Datafolha: 36% dos brasileiros reprovam os ministros do STF e só 29% aprovam

Número de brasileiros que reprova o STF superou o dos que aprova.Fellipe Gualberto
Estadão

A maior parte dos brasileiros reprova a atuação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira, 5, pelo Datafolha, 36% dos entrevistados consideram ruim ou péssimo o trabalho dos magistrados.

O estudo também constatou que aqueles que consideram as decisões dos juízes são ótimas ou boas somam 29%. Enquanto isso, 31% pensam que os ministros têm desempenho regular e 4% dos entrevistados não sabem opinar.

PRIORIDADE – Dentre os entrevistados, a maioria (68%) considerou que a Corte prioriza os próprios interesses e apenas 27% afirmaram que eles pensam em primeiro lugar na população.

A medição foi feita pelo instituto entre os dias 29 e 30 de julho, ou seja, antes de ser decretada pelo ministro Alexandre de Moraes a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por desobedecer as medidas cautelares.

Após a prisão do ex-presidente, seus apoiadores e filhos desferiram ataques contra a Corte, afirmando que o Tribunal minou a democracia brasileira e pedindo o impeachment de Moraes. Os deputados Luciano Zucco (PL-RS) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) incentivaram seguidores a usar os termos “vingança não é justiça” nas redes sociais, para atacar o STF.

PETISTAS APOIAM – A pesquisa demonstrou que, dentre os bolsonaristas, 81% reprovam o trabalho dos ministros do STF e apenas 2% são favoráveis. Os petistas, por outro lado, são mais alinhados com a Corte: 59% têm avaliação positiva e 9% negativa.

A reprovação do STF subiu desde a última medição realizada pelo Datafolha. Em março de 2024, 28% dos brasileiros reprovavam a Corte e uma ligeira maioria, de 29% dos entrevistados, era a favor da atuação. Na ocasião, 40% dos participantes ainda consideraram os ministros com atuação regular e 3% não opinou

Desde a data, os embates entre o Supremo e atores políticos aumentaram. Oito magistrados da Corte chegaram a ser sancionados com a cassação de seus vistos americanos em retaliação ao processo que conduzem contra Jair Bolsonaro, investigando a participação do ex-presidente na tentativa de golpe de Estado.

9 thoughts on “Datafolha: 36% dos brasileiros reprovam os ministros do STF e só 29% aprovam

    • O senhor está dentro da lógica que afirma, “devemos a Karl Marx o fantástico despertar dos idiotas”.
      Enquanto os partos do STF atender aos interesses ideológico, as vacas de presépios vão continuar balançando a cabeça. No passado já foram apedrejados, agora são aplaudidos por essa mesma facção.

  1. Creio que estes dados só piorarão.

    Por enquanto o papel da máquina judicial da Organização Petista não está claro.

    Pelo jeito, parece que “no andar das carruagens, as abóboras não se se ajeitarão”

  2. Claro que os petistas tem uma avaliação melhor do stf. O fachin soltou o corrupto e o toffoli está limpando a barra dos corruptos, eis aí o motivo

  3. Se fosse alguns anos antes, os petistas reprovariam o STF com bem mais de 50 %. E os boçalistas aprovariam com bem mais de 50%..
    E isso o que diz? A aprovação depende da torcida.

  4. Nunca imaginei que aos magistrados do país , coubessem preocupassem por pesquisas populares , uma vez que são concursados e não eleitos pelo voto popular .

    • Santa ignorância ! Toffoli é concursado de onde ? Cristiano Zanin: idem. Todos os que entraram pelo criminoso e infame quinto constitucional, prestaram concurso ? Pode passar na SECOM e pegar o que lhe é de direito. Perdão: de esquerdo.

  5. Senhor Carlos Pereira , existem quatro categorias de magistrados no poder judiciário do Brasil , ou seja :
    Os concursados
    Os gambiarras
    Os postiços
    Os tampa buracos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *