“Ocupação foi legítima”, diz Costa Neto após Hugo Rocha acionar Corregedoria

PF devolve passaporte e bens de Valdemar Costa Neto

Costa Neto alega que o protesto dos deputados foi legítimo

Vitória Queiroz
da CNN

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, disse neste sábado (9) que confia no processo legal e nas instâncias competentes na condução do encaminhamento de denúncias contra deputados por envolvimento na ocupação do plenário da Câmara e que a legenda mantém seu compromisso com o “exercício pleno das prerrogativas parlamentares”. A maioria dos congressistas citados na representação são integrantes do partido.

“Sobre o encaminhamento de representações contra deputados de nossa bancada à Corregedoria da Câmara, é importante esclarecer que as manifestações realizadas no plenário tiveram caráter pacífico e legítimo, com o objetivo de resgatar a discussão e a votação da pauta da anistia, bem como de reforçar a defesa da autonomia entre os Poderes”, disse Valdemar Costa Neto no X.

NA CORREGEDORIA – O Partido Liberal reafirma seu compromisso com a democracia, com a harmonia entre os Poderes e com o exercício pleno das prerrogativas parlamentares”, disse o presidente Valdemar Costa Neto.

Ele se referia à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que decidiu na última sexta-feira (8) dar encaminhamento a todas as denúncias contra deputados por envolvimento na ocupação do plenário da Casa. Os fatos foram encaminhados à Corregedoria Parlamentar para a devida análise.

Com o encaminhamento, caberá ao corregedor, Diego Coronel (PSD-BA), indicar as punições cabíveis. Depois da análise, os casos devem ser enviados para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

14 DEPUTADOS – Representações encaminhadas pelo presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) à Corregedoria citam nominalmente deputados do PL (Partido Liberal), PP (Partido Progressistas) e Novo. Até o momento, há 14 deputados citados nos encaminhamentos feitos pela Mesa Diretora.

Veja quem são os 14 deputados citados nos encaminhamentos feitos por Hugo: Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Carol de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Marcel Van Hattem (Novo-RS), Marco Feliciano (PL-SP), Marcos Polon (PL-MS), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Zucco (PL-RS) e Zé Trovão (PL-SC)

PROCESSO LEGAL – “Confiamos no devido processo legal e nas instâncias competentes para que se reconheça a legitimidade de suas ações”, escreveu Valdemar.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também usou o seu perfil no X para comentar o caso. “Milhões de brasileiros podem ter sua voz calada e ver seus representantes impedidos de exercer suas funções, porque o Brasil já não permite a existência de uma oposição séria. Minha solidariedade a todos os parlamentares ameaçados por essa mordaça”, escreveu.

E o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, registrou que “o Partido Liberal reafirma seu compromisso com a democracia, com a harmonia entre os Poderes e com o exercício pleno das prerrogativas parlamentares”.

8 thoughts on ““Ocupação foi legítima”, diz Costa Neto após Hugo Rocha acionar Corregedoria

  1. Fim do ‘foro privilegiado’ e PEC da Blindagem são objeto de negociação no Congresso

    Foi nefasta a barganha costurada para pôr fim à inaceitável ocupação da Câmara e do Senado em protesto contra a decretação da prisão domiciliar do ex-mito.

    O pacote negociado envolve a votação de projetos com o objetivo indisfarçável de blindar deputados e senadores de ações do Judiciário.

    É o caso da PEC da Blindagem, que, além de exigir aval do Congresso para um parlamentar ser investigado, estabelece que sua prisão só pode acontecer em casos de flagrante ou crime inafiançável.

    O projeto de maior destaque tenta mudar o foro em que são julgados os políticos — tecnicamente chamado “foro por prerrogativa de função” e popularmente conhecido como “foro privilegiado”.

    Os objetivos da tentativa de extinguir o “foro privilegiado” é favorecer o ex-mito, tirando do STF o processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado.

    No entender de oposicionistas, caso sejam aprovadas as mudanças no foro, uma vez longe da mira do STF, os parlamentares se sentiriam mais à vontade para aderir à agenda mais radical.

    Fonte: O Globo, Opinião, 09/08/2025 00h10 Por Editorial

  2. O ‘Boy’ de Mogi das Cruzes? que apoiou Lula e acolheu Bolsonaro no PL? Ninguém merece.

    É garantia de que o País não corre risco de melhor.

  3. Agora é a vez do “adevogado” do trumpete, fazer ameaças para o alcolumbre.

    Os caras nós pegaram pra Cristo por causa do banana nanica.

    Tá na hora de alguém, mandar esses piratas do Século 21 tomar no Kol!

    É uma escalada forte de arbitrariedades pra cima do nosso país.

    Isso tem que ter um basta.

    Quanto ao banana, a hora dele vai chegar, e garanto que vai chorar lágrimas de sangue.

    O que ele pretende nunca vai dar certo.
    A única solução é ir pro tudo ou nada.
    Mas o plano do golpe externo vai naufragar.

    Esse aí, vai preso!

    José Luis

    https://www.metropoles.com/colunas/paulo-cappelli/advogado-de-trump-manda-recado-a-alcolumbre

  4. Esses bagunceiros, muito piores que turma de guris birrentos, merecem punição. Eles não agiram anarquicamente a favor do povo e, sim, em benefício próprio.

  5. Lembrem-se , que o presidente do partido dos ” PILANTRAS E LARÁPIOS – PL ” , Valdemar Costa Neto é um criminoso reincidente , e mesmo assim tem livre acesso aos cofres públicos , e continua tramando e conspirando impunemente contra o Brasil e seu povo , com o agravante de que ele e seus comparsas ” associaram-se e aliaram-se ” a governos estrangeiros para desestabilizar as instituições Brasileiras , deixando-as e entregando-as á mercê de governos estrangeiros .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *