/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2024/b/P/xxrVy0RKALF7e1UpifVg/031122horacio014.jpg)
Piva teme a exploração política e defende serenidade
Joana Cunha e Eduardo Sodré
Folha
Assustados com a decisão do presidente americano Donald Trump de sobretaxar os produtos brasileiros em 50%, empresários de diversos setores sugerem que o governo Lula (PT) busque ajuda no setor privado para costurar um consenso diplomático e que tenha cuidado para não escalar a polarização política.
Na quinta-feira (10), o presidente disse que criaria um comitê composto por empresários para acompanhar a questão tarifária entre os dois países, e que as medidas diplomáticas seriam tomadas pelo Itamaraty.
LULA ISOLADO – Em conversas reservadas, empresários ressalvam que Lula se isolou e tem feito pouco contato com o empresariado, diferentemente do diálogo que costumava promover em seus dois mandatos anteriores.
Na sexta (11), Trump disse que não pretende conversar com Lula agora sobre as taxas, mas talvez em outro momento, enquanto o petista afirmou que vai tentar brigar em todas as esferas –citando OMC (Organização Mundial do Comércio) e Brics (grupo que reúne economias emergentes)– para que não venha a taxação.
Uma postura diplomática em oposição aos Estados Unidos poderia custar ainda mais caro, segundo representantes do setor privado. A reportagem ouviu de alguns empresários a avaliação de que a pessoa ideal para conduzir as negociações não seria o próprio Lula nem o assessor internacional da Presidência, Celso Amorim, e que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, talvez enfrente também dificuldade.
ALCKMIN CITADO – Outros defendem que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), teria condições de dialogar. Haveria ainda a alternativa de convocar alguém do setor privado, um grande empresário, um ex-político ou um ex-diplomata de relevância e prestígio.
“A hora é de avaliar bem nossos próximos movimentos. A tarifa só entra em vigor no dia 1º de agosto. Políticos, empresários e diplomatas podem ajudar a construir um caminho”, disse Fábio Barbosa, presidente do conselho de administração da Natura Cosméticos S.A..
Para o banqueiro Ricardo Lacerda, fundador do BR Partners, até agora, a reação do presidente Lula foi bastante ponderada. “Não é correto misturar assuntos de eventuais abusos do STF [Supremo Tribunal Federal] com tarifas que prejudicam nossos interesses comerciais. É lamentável que grupos políticos estejam investindo na polarização contra os interesses do povo brasileiro”, afirma Lacerda.
DIFICULDADES – Rogelio Golfarb, sócio da Zag Work Consultoria, que foi presidente da associação de montadoras Anfavea e dirigiu a Ford na América do Sul, alerta que haverá dificuldade de avançar sempre que as questões comerciais se contaminarem pelo viés político brasileiro.
“O caminho passa por um jogo de xadrez de diplomacia muito bem construído, no qual o Brasil não se mostre subserviente, mas ao mesmo tempo deixe portas abertas para a negociação”.
No cálculo do tamanho do estrago, os prejuízos já são inevitáveis, na opinião de Horácio Lafer Piva, membro de conselhos como Klabin e Iedi (Instituto de Estudos Industriais). “Me parece tudo tão bizarro em forma e conteúdo, que somente resta manter alguma serenidade e dar alguns dias para avaliar custos financeiros e riscos políticos”, afirma Piva.
Abstenção, votos brancos e nulos: veja os Estados com as maiores taxas nas eleições 2022
https://www.estadao.com.br/politica/abstencao-votos-brancos-e-nulos-veja-os-estados-com-as-maiores-taxas-nas-eleicoes-2022/?srsltid=AfmBOorLTY3SHgoQZd1ET6LjxtXwioC745HPedzSLcLD1ABomlNJxxWg
Tiraram o cachaça da jogada. Era o tempo todo falando merda . Agora vai se negociar como gente grande.
Bingo,
Aliás, se tirar o cachaceiro maldito e sua Facção Criminosa o Brasil se livra da maldição e ainda segue em frente com tudo…
Sr. Newton
O bravateiro Narco-Cachaça-Pinguço X9 tem de sair de cena, deixa a desgraça bêbada com várias garrafas de 51, assim acaba com essa valentia exagerada de bêbado, e alguém com um pingo de decência nesse desgoverno para negociar com a Matrix.
È nessas horas que falta um grande negociador, tipo Seu Manoel das Tamanquinhas..
Era tiro e queda….
Sentado com o Trumpete para negocias as taxas,, além de zerar a taxação, Laranjão ia enviar vários IPHONES e Agasalhos da Nike na faixa….
Somos os melhores negociadores do Planeta…
eh!eh!eh
Aquele abraço…
LULA ISOLADO – Em conversas reservadas, empresários ressalvam que Lula se isolou e tem feito pouco contato com o empresariado, diferentemente do diálogo que costumava promover em seus dois mandatos anteriores.
È isso ai, deixem essa desgraça isolada,, se precisar posso enviar várias caixas de 51 de graça, sem qualquer tipo de custo, e ainda pago o frete……
Esse ladrão corrupto atrapalha mais do que ajuda..
A bagaça, a cuanga, a tertúlia, a bosta toda se resume em:
haverá dificuldade de avançar sempre que as questões comerciais se contaminarem pelo viés político do governo atual.
$talinacio procurou a via de conflito com o Trump, o resultado está aí.
Dom $talinacio Curro de La Grana com seu hedonismo canhestro meteu o Brasil nessa enrascada.
Ele quer tirar o dele da reta e culpar os mesmos de sempre.
Além de burro é um sem vergonha.
O Tramp, malandro, pôs o bode na sala. O lula, otário, ao invés de tentar negociar a retirada do bicho, resolveu retira-lo ” a bala”. Não vai funcionar.
O que os americanos compram do Brasil, podem faze-lo de muitos outros países.
O pessoal do governo brasileiro, que não é do ramo, nunca foram empresários, não tem noção de comercio, não sabem uma coisa que qualquer camelô sabe. O freguês sempre tem razão.
Ao misturar ideologia política com comercio internacional, só pode dar “bode”.
Os amadores da política, devem dar lugar aos profissionais dos negócios.
O Trump é doido, mas não é burro, também não rasga dinheiro e não come “cacaca”, só vai nas conveniências.
Combater a malandragem do americano, só com malandragem também.
Explosões de raivosidade, e chiliques ideológicos, não ajudam. Só complicam.
O consórcio de traficantes PT-STF, com o apoio da Natura e dos banqueiros, já nos transformou numa BrasCuela (mistura de Brasil, Cuba e Venezuela). Agora, diante do tarifaço, os sanguessugas da grana púbica perceberam a furada em que se meteram, mas em vez da necessária autocrítica, defendem o ladrão cachaceiro Lula da Silva, o responsável direto pela sanção dos USA.
O traficante Lulalau arregou na retaliação. Está ganhando tempo para o Xanpinha do STF condenar o Biroliro.
Sr. Newton
Veja está charge que achei na rede…
Bem interessante.
Caiu na Rede: O dedo que faltava em Lula
https://robsonpiresxerife.com/caiu-n-rede-o-dedo-que-faltava-em-lula/
PS..
Cuidado para não cair da cadeira ao soltar aquela gargalhada…
aquele abraço
Frase do dia.
“sou tão humilde que se eu for na tua casa e tiver só picanha e cerveja, eu aceito.””
eh!eh!eh
E até agora nada de picanha..