Fato incontestável! Trump expôs um Brasil vulnerável e sem estratégia

Em entrevista à New Yorker, Lula ataca Donald Trump

Lula está fazendo um governo absolutamente medíocre

William Waack
Estadão

O sonolento Brasil foi sacudido em seu berço esplêndido mas o pesadelo mal começou. A brutal pressão desencadeada por Donald Trump tem aspectos específicos intratáveis, como a imposição de tarifas para interferir na politica doméstica. Simplesmente inaceitável.

Ainda mais preocupante, porém, é a exposição do grau de vulnerabilidade geopolítica de um país tão grande e, do ponto de vista geográfico, tão afastado do principal eixo de conflito. O fato do Brasil estar encurralado e com poucas opções vem do fato de que pensamento estratégico, planejamento e defesa nacional nunca ocuparam lugar central no debate político.

SIMBOLISMO – Sempre acaba sendo um grande problema quando em matéria de relações externas dirigentes políticos dão prioridade ao simbolismo em vez de estratégias articuladas. É o que está acontecendo agora.

“Defesa da soberania” virou um jargão de marketing de um governo apegado a frases de efeito desprovidas de ações de efeito prático (que ele nem sabe quais seriam eventualmente).

Boquirrotos irresponsáveis como Lula e Bolsonaro têm cada um a seu modo uma boa dose de “culpa” na delicada situação que o País enfrenta agora, embora a trombada fosse bastante previsível (não era isso o que se queria, especialmente nos arredores de Lula, o fim da “pax americana”?). Mas a questão principal é uma falha de elites políticas e econômicas.

BRASIL POTÊNCIA – Meio século atrás ainda se discutia a ideia (furada ou não, é outra questão) de um “Brasil potência”, e a Guerra Fria obrigava a se examinar qual lado (ou nenhum lado) se deveria escolher.

Pode ser que a globalização, o boom das commodities e o “fim da história” (o triunfo de um sistema), coincidindo com redemocratização, tenham moldado essa modorrenta mentalidade nacional de que o mundo lá fora é distante e pouco nos afeta.

O fato que a brutalidade trumpista expõe agora é a ausência de um “projeto nacional” ou sequer de impulsos para discutir esse tipo de coisa no Brasil. É agora que se conhecem os efeitos negativos de posições ideológicas afastadas do interesse nacional, como foi o caso da política externa de Lula desde seu primeiro mandato. Ou quando um mandatário como Bolsonaro resume seu pensamento na frase “eu amo Trump”.

MEDIOCRIDADE – Deixada entregue a si mesma, a notável estagnação na política brasileira e seu “consórcio” para governar parecia imutável.

A sacudida proporcionada por Trump não vai mudar o comportamento do STF, ajuda mas não salva o governo Lula de sua profunda mediocridade, não tira Bolsonaro da cadeia nem resolve nossa questão fiscal.

Mas está nos obrigando a perguntar, de verdade, que País é este?

25 thoughts on “Fato incontestável! Trump expôs um Brasil vulnerável e sem estratégia

  1. Sr. Newton

    Assuntos aleatórios .

    Mais um comunista vagabundo querendo se dar bem com coisas fáceis….

    Deve ter passado pela Escolinha dos Professores dos Irmãos Metralhas, Narco-Pelego e o Irmão Frei Chico..

    Motorista de app forja sequestro para receber seguro de R$ 50 mil do carro…

    https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/07/18/motorista-de-app-forja-sequestro-para-receber-seguro-de-r-50-mil-do-carro.htm?cmpid=copiaecola

    PS.1

    O Sr. tem alguma noticia do Irmão Ladrão Frei Chico já foi preso por roubar velhinhos indefesos.?

    PS.2

    Hoje o frio deu uma trégua….

    aquele abraço

  2. Sr. Newton

    Por isso que sempre dou umas voltas pela rede, tem muita coisa boa …

    Está é um jab direto no fígado do Narco-Cornélio Comunista Refinado e sua gangue de jumentos amestrados psicopatas…

    O maior golpe da vida..

    – Pagar impostos sobre o dinheiro que você ganha.

    – Pagar impostos sobre o dinheiro que você gasta.

    – E pagar impostos sobre as coisas que você já comprou com dinheiro que já foi tributado….

    • PS.

      Por falar em impostos..

      O Super-Herói-Vilão, Lex Luthor, o Pai da Pátria do Século XXI, o Redentor e Fiador da Demogracinha do Narco-Cornélio, FECHOU o Congresso Nacional com apenas uma canetada e arrebentou e lascou o que resta do preto, branco, laranja, zóiodinho da mamãe, idosos aposentados indefesos, sem um pingo de sensibilidade com a crise interminável que o Páis atravessa….

      Concluindo, nem o Super-Vilão Lex Luthor e muito “menas” a Facção Criminosa estão se lixando para os humildes, pobres e miseráveis que vão ser taxados sem dó nem piedade…

      aquele abraço

  3. A Ditatura iraniana é fundamentalista, terrorista, teocrática, medieval, incentivadora do terrorismo, misógina, homofóbica e opressora do seu povo e a “decante democracia ocidental heteronormativa”, nas palavras da “esquerda progressista”, deixou o regime incólume. Foi lá e jogou uma bomba nas pretenções genocidas das aiatolás doidões e pronto. Deixou incólume o regime.

    Já no Brasil, ontem o Trumpo fala em regime, questiona o caminho pra onde o Brasil está indo, de auto-destruição dos fundamentos democráticos.

    A hipocrisia dos “defensores da Democracia” contra a emergência do “nazifascismo com outra cara”, que seria representada por Trump, está na mira.

    A opção da Organização Petista de estar do lado do lixo civilizacional, não é adequada pra civilização ocidental, a quem contrapõe como alternativa, pasmem, algo como as ditadurtas, inclusive a iraniana medieval e bárbara.

    Outro aspecto é que a opção pelo lado ditatorial da atual luta pela hegemonia da Quarta Revolução Tecnológica não se dá em função de questões econômicas, que importam para o país e seu povo, mas por mera adoração de regimes totalitários.

    O sonho da Organização é proclamar Lula ditador.

    Ademais, a sua própria essência advém da exploração da Indústria da Miséria, portanto vê a possibilidade de o país sair do atraso tecnológico e, logo, econômico, como uma ameaça existencial.

    Lula quer manter o Brasil na Era da Máquina de Escrever, por que se não perde votos.

    O Brasil não resiste mais a esta picaretagem que, profundamente hipócria e eleitoreira, rouba a bandeira da patriotice bolsonarista.

    O franguinho, anão diplomático, está adorando pousar de galo, mas, se continuar radicalizando, cai. O que não aconteceu com os atolados aiatolás.

    Basta os EUA desligar o GPS por uns 10 minutos.

    https://www.youtube.com/watch?v=yG0v3fqInuk

    O Brasil está sendo governado por uma gente irresponsável, infantil, neoludista, hipócrita, atrasda, reacionária e decadante moral, civilizacional e temporalmente, dizendo-se “progressista”.

    Esta bagaça não vai dar certo!

    Felizmente.

    • Dizendo “progreesista”, a Organização Petista é o que há de mais atrasada, reacionária, extemporânea e carniceira da miséria.

      Não é possível mais mantê-la destruindo o país.

      • Acompanho o Relator

        Um salva de palmas, um Oscar, uma dúzia de Globo de Ouro, três dúzias de Prêmio Pulitzer, e uma Mega Acumulada Final de Ano…..

        Como disse aquele desgraçado maldito vagabundo lixo sub-éspecie do Protozóario, leonardo boffe de porco,

        “È a última chance do Narco-Pinguço implantar o comunismo no Brasil”…

        “Ele me disse que chegar de novo à Presidência é a última chance de sua vida em fazer uma grande revolução, e que vai fazer. Fará um discurso político para manter a unidade nacional, mas a prática vai ser radical a favor dos pobres, oprimidos, indígenas, mulheres, LGBTs e todos os que são violados diuturnamente”,

  4. A coisa da ficando feia pro lado anticivilizacional e ditatorial ao qual a pilantra Organização Petista quer nos levar.

    https://m.youtube.com/watch?v=_W_WDQBPMKk

    A Europa demorou a ver os fundamentos da posição dos EUA: a democracia ocidental não pode continuar financiando as ditaduras e repassando a ela a tecnologia.

    É preciso que não se entregue pro lixo civilizacional a hegemonia da Quarta Revolução Tecnológica.

