
Lula colocou o Brasil a reboque da China e da Rússia
Luís Francisco Carvalho Filho
Folha
O objetivo do Supremo é impedir a fuga de Jair Bolsonaro. É um alento para a democracia brasileira. A restrição imposta à sua liberdade individual (a prisão, para garantia da ordem pública, seria mais eficaz) é também um sinal profilático contra conspirações futuras.
As Forças Armadas só não aderiram ao movimento de Bolsonaro contra a eleição de Lula pela oposição estratégica dos Estados Unidos –na época, o país era governado por Joe Biden. A conjuntura mudou. Para Donald Trump e para as big techs, o Brasil não é mais parte do mundo livre.
A decisão de Alexandre de Moraes aumenta a temperatura da crise tarifária. O desfecho é imprevisível.
POSSIBILIDADES – Na hipótese de revisão das tarifas impostas por Trump, ainda que parcial, ou de adiamento, Lula se fortalece. No Brasil e fora do Brasil. Se a taxação entra em vigor em agosto, um sinal amarelo acende na economia e na política.
Desde que anunciada a medida, até quinta-feira (17), informa a Folha, investidores estrangeiros sacaram J´QR$ 4,5 bi da Bolsa de Valores de São Paulo, amostra das consequências do tarifaço.
Há aspectos inegociáveis, como o julgamento do golpista Jair Bolsonaro, suposto amigo de Donald Trump. Mas há, aparentemente, espaço técnico para negociações. A medida atinge também interesses de setores industriais norte-americanos. É via de mão dupla. Não há razão econômica para o ataque desferido contra as exportações brasileiras.
INVESTIGAÇÕES – Paradoxalmente, com a abertura de ampla “investigação” de práticas comerciais “injustas” do Brasil (Pix, 25 de Março, desmatamento, corrupção etc), a perspectiva de negociação é mais palpável: podem ser adotadas providências que não afetem a soberania brasileira e que, de certa forma, se harmonizariam com “preocupações” do governo norte-americano, como a instalação de uma CPI para tratar do tema pirataria.
A motivação real de Trump, contudo, são interesses econômicos das big techs, atingidos pelo Pix (meio de pagamento criado pelo Banco Central na gestão Bolsonaro), e pela decisão do STF que impôs responsabilidades nas redes sociais.
Bolsonaro entra na cena trumpista como força política (piada de mau gosto) comprometida com liberdade de expressão e democracia.
CHANCE PARA LULA – O tarifaço criou para Lula uma janela de oportunidade política capaz de isolar o bolsonarismo e a extrema direita, e de ampliar para o centro a sua popularidade.
Faz sentido radicalizar o discurso contra “traidores da pátria” que se alinharam a interesses dos EUA em troca da impunidade de criminosos.
No cenário internacional das reciprocidades Lula se arrisca. O presidente do Brasil desferiu uma canelada ao dizer na CNN que Trump não foi eleito para “ser o imperador do mundo”. A Casa Branca reagiu dizendo que o presidente dos EUA é “líder do mundo livre”.
MUITAS DÚVIDAS – Estimulada pelas pesquisas de opinião, a escalada retórica contra Trump e sua insanidade (independentemente da escalada judicial contra a famiglia Bolsonaro) pode inibir movimentos pragmáticos de uma negociação diplomática ainda viável com os EUA? Ou a negociação não é mais viável?
A taxação das big techs é mesmo para valer? Com o desenlace da questão tarifária, o país saberá se Lula pratica diplomacia de centro acadêmico ou se age como verdadeiro estadista.
1) STF = Sextou Tornozeleira Fechada…
2) Humor na web…
Não é que o Brasil não faça parte do mundo livre, Lula só queria ser um offrice-boy do Eixo das Ditaduras, assim como o fora das oligarquias cleptopatrimoniallistas na Lava Jato, estabelendo aqui uma plataforma da ditadura chinesa. “Democraticamente”, diga-se de passagem.
A Organizaçao Petista não tem nada de democrática, adorando até ditaduras medievais, como Irã. É esta sua real ideologia. Só que é impossível o estabelecimento de uma ditadura por aqui, ainda que sob o manto da hipocrisia pilantra de “defesa da Democracia”, pelo seu braço judicial.
Lula é um garoto de recado de lu(i)xo.
Abdicou do exercício da Presidência e o repassou pra quem nunca deveria ter feito, pro STF, que nada entende da Realpolitik e que tem instrumentos impositivas de suas patacoadas, com vexame internacional, o que não permite negociações estratégicas, avanços e recuos indispenáveis neste campo.
O braço judicial da Organização é um fusquinha acelerado no toco com o freio de mão puxado.
Onde já se viu uma corte descondenar ex-assaltantes do povo e unir-se a eles?. Sem chance desta bagaça dar certo.
Só que, muito ensimesmado, vivendo na sua realidade paralela, desrconhecia que uma Nova Ordem Mundial emerge, como corolário da Quarta Revolução Tecnológica.
Como precisa, como própra condição de sua sobrevivência, não pode abrir mão da Indústria da Miséria.
Desta forma, censurar e obstar o que nos poderia tirar do atraso, o desenvolvimento tecnológico, que tirou 800 milhões da pobreza na China, para a Organização Petista seria uma eutanásia.
Assim censuram, criam óbice e prejudicam as big techs, ao invés de buscar-lhes a transferência de tecnologia.
Sentindo-se ameaçado pela possibilidade de o pais ter acesso ao desenvovimento tecnológico, deixando de ser bananeiro, as tacham de exressão do demônio.
Lula, reacionário,atrasado, analógico, neoludita quer que voltemos pra Era da Máquina de Escrever, assim manté, a fonte da seiva de sua vida: os grandes contingentes de miseráveis, que votam neste excrescência.
https://revistaoeste.com/politica/lula-disse-metalurgico-salario-r-8-mil-nao-quer-votar-na-gente/
Este sujeito perdeu qualquer condilção de governar o país.
E, do ponto de vista do Laranjão, o ex-mito (auxiliado pelo filho) é praticamente um agente dos interesses comerciais trumpistas no País; sendo essa, portanto, a única razão pela qual ele foi colocado na carta dos 50% de taxação.
Eu quero apenas 8.062 bilhões de amigos, festejando o advento do necessário Novo Mundo, mais civilizado, mais humano e mais justo, a partir do nosso possível e necessário Novo Brasilzãoãoão… A REVOLUÇÃO PACÍFICA DO LEÃO (RPL-PNBC-DD-ME) deseja a todos os amigos e amigas, de fé, irmãos, camaradas, um FELIZ DIA DOS AMIGOS, pedindo-lhes desculpa por não concordar com o estado de coisa$ e coiso$ em que a plutocracia putrefata com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia, através dos seus operadores que operam à moda todos os bônus para ele$ e o resto que se dane com os ônus, transformaram o nosso país e a nossa gente, daí a razão da nossa existência como instrumento de libertação, soerguimento e redenção do nosso país e da nossa gente, via Democracia Direta, com Meritocracia e Deus na Causa https://www.facebook.com/reel/1481968272579876
“Para Trump, o Brasil (hoje praticamente uma colônia da China) não é mais parte do mundo livre” aberto à exploração americana.
Acorda, Brasil!
Para mim também não ! Tenho receio de falar o que penso principalmente nas redes sociais. Vivemos uma ditadura do judiciário via STF e uma cleptocracia dos outros poderes. Tudo apodrecido. As mudanças só acontecerão se mudarmos a mentalidade do povo brasileiro e acabarmos com o jeitinho e a lei de Gerson para começar.