
Charge do Duke ~\2
Luiz Felipe Pondé
Folha
Vivemos, hoje, no Brasil, um cenário de conflito entre duas formas de política totalitária. Uma do bolsonarismo, mais óbvia, tosca e amante de um golpismo “démodé” típica dos anos da Guerra Fria na América Latina. E outra, aparentemente mais sutil e com a cara do século 21, aquela praticada pelo PT e seu aliado, o Supremo Tribunal Federal.
“Disclaimer”: identificar o risco autoritário no PT e no STF não implica evidência de inocência de Jair Bolsonaro.
Antes, um reparo metodológico. Contenha-se, pelo menos até o fim da argumentação que se segue —a fim de apontar a possibilidade de que haja, também, elementos autoritários no PT e no STF—, antes de berrar que estou do lado do Bolsonaro.
POLARIZAÇÃO – O mesmo reparo vale quando se aponta para a óbvia vocação autoritária do Bolsonaro e seus aliados. Não se deve berrar, comunista! A polarização é um circo de regredidos.
Aliás, esse é um dos piores sintomas da condição regredida da polarização. O enquadramento imediato dos argumentos numa das duas posições miseráveis e reinantes na política brasileira nos últimos anos, ou você é bolsonarista, ou você é petista. E neste quadro de regressão, engana-se quem assume que esse erro seja típico do senso comum.
Não, gente com pós-doutorado ou livre docência, além de outras marcas da realeza acadêmica, incorre na mesma regressão cognitiva, só que com uma linguagem e jargões da academia que só engana quem não é do ramo.
CENSURA JURÍDICA – Quando o ministro do STF Luiz Fux discordou do colega Alexandre de Moraes acerca das medidas restritivas aplicadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro —tornozeleira eletrônica, proibição de qualquer emissão de conteúdo nas mídias, inclusive de terceiros—, chamando mesmo a atenção para o risco de censura jurídica do Estado sobre a liberdade de expressão, logo se tornou objeto de chacota nas bolhas dos petistas e simpatizantes.
Também levantou suspeitas de que, por não ter tido seu visto americano revogado por Trump —nem ele, nem outros dois ministros do STF, Kassio Nunes Marques e André Mendonça—, estaria a serviço do Trump e Bolsonaro.
Hoje, aliás, não sentir o odor de contaminação política ou ideológica no STF pode indicar problemas no sentido do olfato. A temporada de dúvida com relação à pureza jurídica do STF está aberta.
ENFORCAMENTO – Não se considera, nem por um minuto, a possibilidade de que exista algum argumento racional contra qualquer decisão do ministro Alexandre de Moraes contra o Bolsonaro. Poderíamos mesmo supor que, caso fosse ordenado o enforcamento em praça pública de Bolsonaro, haveria um carnaval na Paulista em nome da defesa da democracia.
Alexandre de Moraes virou o faraó do Brasil. E o argumento “em defesa da democracia” virou um sofisma para enganar as pessoas. A retórica política sempre teve vocação a lata de lixo, mas hoje está pior ainda.
A entrevista do ex-presidente do STF Marco Aurélio Mello ao jornal O Estado de S. Paulo, vai na mesma direção de apontar exageros do “espírito de corpo” dos ministros do STF, por não colocarem nenhum freio aos impulsos um tanto inconsistentes juridicamente —na opinião do entrevistado— do ministro Alexandre de Moraes no seu “inquérito do fim do mundo”, o inquérito das fake news, assim como na sua conduta no caso de Bolsonaro. Marco Aurélio Mello chega mesmo a questionar a atribuição do caso ao STF diretamente. No caso da prisão do Lula, o fato de ter sido na primeira e segunda instâncias, pode ser anulada pelo STF sem saia justa.
Evidentemente, as bolhas dos petistas e simpatizantes verão nessa crítica a fala de um “ex-ministro bolsonarista do STF”. De novo, para a esquerda não há racionalidade possível fora do apoio a tudo que o ministro Alexandre de Moraes fizer contra Bolsonaro.
PODER CORROMPE – Resumindo a ópera: a tradição mais comum da boa filosofia política sempre suspeitou que o poder, quando absoluto, corrompe absolutamente quem o possui. Mas, devia ser evidente —pelo menos para aqueles que praticam a palavra pública profissionalmente— que um país em que não se pode xingar livremente os mandatários do poder não é uma democracia plena, como o Brasil hoje.
O famoso argumento em favor da honra é sempre um argumento em favor da censura. Sócrates foi condenado à morte pela democracia ateniense também sob a acusação de ferir a honra de pessoas de “reputação ilibada”. Num mundo como o nosso, onde não há honra —só em sociedades guerreiras a virtude da honra é fato—, qualquer argumento em nome da honra é falso.
A luta no Brasil, hoje, é para não deixarmos o país virar um galinheiro de quintal, dominado pelo canto de três ou quatro galos enfeitados.
Conforme 2026 vai chegando, precisam fechar esse ciclo dos horrores.
Não merecem ganhar eleição sem trabalho.
Quando é que o governo começa?
“Mas, devia ser evidente —pelo menos para aqueles que praticam a palavra pública profissionalmente— que um país em que não se pode xingar livremente os mandatários do poder não é uma democracia plena, como o Brasil hoje.”.
Xingar pode, como não? Claro que se for contra a honra, qualquer pessoa xingada pode entrar na justiça. Não lembro onde isso é livre.
Mas não se trata de xingação, o autor do texto distorce a questão. Trata-se de fake news prejudiciais que tem o potencial de trazer prejuízos à maioria da população. E isso é bom? No meu ponto de vista, não.
Quer mais fake news do que a esquerda divulga sem nenhuma consequência? Opinião contrária, quando é da direita, é fake news. Mentiras e mais mentiras quando publicas pela esquerda não são fake news.
Fake news prejudiciais independem de lado. Devemos criticá-las, não justificá-las..
DONALD TRUMP, UM PSICOPATA CRISTÃO EVANGÉLICO, CRIMINOSO, ESTUPRADOR DE MENORES, LIBERADO DA CORRUPTA, DEVASSA, DEGENERADA ‘‘JUSTIÇA’’ OCIDENTAL! (PARTE I).
Os cristãos evangélicos caipiras conservadores trumpistas dos EUA são os responsáveis pelo poder de Donald Trump, da mesma forma que os evangélicos alemães foram os grandes responsáveis pela ascensão do nazismo alemão que destruiu 60 milhões de vidas em 5 anos. Da mesma forma que os evangélicos colocaram Bolsonaro no poder no Brasil! Donald Trump vai resistir até o fim em sua pseudofidelidade cristã evangélica. (L. C. Balreira)
Entretanto, Trump não dá a mínima para o cristianismo evangélico do Brasil bolsonarista, ou qualquer outro tipo de religião! O Deus do Donald é o dinheiro, a devastação ambiental proposta por Deus na Bíblia! Agamenon também não dava a mínima para o sequestro da cunhada Helena. O Menelau-Bolsonaro, pobre diabo chifrudo, quer a Helena-presidência; Agamenon-Trump quer ficar na história dos EUA, quer salvar os EUA, já em estado de inadimplência, na iminência de ser ultrapassado pela China. (L. C. Balreira)
Todos sabem que a Nova Roma Norte-Americana não poderá sobreviver mantendo sua megalomania estrutural, sua superestrutura militar, econômica, financeira, social, etc., deficitária! Portanto, o criminoso Donald Trump tem razões objetivas para seu desespero imperialista ou monárquico; todavia o método, a forma, de agir é de um marginal estuprador, sanguinário, templário, inquisidor, cruzado! Donald Trump é a prova do desespero dos EUA! (L. C. Balreira)
A Ciência e suas tecnologias industriais salvaram a América e o Ocidente dos apocalipses nazista e comunista! Mas Donald Trump, tal qual todo o cristão fanático, odeia a Ciência e este será o fim do Lobisomem Carniceiro Americano! Como é possível agora que o Ocidente queira destruir o Ocidente pelas mãos de Trump, o Novo Hitler, o Novo Stalin? O Novo Papa Alexandre Bórgia? (L. C. Balreira)
A superpopulação da Roma Antiga exigia contínuas invasões territoriais para o saque ou explorações de riquezas, captura e comércio de escravos, cobrança de impostos, importações de alimentos, trocas comerciais, etc., dos povos derrotados e dominados. A absoluta maioria da população de Roma (cerca de 1 milhão de habitantes) era analfabeta, ignorante, supersticiosa, profissionalmente desclassificada, higienicamente degradada, etc. (L. C. Balreira)
Grandes quantidades de alimentos eram continuamente importadas ou saqueadas para evitar extermínios, violência, criminalidade, corrupção, fome, doenças, pestes, apocalipses. Hoje, século XXI, seis mil anos após a invenção da escrita, e de todas as dádivas da Ciência dos 200 anos mais recentes, a grande maioria da humanidade se encontra na mesma situação! (L. C. Balreira)
O surgimento e o acolhimento do ser humano no ambiente natural da Terra foi tão brutal, selvagem, ignominioso, deplorável, mesquinho, torpe, pervertido, subversivamente bestial em relação à pretensa dignidade humana estabelecida, declarada, pelos cristãos ‘’filhos de Deus’’ que ninguém ficou surpreso pela aceitação quase unânime na humanidade de que existe a vida após a morte e que a humanidade merece uma vida divinamente genética, hereditária! (L. C. Balreira)
30.07.2025
(PARTE II). DONALD TRUMP, UM PSICOPATA CRISTÃO EVANGÉLICO, CRIMINOSO, ESTUPRADOR DE MENORES, LIBERADO DA CORRUPTA, DEVASSA, DEGENERADA ‘‘JUSTIÇA’’ OCIDENTAL!
Os fanáticos cristão anticientíficos, antidarwinistas, não se cansam de elogiar o ‘’desenho inteligente’’ do Deus na criação do Homem e da Mulher. Todavia, ao mesmo tempo que repudiam a nossa origem primata os cristãos deixaram de observar que a morfologia e funções sexuais dos primatas e dos humanos (pênis e vagina) são praticamente iguais! Além disso, o Deus ou deuses, dos cristãos são tão estúpidos que criaram a espécie humana com os mesmos hormônios sexuais bestiais, animalescos dos mamíferos selvagens. Como são cínicos, descaradas, paradoxais, contraditórios, conflitantes, ilógicos, irracionais, incoerentes esses cristãos bolsonaristas, trumpistas, que estão há 2025 anos criando apocalipses sanguinários, conflitos, perseguições, inquisições diabólicas, caça às bruxas, sobre a Terra! (L. C. Balreira)
Sabemos que os pobres primatas das copas das árvores e também, dos níveis mais baixos precisam estuprar a fêmeas o mais rápido possível para poderem perpetuar sua espécie, haja vista que os predadores estão espreitando por todos os lados. Mas, o Homem, por que estupra, por que é selvagem, por que é facínora? Por que vocês, cristãos, afirmam que ‘’Deus’’ afirma que a espécie humana foi criada à imagem e semelhança de Deus? Vocês, cristão, ainda não se derem conta que são criaturas completamente insanas, enlouquecidas, descerebradas, alienadas, alucinadas, desvairadas? (L. C. Balreira)
O ‘’desenho inteligente’’ do Deus Criador do Homem cristão ofende a liberdade, a dignidade, o livre-arbítrio, a independência da mulher que foi ‘’criada da costela do Adão’’; portanto, um ser feminino dependente, submisso ao masculino patriarcal bíblico, embora, para fins de procriação a mulher seja mais importante, sua parte é mais trabalhosa, mais complexa. Mesmo assim, é ‘’’por trás’ de um grande homem que há sempre uma grande mulher’’. (L. C. Balreira).
Além disso, esse ‘’desenho inteligente do Criador’’ propiciou, permitiu, facilitou, que, por centenas e centenas de milhões de vezes, os machos estuprassem as fêmeas humanas na história da humanidade, muitos deles guerreiros cristãos furiosos, genocidas, mas Jeová, Jesus Cristo e o Espírito Santo não fizeram nada para impedir. (L. C. Balreira)
A Ciência, sim, já criou centenas de ferramentas metodológicas, técnicas, tecnológicas, etc., tanto para castigar as bestas humanas cristãs estupradoras, feminicidas, criminosas, quanto para prevenir, impedir, impossibilitar que homem algum agrida, machuque, estupre uma mulher do bem, uma mãe dedicada, uma cidadã produtiva, digna, honesta. Infelizmente o Sistema Judicial Brasileiro é corrupto, incompetente, diabólico, maquiavélico, abjeto (ver mais). (L. C. Balreira).
Não há diferença moral, ética, ou criminal alguma, entre o facínora que sequestra cidadãos do bem ou invade uma Instituição bancária, conseguindo dinheiro do resgate criminoso, e entre os parlamentares eleitos sequestradores dos votos dos brasileiros no Congresso Nacional e nos partidos políticos, para se apossarem dos orçamentos, sejam explícitos sem a prestação de contas, centavo por centavo, a tempo e a hora, sejam secretos, criminosos, como fontes de roubalheiras e corrupção partidária, nessa suja, lamacenta, imunda, trágica, apocalíptica política do Brasil! E essa desgraça toda está em vigor e a pleno vapor há 40 anos! (L. C. Balreira).
Moraes sancionado pela Lei Magnitsky. Agora vamos ver até onde vai a prepotência dele.
Devidamente xanxionado.
Aqui no Estado do Amazonas , houve uma dupla tragédias com duas jovens mães , que foram acusadas anonimamente via ” redes sociais ” por terem sequestradas dois recém nascidos e tendo suas fotos expostas , quando foram abordadas na rua brutalmente espancadas e levadas para a delegacia , sendo que os acusadores instigaram o povo a invadirem a delegacia , tirando as jovens mães que foram linchadas na rua , a delegacia fora depredada e incendiada , os policiais plantonistas foram espancados por tentarem proteger as jovens mães , sendo que ambas foram transferidas para um hospital na Capital Manaus , deixando duas crianças legitimas órfãs, graças as sucessivas mentiras estimuladas por pessoas ” canalhas , covardes e perversas ” , escudadas nas tais redes sociais , inclusive a emissora de TV Rede Globo , produziu um especial sobre essa tragédia , sendo que os verdadeiros responsáveis pela divulgação dessas mentiras até hoje estão ocultos covardemente atrás do escudo das redes sociais mundiais .