Pena será muito polêmica, e Bolsonaro poderá pegar prisão entre 12 a 43 anos

Bolsonaro provoca mais para posar de vítima - TIJOLAÇO

Charge do Duke (O Tempo)

Arthur Guimarães de Oliveira
Folha

Caso seja condenado no STF (Supremo Tribunal Federal) pelos cinco crimes dos quais é acusado, Jair Bolsonaro (PL) pode, com base nos tempos previstos em lei, receber uma pena mínima de 12 anos e meio até uma máxima superior a 43 anos de prisão.

Parte dos especialistas ouvidos pela Folha avalia que a tendência é que a punição seja fixada em nível médio ou alto —mas há quem considere prematuro avaliar a dimensão das penas neste momento.

ALEGAÇÕES FINAIS – A PGR (Procuradoria-Geral da República) apresentou neste mês as alegações finais contra Bolsonaro e outros sete réus apontados como integrantes do núcleo central de trama golpista para mantê-lo no poder após a eleição de Lula (PT) em 2022. A peça foi encaminhada ao STF.

Advogados e professores de direito consultados pela reportagem consideram que a manifestação já oferece indicativos sobre a pena que pode ser imposta ao ex-presidente na hipótese de ele ser condenado com base nos crimes indicados e nos fatos narrados pela Procuradoria.

Bolsonaro compõe o grupo com Alexandre Ramagem (ex-diretor da Abin); Almir Garnier (ex-comandante da Marinha); Anderson Torres (ex-ministro da Justiça); Augusto Heleno (ex-ministro do GSI); Mauro Cid (ex-chefe da Ajudância de Ordens); Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa); e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

AS ACUSAÇÕES – Todos são acusados de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado. Com exceção de Ramagem, cuja ação penal foi em parte suspensa pela Câmara, os demais também respondem por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

As penas são as seguintes: Organização criminosa armada – 3 a 8 anos (com agravante e causas de aumento, mais de 17 anos no total); Abolição violenta do Estado democrático de Direito – 4 a 8 anos; Golpe de Estado – 4 a 12 anos; Dano qualificado – 6 meses a 3 anos; Deterioração de patrimônio tombado – 1 a 3 anos.

Ao descrever o crime de organização criminosa armada, a PGR indicou agravante e causas de aumento de pena (emprego de arma de fogo, participação de funcionário público e, no caso de Bolsonaro, exercício de liderança) que podem fazer a punição para esse delito superar os 17 anos de prisão.

PENAS ELEVADAS – Professor da FGV Direito Rio, Thiago Bottino afirma que as penas devem ser elevadas em situações como a de quem promove ou organiza a cooperação no crime ou dirige a atividade dos demais. Segundo ele, muitas dessas hipóteses estão presentes na acusação do chamado núcleo principal da trama golpista.

Bottino diz que parte dos denunciados pelo 8 de Janeiro também foi acusada de alguns desses crimes, mas sem que se aplicasse o entendimento de que tiveram papel de destaque. Assim, avalia que, se forem condenados pelos mesmos delitos, as penas do núcleo principal tendem a ser maiores.

Um balanço divulgado no início do ano pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos do 8 de Janeiro no STF, apontou que a maioria dos condenados cujas ações foram classificadas como graves tiveram penas que variaram de três a 17 anos e seis meses de prisão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGOs jornalistas parece que não têm o que fazer. Deus meu, querem 43 anos de cadeia por um golpe e um vandalismo em que ninguém se feriu, enquanto o exército do Stábile ficava incólume, ninguém foi condenado, nem mesmo o líder Bruno Maranhão, depois de depredar o Congresso e fazer 20 feridos em 2006, é uma inaceitável disparidade de tratamento. Mas quem se interessa? (C.N.)

15 thoughts on “Pena será muito polêmica, e Bolsonaro poderá pegar prisão entre 12 a 43 anos

  1. Pena será muito polêmica, e Bolsonaro poderá pegar prisão entre 12 a 43 anos

    Sr. Newton

    E quanto será a pena para a língua do Bolsonabo.?

    aquele abraço

    Muito frio na Terra da Garoa…..

    “Menas de 10o. Graus.””

  2. LARANJÃO AINDA ZERARIA OS 50% DO TARIFAÇO EM TROCA APENAS DA ‘ANISTIA’ DO EX-MITO COMO FOI DADO A ENTENDER?

    OU JÁ TERIA MICADO A PRESSÃO PELA ‘ANISTIA’ DO EX-MITO INSCRITA NA AMEAÇA DE TARIFAÇÃO?

    OU TUDO NÃO TERIA PASSADO DE PRETEXTO PARA A TARIFAGEM?

    • OU TUDO NÃO TERIA PASSADO DE PRETEXTO PARA A TARIFAGEM?

      Bingo..!!

      O Trumpeta que mais que o Bolsanabo e sua Famiglia se explodam….

      Essa é a realidade….

      Mas fique tranquilo, o Bostil tem o Lider Mundial que vai passar com o trator no Trumpilantra….

      Bom, isso se o Narco-Nine Fingers não encher a cara de cana….

      Narco-Ladrão Bêbado…

      https://www.youtube.com/watch?v=9Sm3IArgH4k

  3. LARANJÃO AINDA ZERARIA OS 50% DO TARIFAÇO EM TROCA APENAS DA ‘ANISTIA’ DO EX-MITO COMO ALARDEARAM OS BOLSONAROS?

    OU JÁ TERIA MICADO A PRESSÃO TRUMPISTA PELA ‘ANISTIA’ DO EX-MITO INSCRITA NA AMEAÇA DE TARIFAÇÃO?

    OU TUDO NÃO TERIA PASSADO DE PRETEXTO PARA A TARIFAGEM, COM O USO DO EX-MITO APENAS COMO ‘BOI DE PIRANHA’?

    • “Não posso ver mais jovem de 14 e 15 anos assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia, às vezes inocente ou às vezes porque roubou um celular”.

      Narco-Lider Mundial

      • “Lula(drão) disse que não permitirá que uma “república de ladrões de celular” assuste as pessoas nas ruas e que “bandidos tomem conta” do país.

        Narco-Líder Mundial

        A comunada patética “egonorante” com a mente doentia é uma fonte inesgotável para meu humor português, português de Portugal, é claro…

        eh!eh!eh

  4. Bolsonaro perdeu apoio ao rasgar a fantasia patriótica e deixar claro que seu verdadeiro lema é ‘eu acima de tudo, os meus acima de todos’

    O Globo, Política, 30/07/2025 01h00 Por Vera Magalhães

  5. Veja ranking das 20 cidades e dos estados mais violentos, segundo dados do Anuário de Segurança

    Das 20, 16 estão no Nordeste. Para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), guerras entre facções pelo controle do tráfico de drogas impulsionam as mortes violentas. Entre os estados, Amapá é o mais violento e São Paulo, o menos.

    https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/07/24/ranking-das-cidades-e-dos-estados-mais-violentos-do-pais-2024.ghtml

    • Sr. Newton

      Repare que das 20 cidades mais violentas na República de Ladrões de Celulares, não nem do RJ e nem SP….

      E a grande maioria desgovernadas por Estados com administrações da Facção Criminosa Vulgar….

      Como pode acontecer isso.??

      Cadê o Plano de Segurança Mundial que tanto falava o Ex-Sinistro da Justiça o Comunão Papa Sordas junto com o Narco-Lider Mundial.??

      aquele abraço

  6. Fazer “humorismo” com justiça séria não acaba bem! No momento, não importa a pena futura; o pato manco poderá ser até inocentado, ora. É esperar o final do processo e pronto… A mãe Dinah não deu certo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *