Trump e Lula violaram seguidamente princípios que agora invocam sobre tarifas

Glenn Greenwald deixa o Intercept e alega censura em artigo sobre Biden - ISTOÉ DINHEIRO

Greenwald mostra que conhece bem a política brasileira

Glenn Greenwald
Folha

As reações ao anúncio do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros foram, como era de esperar, intensas e apaixonadas. Diversos princípios nobres foram invocados por todos os lados para justificar suas posições. No entanto, a natureza enganosa e meramente pretextual desses “princípios” torna-se imediatamente evidente diante do mais leve exame crítico.

Primeiro, temos o presidente Donald Trump posando como defensor da liberdade de expressão e inimigo implacável do abuso do poder e do autoritarismo. Tenho escrito e reportado repetidamente sobre os perigos do crescente regime de censura e os diversos abusos de poder liderados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Este jornal já se posicionou editorialmente contra tais excessos.

IDEIA RISÍVEL – Mas a ideia de que o presidente Trump se incomoda com isso é, no mínimo, risível. Nenhum presidente americano —e certamente não Trump— se incomoda com a tirania. Ao contrário: um dos pilares centrais da política externa dos EUA tem sido apoiar, financiar e armar os ditadores mais selvagens do mundo, desde que sirvam aos interesses americanos.

Os EUA, durante décadas, derrubaram governos democraticamente eleitos e apoiaram a sua substituição por marionetes mais úteis: no Irã, na Indonésia, no Chile, no Brasil e, mais recentemente, em Honduras (2009), no Egito (2013), na Ucrânia (2014) e na Bolívia (2019).

Há apenas dois meses, Trump visitou e elogiou efusivamente os mais próximos —e mais tirânicos— aliados dos EUA: as ditaduras da Arábia Saudita, dos Emirados Árabes Unidos e do Catar.

MAIS EXEMPLOS – E tudo isso é independente dos ataques descarados à liberdade de expressão promovidos pelo próprio governo Trump. Ele puniu e até deportou pessoas pelo “crime” de criticar Israel ou de zombar de autoridades americanas. Também exigiu que as principais universidades adotem regras de “discurso de ódio” que proíbam diversas críticas a Israel.

Quaisquer que tenham sido os motivos de Trump ao impor tarifas ao Brasil, a preocupação com os perigos do autoritarismo certamente não está entre eles.

Em seguida, temos os “princípios” invocados com fúria por Lula e pelo STF ao condenarem a tentativa de Trump de ditar os rumos do Brasil. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, declarou Lula em resposta ao anúncio de Trump.

DESDE QUANDO? – Lula acredita que o Judiciário brasileiro é “sólido e independente”? Desde quando? Em 2018 e 2019 —quando foi condenado por esses mesmos tribunais (com aprovação do STF, inclusive o herói nacional da esquerda, Moraes) —, Lula e seu partido pediram, insistentemente, que outros países e organizações internacionais interviessem, acusando o Judiciário de ser fundamentalmente corrompido, politizado e incapaz de julgar Lula com imparcialidade.

Ao pedir à ONU (Organização das Nações Unidas) que anulasse a condenação de Lula, seu advogado argumentou que Lula “não pode obter justiça no Brasil sob o sistema inquisitorial vigente”, pois o mesmo juiz que investiga é o que decide a culpa —exatamente o mesmo sistema que hoje se aplica a Bolsonaro e seus aliados, nos quais Moraes atua simultaneamente como investigador, julgador e, às vezes, até como suposta vítima.

PRESO POLÍTICO – Além de pedir que a ONU e a OEA (Organização dos Estados Americanos) anulassem decisões do STF sobre Lula, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, deu uma entrevista à Al Jazeera em 2018.

Ela chamou Lula de “preso politico”, ressaltou a amizade histórica de Lula com o mundo árabe e pediu que as nações árabes agissem para pressionar por sua libertação (o procurador-geral da República anunciou uma investigação para determinar se a parlamentar petista “atentou contra a soberania nacional”).

Mais grave ainda: o próprio STF incentivou a interferência do governo Biden nas eleições presidenciais brasileiras de 2022. Após o envio do diretor da CIA (agência americana de inteligência) e de outros emissários a Brasília para advertir Jair Bolsonaro (PL) a não questionar o resultado eleitoral, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, admitiu em um discurso em Nova York que ele mesmo havia pedido pelo menos três vezes que o governo dos EUA se envolvesse.

APOIO DECISIVO – Celebrando essa interferência, o ministro afirmou que ela representou um “apoio decisivo… porque os militares brasileiros não gostam de se indispor com os Estados Unidos”.

O governo Trump se opõe a abusos de poder e a ataques à liberdade de expressão? Depende do que lhe convém no momento. Lula realmente acredita que as instituições judiciais brasileiras são independentes e confiáveis? O STF é mesmo contra qualquer interferência americana nas instituições políticas do país? A resposta é a mesma.

Há muito em jogo nesse conflito entre Estados Unidos e Brasil. Princípios universais e genuinamente defendidos, no entanto, não estão entre eles.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
É impressionante constatar que o jornalista Gleen Greenwald, americano e com poucos conhecimentos sobre o Brasil, analisa melhor a política brasileira do que quase todos os nativos.  Tudo fica muito claro. (C.N.)

12 thoughts on “Trump e Lula violaram seguidamente princípios que agora invocam sobre tarifas

  1. Xandão é camaleão.

    Mais habilidoso até do que Alckmin.

    E será uma peça importante…

    Como disse um certo Falcão de célebre dinastia que escapou da finada Lava Jato.

    “Não ê qualquer ministro…”

    Não se iluda. Inexiste oposição entre poderosos.

    Todos eles se opõem ao povo.

    Se opõem, exploram, esmagam e zombam de você.

    Assaltado e humilhado cidadão-contribuinte-eleitor.

  2. Ora, uma coisa é solicitar algum apoio externo para coisas que julguem injustas. Outra coisa bem diferente é pedir sanções.

    Grenwald está misturando alhos com bugalhos. Não sei se é porque o STF não abraça suas causas das cahamdas “liberdades de expressão”. O STF deve agir sempre de acordo com a CF, mesmo que contrarie opiniões, ou melhor, convicções.

    Mas é aquela história. Desavisados caem nessas esparrelas.

  3. Só os idiotas ainda não entenderam que a sanção imposta pelo Trump tem um único objetivo: o Brics e sua moeda única. Tanto, que a Rússia já pulou fora e acusou o Lula de ser o mentor da ideia. Pra variar o desmiolado ficou pendurado pelo pincel.

  4. Glenn Greenwald, disse tudo e não disse nada.

    É ele que mistura alhos com bugalhos!

    O negócio é encontrar alguém que fale mal do STF e do Nine.

    Punto e basta!

    A familícia sequestrou o Brasil e agora pede o resgate.

    Fazem chantagens às claras e nos ameaçam com coisas tremendamente ridículas.

    Se o país é soberano ou não, isso é problema nosso e somos nós que temos que resolver isso.
    Nenhum presidente do mundo pode nos questionar pelo funcionamento da justiça.

    A interferência do laranjão é inaceitável, porque misturou a nossa independência jurídica com as tarifas, num claro movimento de favorecer o Satanás.

    O demoníaco, quis um dia implodir o Guandu, hoje quer implodir o Brasil.

    A primeira vez, saiu barato pra ele, mas, desta feita, o braço da justiça cairá pesado não só nele, mas nessa família horrorosa e inescrupulosa.

    Essa família é tão escrota que age contra o país inteiro só pra salvar o pai golpista.

    Não entendo porra nenhuma de leis, mas esse FDP, tem que ser preso o mais rápido possível.

    Melhor, deveriam colocá-lo num HOSPÍCIO, PERPETUAMENTE!

    O Nine também não merecia ter saído da jaula, mas que nós livrou de viver num inferno com esses escrotos, isso é verdade.

    Não há santos nessa história, mas os milicianos vinham com gana pra cima de nós e o pior, com uma goela pra roubar, mil vezes maior que todo o petrolão e lava jato juntos.

    Uma Dinastia familiar de ladrões no mais alto poder do Brasil.

    Jaula pra esses lixos!

    José Luis

      • 🤣🤣🤣🤣🤣🤣

        Sim, por isso você também não emprenhou.

        🤣🤣🤣🤣🤣🤣

        Um forte abraço amigo
        Vicente.

        P.S. Cuidado con o furico, que o capetão, gosta de troca troca.

        Pode perguntar pro Aristides.
        🤣🤣🤣🤣🤣🤣

        🤗🤗🤗

      • Vicente, você me lembrou do, “AICE CRIM E POPICORNI”
        🤣🤣🤣🤣🤣🤣

        Seu mito também passou vergonha, irmão.

        Tá rastejando por clemencia.
        Não tem vergonha na cara, É UM LIXO HUMANO.

        Prefere foder o país inteiro pra salvar sua pele podre e psoriática.

        Esse excremento tem que ser internado perpetuamente dentro de uma cloaca.

        Um abração meu amigo.

        José Luis

        • QSF ele ! (Ou ele QSF !)

          Que nada, rapaz. O ladrão tem seus parceiros para comprar nossos produtos. Se vc mora em Copa, procure ver na ZE 205 em quantas eleições eu trabalhei como voluntário morando em Vila Valqueire. Ou seja, sem votar em político algum … Sabe o bom desta conduta ? Não é por meu voto que político vai ficar rico.

          Outro abraço !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *