Visitar Cristina Kirchner na Argentina será mais uma burrice política de Lula

Cristina Kirchner já esperava que seria presa e apoiadores reagem | Brasil 247

Condenada por corrupção, Cristina está em prisão domiciliar

Eliane Cantanhêde
Estadão

O presidente Lula está tentado, mas deveria pensar muito bem e ponderar prós e contras antes de visitar a ex-primeira dama e ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, que foi condenada pela Justiça e está em prisão domiciliar, de tornozeleira, em Buenos Aires. Os problemas diplomáticos são o de menos, o que pode complicar muito essa visitinha é a repercussão aqui no Brasil.

A desde sempre polêmica Cristina, que se apresenta como “de esquerda”, não está presa por “perseguição política” ou coisas do gênero, mas pela velha corrupção que grassa lá, na Argentina, como cá, no Brasil. Lula prestando solidariedade a uma – aliás, mais uma − condenada por corrupção? Não parece uma boa ideia.

REUNIÃO DO MERCOSUL – Pela primeira vez desde a posse de Javier Milei, Lula vai à Argentina nos dias 2 e 3 de julho, para a Cúpula de presidentes do Mercosul, quando vai assumir a presidência pró-tempore do bloco, e pensa aproveitar para confraternizar, se solidarizar e tirar fotos sorridentes com Cristina Kirchner, da varanda do apartamento dela, para uma multidão em Buenos Aires. Mas o maior sucesso dessas fotos será no Brasil.

A primeira lembrança que os bolsonaristas tratarão de alardear é que o próprio Lula também foi condenado e preso, no caso do triplex do Guarujá, depois apagado pelo STF.

A segunda é que Lula já apanhou muito nas redes sociais por mandar um avião da FAB resgatar a ex-primeira dama do Peru Nadine Herédia… que não só foi condenada pela Justiça por corrupção, mas por corrupção envolvendo a antiga Odebrecht da Lava Jato.

PENA POR CORRUPÇÃO – Outra questão delicada: visitar uma condenada por corrupção como se ela fosse vítima de “perseguição política” pode soar na Argentina e ressoar no Brasil como confrontação à Justiça e, portanto, ingerência em assuntos internos de outro País. Justamente quando o governo brasileiro reclama – com razão, aliás − que os Bolsonaro atiçam os EUA contra o Supremo e o ministro Alexandre de Moraes, e o próprio Milei considera Bolsonaro “perseguido judicial”.

Uma visita de Lula a Cristina também será assimilada como uma provocação a Milei e gerar muxoxos do lado argentino, mas isso já não faz sentido, porque, há exatamente um ano, Milei desdenhou e trocou a cúpula do Mercosul em Assunção, no Paraguai, por um fórum conservador em Santa Catarina com…. Jair Bolsonaro.

Um encontro de Lula com Cristina seria interpretado como uma vingança pessoal, mas Milei não pode reclamar. Elas por elas. Política da mesquinharia.

PÉSSIMAS RELAÇÕES – Nada disso, porém, muda a relação entre Lula e Milei, que já é ruim e vai continuar ruim, nem as relações diplomáticas e comerciais, que mantêm uma certa normalidade, porque os governos e as empresas privadas dos dois países fingem que não veem o azedume político e vão tocando a vida, os interesses, negócios e acordos comuns. Isso basta.

São Sidônio, que entrou no governo para salvar a Pátria e a lavoura, mas não faz milagres, deve prevenir Lula de que ninguém vai dar a menor bola para Mercosul, discursos e acordos. Só vai se falar, publicar e criticar o encontro com Cristina Kirchner.

Mais uma vez, Lula não ganha nada, mas pode perder muito com um erro de cálculo ou, pior, uma vingança boba. Detalhe: Kirchner jamais visitou Lula nos seus 580 dias preso.

11 thoughts on “Visitar Cristina Kirchner na Argentina será mais uma burrice política de Lula

  1. O cadáver insepulto chamado Lula cada vez fede mais. E a jornalista Secom ainda perde tempo analisando as consequência da viagem do vigarista para a Argentina.

  2. Não estaria ela praticando futurologia ao escrever sobre eventuais ocorrências posteriores à ainda hipotética visita de Barba à CFK no mês que vem?

  3. Pelo tudo que o molusco ja falou e continua falando, em especial agora criticando ISRAEL e defendendo os genocidas do Irã, está dentro do seu padrão. Se fizesse algo diferente seria estranho

  4. Lula prestando solidariedade a uma – aliás, mais uma − condenada por corrupção? Não parece uma boa ideia.

    Dona Eliana, o seu protegido e da sua Empresa não foi condenado por corrupção.??

    O certo seria

    Luladrão , condenado por corrupção no Brasil, prestando solidariedade a uma – aliás, mais uma − condenada por corrupção? Não parece uma boa ideia. (51 uma boa ideia)..

  5. O Brasil não deveria entrar nesse jogo sujo da rivalidade entre Brasil e Argentina. Os governantes passam, mas a convivência pacífica deve ser permanente.
    Certo, que o maluquinho, que tem seu cachorro morto como guru, inclusive fala com ele todas as noites, provocou Lula, vindo ao Brasil ano passado para participar do Foro de Santa Catarina, um convescote de conservadores, cópia amarelada do Foro de São Paulo, dos progressistas.
    Em Santa Catarina Milei conversou nos bastidores com Bolsonaro.

    Lula quer dar o troco na reunião do Mercosul, manifestando o desejo de visitar a ex- presidente dos hermanos, Cristina Cristiner em prisão domiciliar. Vingança, vingança é o que se pode chamar. Mas, a relação entre os países, não é pautada por relações de amor e ódio.

    Já estamos encrencados com o Paraguai, por causa da arapongagem da ABIN, espionando os negociadores do Acordo da Itaipu Binacional
    Somado a treta com a Argentina, estimulada por Milei e Lula, falta mais um para ser recriada uma nova guerra na Tríplice Fronteira. A bola da vez seria o Brasil, substituindo o Paraguai.
    Na guerra contra o Paraguai, a Inglaterra insuflou seus vizinhos. Os Estados Unidos podem agora estimular um conflito entre os vizinhos, afinal, precisam vender as armas, que fabricam para não encalharem. O Complexo Industrial Militar, agradece aos atores envolvidos.
    No final é o sangue da população que jorra nas batalhas inúteis.

  6. È Dona Eliana

    A senhora é uma das que querem a censura “prá nóis”., mas esquece que amanhã a senhora também vai ser censurada…

    aquilo que a senhora disse ao vivo e a cores que deixou seu colega de profissão comendo o cuspe e fazendo caretas é a “liberdade de expressão” que tanto vocês falam que querem , mas, no fundo, só querem para vocês nénão….

    Aquele sorriso maléfico de canto de boca quando terminou seu discurso é a verdadeira face do sua ideologia carniceira do josefino stalinho.,

    Ai a senhora foi detonada na Rede e tentou ensaiar uma desculpa esfarrapada que ficou pior do que tinha falado.

    è aquelas desculpinhas seguindo de um “mas”. “veja bem”..”eu falei, mas, “…..

    Era melhor não ter pedido desculpas, que no final não se concluiu…..

    Mas fique tranquila, Dona Eliana, o seu jornazismo acabou, morreu, foi aniliquilado por vocês mesmos.,

    Vocês perderam a dignidade, a honra e a integridade como jornazistas e como seres humanos..

    A credibilidade de vocês se encontram no Esgoto Coveiro entre as Marginais, e de lá não vai sair mais, nem “mas”……(eh!eh!!eh)..

    Se a senhora reparar nas noticiais, seu jornaleco de 5a coluna dá traço de audiência., meia dúzia de jumentos que ainda ficam recebendo suas noticiais cheias de colesterol……

    Não sei se a Senhora sabe disse, hoje em dia até morador de rua tem um celular na mão…..

    O Mundo mudou, “mas” vocês jornazistinhas ainda estão em 1.917

    E venha que sou da Penha……como se dizia antigamente…..

    aquele abraço….

    • Veja Dona Eliana, o que disse o seu “protegido” bandido de estimação…

      Vocês estão no ano de 1.917, querem a volta do telegráfo, código morse, enviar cartas pelo Correios, e andar de charrete com rodas de madeira….

      Se continuarem assim, já sabe…..(eh!eh!eh).

      CELULAR DESGRAÇADO – Na quinta-feira, Lula manifestou inconformismo com esse novo mundo. “Não é possível você imaginar que pode fazer política com o desgraçado de um celular”, protestou, em discurso em Minas Gerais. “Não é possível que as pessoas não percebam a diferença entre governo que trabalha e governo que fica no celular”, insistiu.

      • diferença entre governo que trabalha

        Dona Eliana, ai nessa frase o seu Ladrão de Estimação contou uma mentira, como sempre faz, é um vicio contar mentira…

        O desgoverno não trabalha, ele apenas rouba o sonho do brasileiro…

        simples assim.

  7. observei o detalhe há bons 7 dias no meu artigo, aqui na tribuna da internet. acrescentei: se encontrar o presidente Javier Milei, corre o risco de ser expulso da Argentina a ponta pés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *