Moraes tumultuou a ordem jurídica brasileira e agora tem contas a pagar

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participando de culto na Igreja Catedral da Benção, em Taguatinga (DF)

Bolsonaro tornou-se exemplo de perseguido político

J.R. Guzzo
Estadão

O último decreto apostólico do STF, do governo Lula e do Alto Comissariado da esquerda brasileira determina que o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu filho que milita em sua causa nos Estados Unidos e quem admite a noção geral de que a justiça poderia estar cometendo ilegalidades contra ele sejam declarados, já, traidores da pátria. São inimigos da soberania nacional, colaboracionistas e agentes de potência estrangeira.

É uma sorte, para todos eles, que o Brasil não esteja atualmente em tempo de guerra. Se estivesse, estariam sujeitos à pena de morte – o crime de traição, segundo artigo 5º da Constituição Federal, é o único que pode ser punido com o fuzilamento do réu.

CASO DAS SANÇÕES – No caso, a traição de Bolsonaro, seu filho e políticos da oposição é ter incentivado a adoção de sanções comerciais contra o Brasil por parte dos Estados Unidos, em represália ao tratamento que têm recebido do STF.

Formada essa doutrina, que prevê excomunhão para quem não concordar que o “bolsonarismo” é o responsável por tudo o que acontecer de ruim se as medidas de Trump realmente forem executadas, fica uma pergunta no ar. Será que o ex-presidente, seu filho e todos os que apontam as ilegalidades cometidas pela justiça nos processos contra ele são, realmente, os únicos responsáveis pela intragável desordem que se criou com essa rixa?

O exame dos fatos disponíveis mostra que não. É por causa da condenação já praticamente anunciada de Bolsonaro, sem qualquer dúvida, que Donald Trump entrou na história. Mas porque, em primeiro lugar, ele anunciou as sanções?

FORA DA LEI – Porque, no caso, o processo da lei foi para o espaço. É certo também que Trump não foi o único que percebeu as violações em série da legislação brasileira nos processos conduzidos contra Bolsonaro no STF.

Ainda há pouco, 15 mil advogados assinaram um manifesto denunciando as ilegalidades. Editoriais da imprensa internacional acusam o STF em geral e Alexandre de Moraes em particular. O ex-ministro Marco Aurélio sugere que Moraes precisa de um divã psicológico.

Não é nenhum deles, nem Bolsonaro, que conduz há seis anos um inquérito ilegal que pode punir quem o ministro quiser. Não inventaram o flagrante perpétuo, o julgamento por lotes e a prisão temporária pelo resto da vida.

ÚLTIMA INSTÂNCIA – É Moraes que está julgando Bolsonaro direto no STF – e não na primeira instância, como se fez com Lula.

 É ele que proibiu o ex-presidente de ser entrevistado na imprensa; depois, jogou um facho de escuridão no próprio despacho.

É ele que pôs tornozeleira no réu e o proibiu de falar com o seu filho. Foi ele que tumultuou a ordem jurídica e provocou o confronto com Trump. Terá de ajudar com a conta.

9 thoughts on “Moraes tumultuou a ordem jurídica brasileira e agora tem contas a pagar

  1. Quem não entende bulhufas da Realpolitik e não detém mandato, é aconselhável que corra dela como o demônio da cruz.

    Se não vai pra sinuca de bico que o STF foi, sem qualquer chance de retroceder e só tendo a capaça como saída, digo, queda.

  2. Foi Bannon que ‘enfiou’ o ex-mito na postagem do Laranjão

    O processo judicial contra o ex-mito não teria sido incluído na postagem em que Laranjão anunciou as tarifas sem a influência decisiva de Steve Bannon, disseram senadores que foram aos EUA

    O Laranjão teria sido convencido na última hora por Bannon a incluir o ex-mito no tuíte que anunciou as medidas do tarifaço, em 7 de julho.

    Bannon, que tem promovido a campanha de Bananinha contra o STF em seu podcast, o War Room, declarou que haverá “severas sanções financeiras” contra Xande.

    “Somos apoiadores de Bolsonaro. E acho que a manifestação mostra que o presidente Trump ‘está’ (então não é certeza) totalmente ciente do que está acontecendo”, disse Bannon.

    “Eu acredito que haverá severas sanções financeiras contra Moraes. E veremos o resultado em algumas semanas.”

    Bannon tem reforçado essa narrativa para a audiência dos EUA no podcast War Room, popular na direita americana.

    Bannon é visto também pelos senadores como um complicador para qualquer tentativa de negociação a respeito das tarifas, pelo fato de que o componente ideológico inviabilizaria uma negociação econômica.

    Fonte: O Globo, Política, 28/07/2025 04h01 Por Malu Gaspar

    • À esta altura, o apelo por anistia do ex-mito já virou nota de rodapé na ameaça tarifária trumpista, ao ficar na rabeira dos ‘fatos’ novos, como o “de alinhamento com a China”, o da nova “moeda do Brics”, o das “terras raras”, o da influência do já descartado “Bannon” etc.

    • “Somos apoiadores de Bolsonaro. E acho que a manifestação mostra que o presidente Trump ‘está’ (então não é certeza) totalmente ciente do que está acontecendo”, disse Bannon.

      Esse escrito, apóia um golpista descaradamente.
      A coisa tá feia lá na terra do laranjão, que não tem suco de laranja pra todo mundo.

      Eu garanto uma coisa, Sr. Panorama, o trumpete não vai largar o osso no final do seu mandato.
      Vai dar um golpe “branco”.

      A única chance que os EUA tem de se livrar desse lixo é sair fora desse cara (DE QUALQUER JEITO) antes do final do seu mandato.

      Vejo no horizonte uma ditadura contumaz deste traste.

      Quem diria, e diziam, que era a maior Democracia do planeta.
      rsrs…

      Um abraço,
      José Luis

  3. O panorama para o bando do ForoSP está feio. O Carvajal, extraditado para os USA, está abrindo o bico, dedurando toda a escória esquerdista financiada pelas FARCs no ForoSP. Tio Sam declarou que Maduro não passa de um chefete do Cartel de Los Soles.

    Tic – tac, tic – tac … logo chegará a vez dos narcotraficantes petralhas:

    – Nine Fingers, o ladrão chefe do tráfico brasileiro;
    – Xandão do PCC, advogado do PCC;
    – Gordino, embaixador do CV;
    – Boca de Veludo, advogado do “liberou geral”;
    – Carmem Miranda, liberou o tráfico de armas.

    PS: O já Obama descobriu que o narco-ratón Luladrão é um reles capo mafioso; agora, expostas as suas ligações com as FARCs, PCC e Hezbolah, o Laranjão vai enquadrá-lo como narcoterrorista. E os melancias brasucas que se cuidem – o Cartel de Los Soles é comandado pela alta cúpula militar da narcoditadura venezuelana.

  4. Donald Trump , não chegará a metade de seu novo mandato , uma vez que o reassumiu com uma verdadeira ” sede de sangue e vingança ” , atropelando a tudo e todos a sua frente , que ousaram desafia-lo e expor seus crimes e podridões .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *