aqui na Terra. Aparece, cara, eu que você tem poderes para se materializar em carne, sangue e ossos, tal qual a máquina de teletransporte da Nave Interprise! Pelo menos é o que os cristãos falam para todo o mundo! Você não vai perder para as tecnologias imaginárias, ou tornadas realidade da humanidade, não é mesmo, Jesus? Eu sou ateu, mas fiquei sabendo que você apareceu várias vezes depois que você ‘’desencarnou’’, aliás, dizem as más línguas que você aparecer pela primeira vez para sua amante Madalena, ou esposa? Muitos dos seus fãs gostariam de saber detalhes de sua vida, Jesus, pois o povo diz que o ‘’diabo morra nos detalhes’’! Sua Bíblia parece mais um queijo suíço do que um livro sagrado! Pois é, Jesus, pare de se fazer de difícil, pare de fazer o jogo de admiradores fundamentalistas, fanáticos, como o Bozo e a Micheque, e seu gado evangélico, Trump, também evangélico; Putin, ortodoxo, Netanyahu, do judaísmo, etc. O ‘’Leãozinho 14’’, por sua vez, não quer nem ouvir falar em Gays, ou LGBTQIA+! Aliás, Jesus, eu já havia falado que a organização criminosa do Vaticano tinha colocado um marqueteiro demagogo, com Francisco Bergoglio; não deu outra! Foi só para atrair turistas na velha nova Roma! Parece que a homossexualidade é a principal causa das desgraças da humanidade, como se os gays ‘’crescessem e se multiplicassem’’, como ratazanas, com a mesma ferocidade com que seu povo miserável o faz, Jesus, ou seja, os pobres e os escravos, que você tanto enalteceu! Jesus, quando você quis se materializar mais uma vez, foi para desgraçar a vida do Pedro, coitado, que já estava caminhando, cantando, assoviando alegremente para longe do inferno do Coliseu! Você é um gênio em marketing e propaganda enganosa, Jesus, tiro o meu chapéu! Entendi, o Pedro se lascou, mas, mais mártires, mais propaganda, mais adesão a seus planos de dominar o mundo, não é mesmo? Espertinho! Muito estratégico! E quando você se insinuou para Constantino, hein, Jesus, para que ele se tornasse imperador de Roma e do Ocidente, para depois você tomar o Império para sua Igreja, não foi isso? Drible de gênios como Pelé e Garrincha! Tudo bem calculado, não? Me diga uma coisa, Jesus, quando os mártires subiram aos céus para te encontrar eles não reclamaram nada de sua nova amizade ou coligação política, administrativa e religiosa com Roma? É, Jesus, os cristãos comunistas vivem reclamando da ditadura, e os cristãos nazi-facistas, supremacistas, pela falta dela! AH, mais uma curiosidade, Jesus, o que você fez com o Papa de Hitler e com os católicos e evangélicos da Alemanha que elegeram Hitler, colocando os nazistas no poder supremo, para exterminar os judeus? Você é meio antissemita, não? Por que você deixou o Nicolau Romanov, a ‘’Micheque’’ Alexandra e o Monge cristão ortodoxo satânico Rasputin, cometerem tanta barbárie, para que o barbarismo comunista contra-atacasse o Império e o sucedesse? Jesus, por que (…). LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA.
Veja entrevista Sir Ney (Millor Fernandes):
O ataque aos Três Poderes no 8 de Janeiro foi tentativa de golpe?
Não. Houve um excesso de judicialização da política e de politização da Justiça.
O que acha das punições que têm sido arbitradas pelo STF aos envolvidos no episódio?
O Supremo deve ter em mente que, enquanto nós tivermos o sistema penitenciário que temos, ele será uma escola de crime em vez de ser um lugar de recuperação, para que os possam desfrutar uma vida futura recuperados. Isso tudo não funciona. Enquanto for assim, as penas devem ser punições que não afetem a lotação penitenciária. Nós temos que abandonar os processos políticos e ver as coisas factualmente.
Qual deve ser o destino dos acusados de tentativa de golpe de Estado julgados agora no Supremo, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro e generais de quatro estrelas?
Não conheço os processos. Não julgá-los, não posso ser temerário para fazer uma coisa dessas. Mas, sem dúvida alguma, se tiverem (sic) culpados, que eles sejam punidos; se tiverem (sic) inocentes, que eles sejam absolvidos.
Fonte: https://veja.abril.com.br/paginas-amarelas/jose-sarney-golpe-nunca-mais/
Errata: “Não posso julgá-los” em vez de “Não julgá-los”
O pais ganha o quê com isso? Nada, rigorosamente nada. (C.N.)
Sr. Carlos Newton, e eles estão preocupados com o país e os pagadores de impostos que os sustentam regiamente?
Esses pilantras habitam em nababolândia, que tem a maior renda per capita do país e não produz um palito de dente. Só despesas grandiosas, são tão megalomaníacos que não se dão conta do ridículo.
Os Czares, também não se davam conta, deu no que deu…
Um forte abraço e um excelente domingo pro Sr.
José Luis
“NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Para que servem esses encontros no exterior? Bem, a única e exclusiva motivação é reforçar a promiscuidade entre políticos, empresários e governos, numa boca livre gigante, armada por lobistas. Apenas isso. O pais ganha o quê com isso? Nada, rigorosamente nada. (C.N.) ” http://www.tribunadainternet.com.br/2025/05/18/seminarios-aumentam-promiscuidade-entre-politicos-empresarios-e-lobistas/#comments