  5. Agora indio compra Hilux, BMW, Mercedez Bens e IPHONE 16 e as roupinhas da NIKE….

    eh!eh!eh

    “Dino dá aval à indenização de indígenas pela exploração de recursos na usina de Belo Monte

    Decisão vale para outras disputas semelhantes entre povos originários e hidrelétricas. Ministro disse que há uma omissão do Congresso em regulamentar trechos da Constituição que tratam da exploração de recursos em áreas de povos originários.

    • Sr. Newton

      O Regime Soviético do Supremo Deuses vai com tudo prá cima do Bozolóide, o mesmo regime que dizia combater….

      “…PF cumpre mandados contra o ex-presidente Jair Bolsonaro

      Por ordem do STF, ex-presidente terá de usar tornozeleira eletrônica…”

      Se ferrou..!!! (para não falar aquele outra palavra.)…

      HA!HA!HA!HA!HA!HA

      demais da conta.

  6. Os países que caíram na balela do Consenso de Washington abriram mão de independência econômica e tecnológica.

    Na América Latina qual o país que é independente tecnologicamente?

    Até meados dos anos 1970, tínhamos uma indústria forte, avançando tecnologicamente, mas equívocos como o fechamento total às novas tecnologias, em vez de formar parcerias com transferência de tecnologia, fizeram a gente a frear e até retroceder. O desenvolvimento do país, baseado em empréstimos internacionais baratos acabou, devido ao choque de petróleo de 1973.

    Conseguiremos voltar a nos industrializar? É difícil, não temos união.

  7. Os textos aqui publicados demonstram que a democracia brasileira é bem forte, bem diferente de locais tidos “exemplos democráticos”, onde certas palavras e expressões são banidas! Viva o Brasil!

  8. O Brasil do presente é um país sem um projeto de nação – que nunca houve -, sem perspectiva, e sem agenda para o amanhã. A única agenda que temos é a próxima eleição. O Brasil é um país que esquece o passado, massacra o presente, e hipoteca o futuro. Pena que a grande maioria dos comentários aqui são parciais e apaixonados por um ou outro político de plantão.

  9. Sim, existe o fato incontestável! Trump expôs um Brasil vulnerável e sem estratégia. E a mídia amestrada ou adestrada contribui muito para esse estado caótico, tendo abandonado princípios éticos e de imparcialidade por verbas publicitárias gordas em apoio a um desgoverno bêbado, caduco e irresponsável.

    No Teatro do Absurdo segue a peça em andamento e, logo logo, estaremos no Epílogo com Grande Expurgo.

    O Ato final está desenhado, nem a história de que “o último que apague a luz” vai rolar. Tudo vai ficar em ruínas. Quem aplaudiu amestradamente ou adestradamente, sentirá os “rangeres de dentes”.
    Alguns “leram” a Revolução dos Bichos, mas os neurônios não ajudaram cederam a obediência cega e servil caindo de “quatro patas”.

    Traficantes estão às gargalhadas.
    Ladrões que ROUBARAM aposentados e pensionistas estão livres, leves e soltos, e colocando mais “fogo no parquinho”.
    É a “cortina de fumaça”, enquanto o país é saqueado aos quatro cantos…

    Curtinhas (mas sem nenhuma graça)

    PS.: 2021.
    STF confirma ANULAÇÃO de condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato. Por 8 votos a 3, Plenário rejeitou recurso da PGR contra decisão do ministro Edson Fachin que julgou incompetente o juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba.

    PS. 02: 2023.
    STF ANULA TODAS AS PROVAS obtidas em sistemas da Odebrecht em todas as esferas e para todas as ações. O relator do caso, ministro Dias Toffoli, determinou remessa ao STF de todo o material obtido no acordo de leniência com a construtora e apuração de responsabilidades.

    PS. 03: 2024
    Supremo EXTINGUE PENA do ex-ministro José Dirceu por corrupção passiva. 2ª Turma entendeu que o delito estava prescrito na data do recebimento da denúncia, o que invalida a condenação.

    PS. 04: 2025
    Toffoli ANULA TODOS OS ATOS da Lava Jato contra Alberto Youssef. Ministro apontou que doleiro foi alvo de um “conluio” institucional, inviabilizando seu direito ao contraditório e à ampla defesa.

    PS. 05: 2025
    Moraes COLOCA TORNOZELEIRA ELETRÔNICA em BOLSONARO e agrava a crise política. O ex-presidente terá que a partir de agora usar tornozeleira eletrônica e será monitorado 24 horas por dia por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

  10. XÔ GUERRA TRIBAL, primitiva, permanente e insana por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$, xô polarização politiqueira nefasta, xô aparelhamento partidário, ideológico e religioso das instituições que tanto infernizam, enlouquecem e infelicitam a boa, pacífica e sadia convivência social entre irmãos, parafernália essa operada à moda todos os bônus para os seus operadores e o resto que se dane com os ônus. NEM LULA, NEM BOLSONARO e nem os puxadinhos dos me$mo$, basta de “quanto pior, melhor”, chega dos me$mo$, fantasiados de direita, esquerda e centro, oposição e situação, com as suas 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª… vias, cheias de blá-blá-blá, gogó e trololó, porém vazias de borogodó, ou seja, vazias de projeto novo e alternativo de política e de nação capaz de gerar as mudanças de verdade, sérias, estruturais e profundas no estado, na política e na vida da população, que se fazem necessárias há muito tempo. QUE VENHA AGORA, E DORAVANTE, ENTÃO E PORTANTO, A DEMOCRACIA DIRETA, COM MERITOCRACIA E DEUS NA CAUSA, no bojo da mega solução, via evolução, alicerçada na boa-fé, no bom senso, na ética, na verdade, na honestidade, na empatia e na Justiça, para o bem do Brasil, da Política, do Mundo e da Humanidade, para que de fato, todos e todas, possamos ser isto sim AMIGOS PARA SEMPRE. O problema é como combinar isso com a imprensa falada, escrita e televisionada, mancomunada com partidos, pesquisas, capital velhaco e, sobretudo, de rabo preso com o negócio bilionário representado pela dita-cuja plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, fantasiada de democracia apenas para ludibriar a total freguesia, enquanto farsa urdida pelo capital velhaco, que já foi longe demais, no Brasil há 135 anos, copiada mal e porcamente dos EUA, conjunto da obras esse que perfaz o establishment dominante que, infelizmente, mente desbragadamente para manter tudo como dantes no velho quartel de Abrante$, perfazendo assim uma uma espécie labirinto, ou beco sem saída, ou um nó górdio, em especial para as mentes conscientes da realidade política brasileira, ou seja, para os que ainda sonham com a possível libertação munida de projeto próprio, novo e alternativo de política e de nação, como parece ser o caso dos eleitores que ante a ausência do projeto libertador e do candidato, dos sonhos, na cena eleitoral, que de fato já existem no Brasil há cerca de 35 anos, têm optado nas últimas eleições pela abstenção e pelos votos em branco e nulos que, aliás, em números de eleitores, já superam os candidatos impostos pela ditadura partidária, manejada pelos donos de partidos, arvorados em donos do monopólio eleitoral que deveria ser do povo, organizado em estado, em sendo a democracia o poder e governo do povo para o povo, como constatado pela Democracia Direta, com Meritocracia e Deus na Causa que precisa avocar o que é seu por Direito, naturalmente, como propõe a Revolução Pacífica do Leão que mostra o possível novo caminho para o necessário novo Brasil de verdade, porque a libertação é necessária, porque evoluir é preciso e, sobretudo, porque em sã consciência ninguém aguenta mais o continuísmo da mesmice dos me$mo$, mas isso as pesquisa$ e os veículos de enganação patrocinados pelo vil metal não mostram, pelo contrário, escondem, escamoteiam, camuflam e manipulam a realidade como ela realmente é, fato esse que só aparece na boca das urnas e confirmado após as eleições, no frigir dos ovos, ipso fato ela$, ele$ e o conjunto da obra da plutocracia putrefata deixam tudo a desejar… https://noticias.uol.com.br/colunas/josias-de-souza/2025/07/17/nao-ha-candidato-dos-sonhos-no-bufe-da-sucessao-revela-quaest.htm?fbclid=IwY2xjawLnFtxleHRuA2FlbQIxMQABHpPDoBKUGyEe2-5xf0MlxNe8o8FSAeHmn-8rM89Fi7ITKY03HZMhbodCSKwC_aem_9ar1MHM_GkPp0BrpGCFYaA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *