/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/d/O/umOcoAQ3AGyKY8hpS3Wg/111759228-us-president-donald-trump-speaks-during-a-meeting-with-bahraini-crown-prince-salman-bi.jpg)
Donaldo Trump é informado sobre todos os atos de Moraes
Rafaela Gama
O Globo
O subsecretário de Donald Trump, Darren Beattie, voltou a criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que o governo dos EUA está “prestando atenção e agindo”. O comentário foi publicado por ele em sua conta oficial no X. Beattie atua na Diplomacia Pública da Secretaria de Estado americano, órgão que equivale ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
“O juiz Moraes é o coração pulsante do complexo da perseguição e censura contra Jair Bolsonaro, o que cerceou a liberdade de expressão nos Estados Unidos. Graças à liderança do Presidente Trump e do Secretário Rubio, estamos atentos e agindo”, ele escreveu em inglês. A postagem também foi traduzida e republicada pelo perfil oficial da embaixada dos EUA no Brasil.
RESPOSTA A MORAES – A reação do subsecretário veio após a resposta dada por Moraes a Bolsonaro nesta quinta-feira, depois de ter solicitado que a defesa do ex-presidente se pronunciasse sobre o possível descumprimento de medidas cautelares na última segunda-feira. Na data, ele fez uma visita à Câmara, onde mostrou sua tornozeleira eletrônica e criticou a imposição de restrições a ele por determinação do magistrado.
Ao justificar o pedido de explicações, Moraes anexou prints de postagens de contas que mostravam imagens e as declarações de Bolsonaro na ocasião.
Em resposta, os advogados dele argumentaram que a replicação de declarações por terceiros em redes sociais constituia o “desdobramento incontrolável” da comunicação digital e, por isso, “alheio à vontade ou ingerência” de Bolsonaro.
DESCUMPRIU RESTRIÇÕES – Em uma nova manifestação emitida nesta quinta-feira, o ministro disse considerar que o ex-mandatário descumpriu restrições impostas, mas afirmou que não decretará a prisão preventiva por entender que foram “fatos isolados”.
Moraes também acrescentou que não será permitida a atuação de “milícias digitais” na divulgação de falas de Bolsonaro nas redes sociais, mas afirmou que ele nunca foi impedido de conceder entrevistas.
O mesmo tom foi adotado pelo governo americano em uma postagem na semana passada. “A caça às bruxas política do ministro Alexandre de Moraes contra Bolsonaro criou um complexo de perseguição e censura tão abrangente que não apenas viola direitos básicos dos brasileiros, mas também se estende além das fronteiras do Brasil, atingindo os americanos”, disse o post em que Trump anunciou a suspensão dos vistos americanos dos integrantes da Corte e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Ex-mito chega no fim da linha
Ao cometer o erro crasso de atiçar o Laranjão contra o país para se livrar da prisão, o ex-mito não salvou a pele e chegou ao fim da linha.
Governo americano não dá bola para o governo Lula
Lula diz que Alckmin liga todo dia para negociar com EUA, mas ‘ninguém quer conversar com ele’.
É Lula ‘atestando’ publicamente a irrelevância externa de seu governo.
Trump não quer certo tipo de pessoas no seu pais, eu também tenho restrições quanto a isso. Não aceito visitas de pilantras na minha casa.
Trump defende seu país, cada qual que defenda o seu, se puder.
Trump é egomaníaco. Em nenhum instante iria se preocupar com o insignificante ex-presidente brasileiro. E nem também com o atual, o nosso Zeus dos pobres.
Até o JD Vance, seu vice, está escanteado.
Mas esse ambiente de atrito deve logo passar com o estado debilitado do Trump e a confusão que cada dia mais cresce sobre sua amizade com o tal Epstein. Oremos!