Fique, Barroso, tenha a coragem de assistir até o fim o que você começou

Barroso diz que não quis ofender eleitores de Bolsonaro | Metrópoles

Depois de esculhambar o Supremo, Barroso quer sair…

Viralizou na Web

De todas as estratégias possíveis, a mais covarde é a fuga disfarçada de cansaço. A história está repleta de engenheiros de ruínas que, ao verem o castelo desmoronar, saem pela porta dos fundos, de fininho, como se nada tivessem a ver com os escombros. Mas não, ministro Barroso — o senhor não vai sair assim.

Sabe por quê? Porque cada rachadura no prestígio da Suprema Corte brasileira carrega sua digital. Cada voto em que o juiz se fez legislador, cada frase em que a moral pessoal se travestiu de princípio constitucional, cada vez que a toga pesou mais do que o texto — tudo isso tem sua assinatura intelectual, moldada lá nos tempos de UERJ, quando o senhor, encantado com Dworkin e Alexy, decidiu ensinar ao país que a Constituição era um romance em construção, escrito por intérpretes iluminados.

E AGORA? – Pois bem, o romance virou panfleto. A Corte virou trincheira. A Constituição, peça de ocasião. E agora, quando o país finalmente percebe o que aconteceu, o senhor cogita ir embora?

Não, Barroso. Isso não seria prudente. Seria simbólico. E o símbolo que se formaria seria implacável: o autor de uma doutrina que prometeu redenção, mas entregou autoritarismo revestido de empáfia, agora tenta escapar do veredito histórico. Não como um magistrado que se despede após o serviço cumprido — mas como quem abandona o navio ao ouvir o estalo da madeira.

Roberto Campos, ao comentar a correção monetária, confessou ter criado um carneiro que virou um bode. Ele não se esquivou. Ele olhou para a distorção de sua ideia original e assumiu a paternidade do monstro. Já o senhor, quer sair de cena sem sequer reconhecer que o bode constitucional que nos coube nos últimos anos tem os traços exatos do seu neoconstitucionalismo messiânico.

EXTENSÃO DA OBRA – Portanto, ministro, fique. Fique para ver a extensão da obra. Fique para explicar a erosão da legitimidade. Fique para ouvir a crítica dos que ainda acreditam que juízes devem julgar, não governar. Fique para entender que o Supremo não é palanque nem púlpito.

Ou então saia. Mas saiba: sua saída não será apenas uma aposentadoria precoce. Será uma confissão.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Enviado por Mário Assis Causanilhas, este texto está fazendo um sucesso enorme nas redes sociais e viralizou mesmo, devido às verdades que contém, quando se anuncia que Luís Roberto Barroso estaria se preparando para deixar o Supremo e ser embaixador em Paris. O artigo é assinado por Leonardo Corrêa,
Katia Magalhães, Carolina Sponza e João Luiz Mauad, que merecem todas as homenagens.
(C.N.)

16 thoughts on “Fique, Barroso, tenha a coragem de assistir até o fim o que você começou

  1. Putin e Laranjão se reuniram para ratear a Ucrânia entre si

    Com pretexto de paz, Laranjão e Putin se reuniram no Alasca, sem Zelensky, para tratarem, na verdade, da anexação de parte do território ucraniano à Rússia e da exploração de terras raras ucranianas pelos EUA.

    ____________

    E o medíocre Zelensky usa a guerra para se manter no cargo

    Com o mandato vencido em 20 de maio do ano passado, Zelensky se mantém na presidência da Ucrânia por força de uma lei marcial.

    Para ele, continuar a guerra significa se manter no cargo, ao qual se apega sem se interessar de fato em buscar a paz com a Rússia, o que provocaria, colateralmente, a realização de eleição presidencial na Ucrânia.

  2. Será que alguém dirá a ele, “PERDEU MANÉ”?
    Vencemos o “Bolsonarismo”, mas vamos perder para o “Trumpismo”.
    Então foi vitória de Pirro.

  3. Viralizou na Internet entre os que babam o ovo de Trump por pura estupidez ou oportunismo. O STF está certíssimo.
    Cadeia para os fascistas.
    Só idiota não vê.
    E embarca em campanhas contra a justiça.
    É desses vira latas que se compõe grande parte da população.
    Argh!

  4. Fantoche do ex-mito, Tarcísio acabou realçando ainda mais a força eleitoral de Lula ao dizer que ‘o Brasil não aguenta mais o petista!’.

    ‘Ninguém chuta cachorro morto!’. Se chutou, é porque tem medo dele.

  5. Ao retirar-se, é possível que troque o “Perdeu, mané!” por um altivo “Os cães ladram e a caravana passa”.
    Em Paris — talvez embalado pelo consolo moral proporcionado pela luz da cidade —, poderá esquecer-se das obras que o ajudaram a alicerçar a carreira e a conquistar os louros que lhe renderam as premiações.

  6. Senhor Panorama , lembre-se que a Ucrânia já fora ” loteada e rateada ” logo no pontapé inicial da guerra ” Ucrânia x Rússia ” , provocada e iniciada pela Inglaterra , confissão essa feita em ” alto e bom ” som por um líder político Inglês , tendo a Ucrânia entregue parte de seus principais campos férteis aos países-membros da OTAN , EUA envolvidos nessa trama guerreira da Inglesa x Ucrânia contra a Rússia , sendo que os EUA já reivindicaram e levaram o seu quinhão , enquanto que a parte dos quinhões dos demais países envolvidos nessa trama guerreira contra a Rússia , continua um incógnita e sendo que a parte empenhada pelos golpistas já foram invadidas e tomadas pelos Russos .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *