
Charge do Nani (nanihumor.com)
Elio Gaspari
Folha
Depois da muvuca bolsonarista da semana passada, parlamentares ligados ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, bem como alguns petistas, passaram a defender a votação de um projeto de anistia para os golpistas de 2022/23. Ele já recebeu o número suficiente de assinaturas para tramitar com rapidez.
Engavetá-lo equivale a igualá-lo à tática (carnavalesca) da obstrução dos demais trabalhos da Câmara. Seriam formas distintas de interdição dos debates. Uma é legal, e a outra, além de ridicula, é ilegal.
EXEMPLOS DIVERSOS – Desde a Independência, quase todas as gerações de brasileiros viveram revoltas e 48 anistias. Algumas, como a de 1979, foram pacificadoras. Outras, como a que Juscelino Kubitschek mandou ao Congresso em 1959, perdoando os militares revoltosos de Aragarças, foram simples gambiarras.
Cinco anos depois, os anistiados entraram no bloco da deposição de João Goulart e humilharam, cassaram e exilaram JK. Ele morreu em 1976 sem recuperar a plenitude de seus direitos políticos. O major Haroldo Veloso, líder da revolta, voltou à Força Aérea, chegou à patente de brigadeiro e, em 1966, elegeu-se deputado federal pelo partido do governo.
Muito antes, em 1843, o mineiro Bernardo Pereira de Vasconcelos havia combatido o perdão aos revoltosos com um argumento fulminante: “A anistia ressuscitou os rebeldes.”
FICA A PERGUNTA – A anistia dos golpistas de 2022/23 pacifica, como a de 1979, ou ressuscita rebeldes, como a de 1959? Como a história ainda está quente, cada um tem sua opinião, mas conceder ou negar uma anistia é atribuição do Congresso. Votá-la é o melhor remédio.
Negociações partidárias deverão definir o alcance dessa anistia. Numa ponta, estão as 762 pessoas condenadas por terem participado da mazorca do 8 de Janeiro. Algumas depredaram bens públicos, outras não.
Na outra ponta, estão servidores que articularam um golpe com o objetivo expresso de anular o resultado de uma eleição vencida por Lula. Esses dois grupos confundem-se na reivindicação da anistia, mas têm pouco em comum.
O cidadão que esteve na praça dos Três Poderes no 8 de Janeiro, sentou-se na cadeira do ministro Alexandre de Moraes e gravou-se dizendo bobagens tomou uma pena de 17 anos de prisão. Ainda não saiu a sentença do general Mário Fernandes, ex-secretário executivo da Secretaria Geral da Presidência, que imprimiu o Plano Punhal Verde Amarelo para facilitar a leitura, “sem forçar a vista”. Fica combinado assim.
HÁ DIFERENÇAS – Levar o projeto a voto não significa aprová-lo. A mobilização dos defensores da anistia de hoje nada tem a ver com a campanha de 1979. Aquela foi um movimento popular e ordeiro. Esta inclui saltimbancos renitentes que buscam a ressurreição da rebeldia condenada por Bernardo.
A postura de alguns defensores da anistia dos golpistas é desafiadora. Perderam a eleição, viram o fracasso do golpe e jogaram-se na desordem do 8 de Janeiro. Perderam em todos os níveis e comportam-se como se tivessem prevalecido. Defendem a anistia com a desenvoltura dos vitoriosos.
Essa postura poderá resultar na aprovação de uma anistia que atenda a infantaria do 8 de Janeiro e exclua ou estabeleça condições para beneficiar a turma daquilo que se pode classificar como o Estado-Maior do golpismo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É salutar ver Elio Gaspari apresentar a política como ela é. Além de jornalista, precisa ser ouvido como o precioso historiador que já demonstrou ser. A maioria do Congresso é a favor da anistia, porque não aceita os exageros de Alexandre de Moraes. Assim, a discussão tem de começar a esse respeito. (C.N.)
Anistia para golpistas, não.
A revolta de aragarças chegou a ser comica: um grupos de militares sairam com teco-tecos para o interior do pais para de lá iniciar uma revolução armada!
Pelo amor do santo guarda, isso chega a ser palhaçada. No entanto, ganhous as páginas dos jornais e até hoje se fala nela.
Asiim diziam meus pais.
Que mané anistia, rapá!!
Alexandre de Moraes faz de tudo para gerar nulidades e livrar os golpistas.
Agente duplo.
Nas duas posições que prejudicam os brasileiros.
E quem vai anular?
Sou a favor das anistias, a atual e a futura que vai ser pedida pelos trambiqueiros de agora.
Sabem aquela historia de quando o chicote mudar de mãos?
Não sou chegado a profecias, mas a história se repete como farsa ou tragedia.
Os anistiados de Figueiredo são os que hoje tem o chicote.
Figueiredo anistiou assassino, ladrão de banco, assaltante e sequestrador.
Fig disse que lugar de brasileiro era no Brasil, houve então uma revoada de exilados retornando.
Gabeira sabe dessa história.
A anistia foi para os 2 lados – os que até pegaram armas e os que diziam defender o regime militar … … … Só não anistiou membros do MDB que lutaram com gogó.
…
Saudações.
Só há uma maneira de derrotar Lula e Xandão e a ditadura dos assaltantes:
Quebrar as duas pernas da REDE GOEBBELS.
Aquela mesma dos Marinho.
O pacto diabólico foi feito e é um dos mais lucrativos sustentáculos.
Ela mesma foi parceira seletiva na Lava Jato.
Os gabinetes de Curitiba e de Fischer ocupavam o lugar do gabinete de Moraes agora.
Ela mesma ajuda a matar e enterrar sua antiga parceria.
O fechamento desde a descondenação, com os sustentáculos togados e de comunicação parece ser bastante forte.
“É tudo para te entreter
Que é pra você não ver
Que o enganado é você”.
Rede Goebbels segue levando a melhor como Departamento de Imprensa e Propaganda desse Redundante Velho Estado Novo da Era Lula em 2025.
O que não se permite que volte a repetir-se, será uma nova amendrontadora ameaça à exemplo do “Evento Congonhas=Vôo 3054”, cujo alvo foi entre tantas inocentes vítimas o atuante Deputado Federal gaúcho Júlio Redecker, tendo aterrorizado os demais componentes da CPMI do Caos Aéreo, sepultando-a!
Em ação, o “Senhor dos Eventos”!
Divido muito se essas ” pelintradas golpistas , covardes e corruptas ” , estariam livres ou vivos num país minimamente onde não refrescam e nem perdoam traidores da pátria , principalmente quando se associam e se aliam a governos estrangeiros , para ajuda-los a sabotarem seu próprio país e a seu povo .
Xará, ouça o esquema para o destrambelhado golpe, em:
https://youtu.be/5A-Gs0jbczE?si=ldM1gcpMv0d41SMf
cadê eu????