
Moraes precisa ter paciência no caso de Jair Bolsonaro
Cézar Feitoza, Catia Seabra e Marianna Holanda
Folha
Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) têm defendido cautela na avaliação da possibilidade de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por descumprimento de medidas cautelares.
A análise foi consolidada após integrantes do tribunal observarem a repercussão do despacho do ministro Alexandre de Moraes no qual ameaçava prender Bolsonaro caso não explicasse sua declaração a jornalistas contra a obrigação de usar tornozeleira eletrônica.
IMPACTOS NEGATIVOS– Políticos e empresários sinalizaram ao Supremo que os impactos de uma prisão preventiva seriam negativos para o esforço diplomático de derrubar o tarifaço de 50% sobre os produtos brasileiros e poderia tumultuar o processo sobre a trama golpista, em fase final, que pode culminar na condenação definitiva do ex-presidente.
Os editoriais publicados pelos principais jornais com opinião contrária à proibição de Bolsonaro conceder entrevistas foram recebidos no Supremo como uma repercussão negativa da opinião pública sobre a escalada da crise com Bolsonaro neste momento.
CENÁRIO CONTURBADO – Cinco ministros ouvidos pela Folha destacam que é preciso ter cautela diante de um cenário conturbado. Eles rechaçam, porém, que a liberdade de Bolsonaro signifique uma interferência do governo Donald Trump sobre a corte.
As estratégias para pacificar a situação são as mais variadas. Um -Ministro do Supremo chegou a sugerir um pacto de silêncio entre Bolsonaro e o tribunal como forma de acalmar os ânimos.
Outros argumentam que não há razão para uma prisão preventiva considerando que o processo sobre a tentativa de golpe de Estado está em sua fase final, com julgamento próximo.
RESPALDADO – Moraes tem tido respaldo da maioria dos ministros do Supremo nas decisões que toma em processos que miram o bolsonarismo. A imposição de medidas cautelares contra Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica, foi referendada pela Primeira Turma do STF.
Há, porém, uma avaliação que a decisão que impediu o ex-presidente de dar entrevistas, com ameaça de prisão por ter falado às câmeras no Congresso Nacional na segunda-feira (21), pode ter tensionado o clima além do necessário.
O acirramento poderia prejudicar ainda mais a relação com Estados Unidos, o que prejudicaria as negociações para impedir a sobretaxa de 50% em produtos brasileiros, marcada para entrar em vigor em 1º de agosto.
Se eu tivesse sido o candidato a vice, Bolsonaro não estaria nessa situação, diz Mourão
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/07/se-eu-tivesse-sido-o-candidato-a-vice-bolsonaro-nao-estaria-nessa-situacao-diz-mourao.shtml
Blá-blá-blá blá-blá-blá blá-blá-blá…
Esse trio da Foice de São Paulo tem muita moral dentro do supremo. Até entrevista exclusiva com os ministros. Ou então conta com a presença da repórter Mãe Dinah
Quais ministros? Você são como Daniela Lima,mentira e capacidades nulas exaltadas ao extremo.São esquerdistas asquerosos.
Ontem ocorreu a audiência de autodefesa do Filipe Martins. O torturador chefe dos porões do STF, Xandão do PCC, covarde como todo torturador, escalou um pau-mandado para ocupar o seu lugar.
O garoto Filipe demonstrou ter a fibra de um Vaclav Havel. Denunciou na cara dos algozes toda a perseguição que está sofrendo. Afirmou que foi preso ilegalmente. Afirmou que foi torturado na prisão. Afirmou que está sob censura severa. Afirmou que é um preso político. O acadelado “juiz”, sabujo do psicopata, a todo momento tentava interromper a fala do Filipe.
Alô, alô, torturadores supremos: pela CR/88 tortura é um crime imprescritível.
BOLSONARO, É SÓ NÃO CHAMAR DE ‘’CANALHA’’ O JUIZ QUE AGORA TE JULGA, OTÁRIO! É SÓ PARAR DE SER ‘’ESCADA’’ PARA TEU BANANINHA TRAIDOR EFIALTES Até mesmo o ateu, herege, blasfemador Salomão da Bíblia, fez de tudo para não cortar o bebê ao meio. O povão tem na ponta da língua ‘’pra bom entendedor, meia palavra basta’’! Centenas de gênios do Direito, sumidades, influenciadores, jornalistas, eminências de ‘’notáveis e notórios saberes jurídicos’’ jogaram sua moral, seu caráter, sua dignidade na lata do lixo, na qualidade de asquerosos oportunistas, mercenários ideológicos, ao condenarem a ‘’nuvem sombria’’ do Ministro Alexandre de Morais. Até mesmo o trabalhador mais humilde, que jamais encostou um dedo na Constituição ou texto de processo penal, sabe usar a lógica científica simples, mais perfeita substituta do Direito, e sabe que para Bolsonaro precisa ir para o xilindró antes da hora é só não ‘’rebentar a corda’’, isto é, não dizer que ‘’não vai mais obedecer a ordem do Alexandre’’. Será que o Alexandre brasileiro vai ter que cortar o nó de Górdio com um golpe de espada? O que querem os gênios do Direito midiático que o Alexandre do Brasil faça? Um ‘’check-list’’? A Constituição Brasileira por acaso deixou de ser um enorme e premiado queijo suíço? Que fim levou aquela tese da interpretação, da hermenêutica, da exegética, pesos e contrapesos, dos princípios e regras, da harmonização do sistema como um todo? Ah! Sim, é claro! Temos também o ‘’Princípio da dignidade humana, princípio da presunção de inocência’’, princípio constitucional do garantismo jurídico, proteção dos direitos fundamentais, moderação, ponderação, respeito aos direitos individuais, (…). O Advogado do Diabo garantista sempre tem uma coleção de ‘’pulos do gato’’; é um vigarista nato, inato, e também empirista diabólico, e também satânico e corporativista, maquiavélico e racionalista, em favor de seu ego profissional, dos interesses mesquinhos de classe, da balança da Justiça sempre pendente em favor dos corruptos, dos ricos, dos poderosos, de suas megalomanias financeira intrínsecas, pessoais, subjetivas! Jair Bolsonaro e seus asseclas nazistas evangélicos golpistas, entusiastas da Klu Klux Klan, devem estar fartos de todo essa pantomima diabólica do Sistema Judicial Ocidental, criado sob medida para inocentar todos os males da Caixa de Pandora que assombram a Humanidade e a Afluente Society, a partir de 10 mil anos atrás ou revolução agropecuária pós-era glacial. Que saudade do Velho Oeste! Que saudade das guerras civis da Roma Antiga! As coisas se resolviam tão rapidamente! LUÍS CARLOS BALREIRA. PRESIDENTE MUNDIAL DA LEGIÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA
Vamos falar de Alexandre de Moraes. Apenas para efeito de raciocinio vou admitir que ele seja um ditador de toga.
Na epoca do nascimento do irmão gemeo de Alexandre de Morais, o AI-5(nasceram no mesmo dia 13/dez.1968, que coincidencia!) o vice presidente de então, Pedro Aleixo disse a um dos generais +/- o seguinte(livro do Elio Gaspari):
Eu não me preocupo com a sua ditadura , general, eu me preocupo é com a proliferação de guardas de esquina que fatalmente vai ocorrer com a instalação deste ato institucional. DITO e FEITO a história mostra o que aconteceu.
Alexandre de Moraes ou o STF como um todo não incentivou e acho que não incentivará a criação de nenhum guarda de esquina, em nenhum momento me sinto ameaçado por algum dedo duro do Xandão. Já se o BOZO tivesse prosperado e implantado sua ditadura eu conheço vários candidatos a “guardas de esquina” do BOZO. Só na minha familia conheço uns 2 ou 3.