Lula critica “genocídio” em Gaza e “uso da fome” como arma de guerra.

Em reunião extraordinária do Brics, Lula volta a cobrar reforma no Conselho  de Segurança da ONU – CartaCapital

Lula voltou a pedir a reforma do Conselho de Segurança

Célia Froufe, Laís Adriana e Daniela Amorim
Broadcast

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de um Estado palestino dentro dos limites criados em 1967 para garantir o fim do conflito na Faixa de Gaza, em seu discurso de abertura da Cúpula do Brics, que ocorre no Rio. A sessão de abertura tem como tema “Paz e Segurança e Reforma da Governança Global”.

O presidente disse que “nada justifica as ações terroristas cometidas pelo Hamas, mas que não é possível permanecer indiferente ao genocídio praticado por Israel em Gaza” com a “matança indiscriminada de civis inocentes e o uso da fome como arma de guerra”.

OUTROS CONFLITOS – Lula mencionou outros conflitos globais, destacando que o governo brasileiro condenou os atentados na Caxemira – que ampliaram temporariamente tensões entre Índia e Paquistão. O presidente frisou que as violações de integridade territorial dificultam esforços de não-proliferação de armas atômicas.

Sem mencionar diretamente os Estados Unidos, Lula acusou ações sem amparo no direito internacional de aumentar a tendência de repetir de forma mais grave o “fracasso” das operações no Afeganistão, no Iraque, na Líbia e na Síria. “Suas consequências para a estabilidade do Oriente Médio e Norte da África, em especial no Sahel, foram desastrosas e até hoje são sentidas”, disse.

DEFESA DO IRÃ – Novo membro do Brics, o Irã foi recentemente atacado por forças americanas em uma ação para destruir seu programa nuclear e exigiu a menção de repúdio à escalada de tensões no Oriente Médio no comunicado final do bloco.

“O governo brasileiro denunciou as violações à integridade territorial do Irã, como já havia feito no caso da Ucrânia. É urgente que as partes envolvidas na guerra na Ucrânia aprofundem o diálogo direto com vistas a um cessar-fogo e paz duradoura”, acrescentou, sem mencionar a Rússia.

Lula acusou ainda a comunidade internacional de ignorar “gravíssimas crises em outras partes do mundo” e quem, para isso, o Grupo de Amigos da Paz – liderado por Brasil e China – procura identificar caminhos para o fim das hostilidades com a participação do Sul Global.

CONSELHO DE SEGURANÇA – Lula pediu novamente a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). O presidente defendeu que é necessário “transformar completamente” o conselho para torná-lo mais legítimo, representativo, eficaz e democrático ao incluir novos membros permanentes da Ásia, África, América Latina e Caribe.

Lula alegou que o vazio de crises globais não-solucionadas criou um “terreno fértil” para o terrorismo e que “a ideologia do ódio não pode ser associada a nenhuma religião ou nacionalidade” em específico.

Contudo, o presidente reconheceu que “nem tudo foi um fracasso” nas oito décadas de funcionamento das Nações Unidas, classificando a organização como “central” para o processo de descolonização, promoção da paz, estabilidade e mediação de conflitos.

3 thoughts on “Lula critica “genocídio” em Gaza e “uso da fome” como arma de guerra.

  1. ACORDA Lula, Bolsonaro, Trump, Zelensky, Hamas e similares, militarismo e partidarismo, politiqueiro$, e seus tentáculos velhaco$. FORA da boa-fé, da verdade, da honestidade, da empatia e da justiça não existe salvação para a Humanidade. Não sou lulopetista e nem candidato a mais nada há muito tempo, desde o fracasso da promessa do lulopetismo de ser diferente de tudo isso que já estava aí apodrecido, há muito tempo, que terminou no colo do famigerado centrão, sem as mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas. Daí, há cerca de 35 anos, depois de muito estudo e luta no front, enfrentando inclusive a ira e perseguição dos coronéis locais, donos do pedaço, por ousar enfrentá-los, passei a me dedicar à Revolução Pacífica do Leão, com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, com Democracia Direta, Meritocracia e Deus na Causa, inclusive, aberta a todos e todas que queiram participar da vida política do país sem que sejam limitados e obrigados a apenas votar conforme imposição de donos de partidos, ou seja, independentes da vontade ditatorial de donos de partidos, do monopólio eleitoral e da ditadura partidária…, de modo que, a meu ver, a nossa moderníssima RPL, antissistema, a nosso ver, representa a mega solução, via evolução, com abertura democrática total que permite o surgimento de NOVAS LIDERANÇAS QUE ATÉ QUE EXISTEM, oriundas de todos os segmentos sociais, além das cercanias das famigeradas direita, esquerda e centro, oposição e situação, até com consistência mais apurada, preparadas, qualificadas, de Estadistas, inclusive tipo outsider, até com projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, claro como a luz do sol do meio-dia, que mostra os novos caminhos necessários para os seus países, de modo a torná-los melhores para todos e todas, porém obrigadas a atuar do lado de fora do cercado da plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia fantasiada de democracia apenas para ludibriar a crédula e tola freguesia vítima, refém, súdita e escrava da dita-cuja, protegida pela imprensa falada, escrita e televisionada apaixonada pelo negócio bilionário que a alimenta, que, infelizmente, preenche o vácuo de poder e de lideranças com tranqueiras de todos os tipos, mitomaníacos, mentirosos, charlatões, picaretas, vigaristas, bravateiros, egocêntricos, déspotas, cachaceiros, corruptos, caras de pau, fantasiados de tudo e qualquer coisa para ludibriarem incautos, enfim, loucos por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, e, pior de tudo, sem ética, sem escrúpulos, sem remorsos e sem desconfiômetros… https://www.tribunadainternet.com.br/2025/07/06/em-busca-do-nobel-lula-critica-o-vacuo-de-lideranca-no-mundo/?fbclid=IwY2xjawLXyoVleHRuA2FlbQIxMQBicmlkETF1d3dJOEVCeUF2TjBVZkl1AR5OjFwCCV-PmRKQgAKaW8TnWPTQKUz5ZN7m7OaV8e43tb3HgI98Fcon14EkhQ_aem_lISAZJCPhy4Mthv3H_XVTA#comment-99101

  2. Corrupção e roubo do dinheiro e bens públicos , também dá decepação das mãos , bem que essa lei cairia bem se aplicada no Brasil e veríamos tantos maus agentes públicos manetas , seria uma maravilha .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *