Barroso mostra seu estilo e responde com serenidade à agressão de Trump

Agência - TARIFA DE 50% | Em carta divulgada na noite de domingo (13), o  presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso,  afirma que a tarifa de 50% impostaVicente Limongi Neto

Muito boa, lúcida, firme, serena, esclarecedora e patriótica carta a nação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Roberto Barroso, repudiando declarações duras do presidente Donald Trump contra a soberania e a democracia brasileira. 

Nesta linha, domingo, no Correio Braziliense, a colunista Ana Dubeux, diretora de redação do jornal, antecipou-se a Barroso, publicando enfático artigo afirmando que “o Brasil não tem vocação para ser quintal”. Não é mesmo? Parabéns, Dubeux.

COPA DE CLUBES – O Chelsea fez por merecer o título de campeão da primeira Copa do Mundo de Clubes. Marcante competição, realizada nos Estados Unidos e patrocinada pela Fifa. O presidente da CBF, Samir Saud, já manifestou ao presidente da entidade, Gianni Infantino, que o Brasil pretende sediar, em 2029, a segunda copa do mundo de clubes.

O pleito, caso seja vitorioso, é excelente oportunidade para que a competição passe a contar e instituir a taça João Havelange ao clube campeão. Iniciativa justa para quem dedicou a vida ao desenvolvimento do futebol, brasileiro e mundial.

Na presidência da Fifa, de 1974 a 1998, Havelange transformou a entidade em potência respeitada e milionária. Havelange incluiu nações africanas e asiáticas nas Copas do Mundo. Uniu o mundo com o futebol. Como presidente da então CBD, Havelange conquistou três copas do mundo.

FALSO HUMOR – O brasileiro não merece, ao ver o domingo se encaminhando para a segunda-feira, ter que engolir uma nova porcariada global. Uma TV que se gaba de ser rica e moderna deveria ter vergonha na cara e produzir um novo programa que pelo menos tente deixar o telespectador animado na hora de botar a cabeça no travesseiro.

Ao invés disso, jogar na poltrona dos brasileiros uma descarada apelação fantasiada de programa de humor. Coisa mais desprezível e agonizante para fechar o domingo. Os humoristas de araque usam a ingênua plateia em troca de 50 reais. Princesa Isabel precisa reencarnar e dar dura bronca na falta de sensibilidade da destrambelhada e sovina direção de um amontoado de bobagens chamado torpe e infamemente de programa “aberto ao público”.

O Programa Silvio Santos é mais generoso, paga 100 reais para a ruidosa plateia. Sem usar artimanhas e piadinhas medonhas.  Francamente. Chico Anisio, Renato Aragão, Jô Soares, Costinha, Golias precisam ser respeitados. Decadência televisiva é isso. 

11 thoughts on “Barroso mostra seu estilo e responde com serenidade à agressão de Trump

  1. BOLSONAROS ESTÃO DIANTE DO TUDO OU NADA

    TERÃO DE VENCER O BARBA E O XANDE AGORA, POIS SABEM QUE NÃO VÃO CONSEGUIUR NUNCA MAIS OUTRO APOIO TÃO PODEROSO QUANTO O DE LARANJÃO.

    SE PERDEREM A PARADA, PODERÁ SER CADEIA E ADEUS ANISTIA NA CERTA.

  2. O articulador da estadia de Cesare Battisti sabe falar bonito e não dizer nada. Com uma elegância que não se aprofunda além do mero formalismo.

    “ameaças à vida e à integridade física de Ministros do STF, inclusive com pedido de impeachment”

    Se há crimes graves, partidarismo, distorção da Justiça e abuso de poder, nas modalidades excesso de poder e desvio de finalidade, há sim justo motivo para impeachment.

    Nesse ponto, Barroso revela seu partidarismo e autoritarismo mal disfarçado.

    “As ações penais em curso, por crimes diversos contra o Estado democrático de direito, observam estritamente o devido processo legal, com absoluta transparência em todas as fases do julgamento. Sessões públicas, transmitidas pela televisão, acompanhadas por advogados, pela imprensa e pela sociedade”

    Mentira deslavada.

    Há restrições seletivas e injustificáveis.

    Um acordo fechado com o conglomerado comunicativo, quase monopolizado pelo grupo Globo na atualidade.

    E o mais grave foi feito em relação aos pobres coitados que foram enredados, presos e mal julgados no atacado do 8 de janeiro.

    A História não esquecerá os abusos dessa reedição de uma falsa “intentona bolsonarista”, que foi dolosamente explorada para justificar todo e qualquer abuso do Novo Estado Novo que está em curso.

    Muito mais hipócrita, atropelando, subvertendo e destruindo a Constituição de 1988, e muito menos produtivo em termos de pacificação social.

    A parceria Lula-Barroso é a mais nítida, mas cada um dos atores desempenha a sua função desde a “descondenação” que nos trouxe ao desastre econômico disfarçado, mas vivenciado por quem produz e negocia e sustenta esse Novo Estado Novo associado extorsivo nas costas.

  3. Gostei particularmente, das citações sobre Golpes de Estado, nos últimos 90 anos, começando pela Intentona Comunista de 1935.
    Mas, a Revolução Constitucionalista de 32 e a Revolução de 30 foram igualmente Golpes contra a Democracia.
    Os golpistas de 30 ficaram no Poder por 15 anos.

    A tentativa separatista do Estado de São Paulo, denominada de Revolução Constitucionalista de 1932, foi uma reação ao golpe contra o presidente eleito, o paulista Julio Prestes.
    As tropas do governo ditatorial vindas de Minas e do Rio de Janeiro esmagaram os revoltosos.

    Como sempre acontece, o motivo alegado para a guerra de São Paulo contra a Uniao, foi assegurar o respeito a Constituição rasgada pelo Golpe de Estado.

  4. Estive no túnel em Passa Quatro( Minas Gerais), palco de confrontos sangrentos entre os revoltosos paulistas e as tropas mineiras. Esse túnel, por onde passam as locomotivas da Estrada de Ferro Minas& São Paulo, faz fronteira entre os dois Estados. Morreram mais de 1000 combatentes. Brasileiros contra brasileiros.

    Precisamos evitar, que essa tragédia se repita.

  5. Tarcísio vai sofrer para recuperar condição de candidato

    A decisão de Trump de ligar as sanções econômicas ao bolsonarismo, e aceita no primeiro momento como um grande trunfo, acabou se revelando um tiro no pé.

    A não ser Bananinha, que está vivendo uma realidade paralela nos States, ninguém pode dizer que deu certo.

    Não há possibilidade de achar que ajudou o ex-mito de alguma maneira; pelo contrário, ajudou Barba e os adversários do bolsonarismo.

    E o erro de avaliação do (neófito) Tarcísio foi brutal. Ele terá que fazer muita força para recuperar a condição de candidato viável no ano que vem.

    A reação dele foi absurda, prejudicou sua condição de se candidatar à presidência e até a governador, pois o principal atingido pelas sanções é o estado que ele (acha que) governa: SP.

    Uma avaliação distorcida pela avaliação do ex-mito e família de que Trump poderia interferir no julgamento do STF. Um erro crasso, primário, de avaliação política.

    Acredito até que o projeto de anistia que está no Congresso morreu. Seria um ato de submissão vergonhoso a uma intervenção estrangeira.

    Fonte: O Globo, Opinião, 14/07/2025 17h11 Por Merval Pereira

    À extrema direita sobra arrogância e prepotência. Mas, falta inteligência.

  6. Esse cara é um demagogo, segundo divulgado esse cara teve contato com pessoal do Biden, e depois daquela fala nós derrotamos o bolsonarismo, nos mostra que é um antidemocrático e golpista

    • “Agradecer é reconhecer.. Não tem nada a ver com gratiluz. É um obrigado com história, motivo e contexto”.
      Peguei esse texto, maravilhoso do artigo de Bruno Astuto, do Caderno ELA de O Globo.

      Bruno fala sobre o amor do general Tito e seu grande amor Berenice a rainha da Palestina.
      Ao assumir o trono de Roma, ele é obrigado terminar o romance.

      Trata-se de uma tragédia do dever contra o desejo.

      Tudo a ver, com o que estamos passando hoje. Bolsonaro e Tarcísio de Freitas , colocaram em primeiro lugar o desejo de alçar a presidência e o dever com o país.
      Jamais chegarão ao patamar de um líder como Tito, Alexandre e Marco Aurélio, imperadores romanos. Estão mais próximos de Nero.

      Muito obrigado Vicente Limongi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *